PROCEDIMENTO 01: DESENHO GRÁFICO
Produção de desenhos em ambiente tablets com participação da comunidade, identificando lugares relevantes no bairro. Objetivos - Construir novos olhares sobre os espaços do quotidiano; - Traduzir em desenho a compreensão visual do espaço; - Propor novas maneiras de relacionar-se com meios digitais de representação. Responsáveis Simone Vizioli, Gabriel Botasso, Jessica Komori, Laureane Cabral, Luiz Filipe Gambardella, Luís Pedro Soquetti, Guilherme Baldessin, Sophia Siviero, Renata Gonçalves, Rafaella Amarante.![]()
PROCEDIMENTO 02: SOM COMO INPUT DE INTERVENÇÕES FÍSICAS
Captação de sons em lugares específicos do bairro, uso desses sons como input para a construção de modelos geométricos, produção de objetos a serem localizados no espaço físico dos lugares mapeados. Objetivos - Explorar a produção de objetos a partir de inputs sonoros; - Identificar e registrar sonoridades específicas do bairro; - Contribuir para o entendimento do bairro através de seu entorno sonoro; - Assinalar fisicamente lugares relevantes do bairro com marcos concretos de memórias. Responsáveis Gabriele Landim, Luciana Roça, Dyego Digiandomenico, Maurício Silva, Anibal Junior, André Janine
PROCEDIMENTO 03: AUDIOVISUAL
Utilização e exploração de recursos (captação e edição) da linguagem audiovisual relacionando habitantes, lugares e opiniões. Vídeos de curta duração (10" a 30") com respostas a uma pergunta única: "O que seria, prá você, uma boa notícia para tempos difíceis?". Captação de dinâmicas cotidianas do bairro e palavras escritas em seus muros. Objetivos - Exercitar captura de som e imagem em espaços públicos com múltiplos entrevistados; - Verificar opções de edição e montagem de entrevistas em documentários; - Compor um conjunto de opiniões geograficamente referenciadas sobre uma questão específica; - Avaliar a contribuição de depoimentos pessoais para a compreensão do bairro. Responsáveis Victor Scub, Marcelo Tramontano, Maju Martins, Juliana Trujillo, Jessica Tardivo.
PROCEDIMENTO 04: FOTOGRAFIA
Utilização da linguagem fotográfica registrando, enfatizando e destacando elementos do espaço físico e dinâmicas do bairro. Objetivos - Exercitar a captura de imagens fixas georreferenciadas em espaços públicos; - Verificar opções de captura e edição de fotos; - Avaliar a contribuição do registro fotográfico para a compreensão do bairro. Responsáveis Varlete Benevente, Fernanda Ferrari![]()
PROCEDIMENTO 05: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CARTOGRAFIA
Ação coletiva de desenho em mesa digital Cintiq, durante o 10o. Festival Contato, no parque do Bicão, apresentando o mapa produzido e convidando o público presente a intervir graficamente sobre ele. Projeção no "Parklab", sob a marquise do parque. Objetivos - Verificar a interação gráfica entre o público e o mapeamento do bairro produzido no projeto; - Explorar a interação entre pesquisadores do Nomads.usp e do N.ELAC na construção conjunta de uma base de informações sobre o bairro e o projeto; - Propor novas maneiras de relacionar-se com meios digitais de representação; Responsáveis N.ELAC, Nomads.usp, público presente no Festival.
PROCEDIMENTO 06: REPOSITÓRIO WEB
Construção de página do projeto no site do Nomads.usp, contendo informações sobre o projeto, breve descrição das ações, mapas interativos contendo os produtos realizados, e links de textos, filmes e projetos de referência. Objetivos - Reunir e tornar acessíveis publicamente as informações relativas ao projeto; - Verificar a legibilidade e interatividade do mapa como meio de navegação e compreensão ampliada do bairro; - Possibilitar a ampliação dos conteúdos através de disponibilização de email ao público; - Disponibilizar links para documentos acadêmicos para fundamentação teórica do projeto; - Disponibilizar links para projetos de intervenção de referência ou que possam servir de inspiração para novas ações. Responsáveis Victor Scub, Daniel Picon, Marcelo Tramontano, Juliana Trujillo