Filma_Nomads

O Filma_Nomads é um projeto do Nomads.usp que promove um exercício prático audiovisual a partir de determinado referencial teórico escolhido fazendo explorações de leituras das cidades com o objetivo de inserir a linguagem documental no universo das pesquisas em curso no grupo, além despertar possibilidades e interesses para próximas pesquisas.

Sempre de maneira imersiva e intensa, o Filma_Nomads acontece em pouco dias os quais são dedicados exclusivamente para suas ações.

Filma_Nomads_Refúgios

A última edição da atividade explorou os conceito de refúgios discutidos no texto  "Refuge: architectural propositions for unbound spaces", de Philipp Misselwitz e Can Altay. (In: RIENIETS, Tim; SINGLER, Jennifer; CHRISTIAANSE, Kees (Ed.). Open City: designing coexistence. Amsterdam: Netherlands Architecture Institute, 2009).

Após realização de capacitação em edição de vídeos e uma tarde de gravações coletivas, os participantes da ação puderam-se servir de todo material gravado e executar visões particulares audiovisuais.

Filma_Nomads_Espécie_de_Espaços

O documentário "Espécies de espaços" (12'35"), realizado no Nomads.usp em 2015, relaciona o romance homônimo do escritor francês Georges Perec aos princípios que norteiam as ações do OuLiPo, Ouvroir de Littérature Potentielle. Perec e os membros do OuLiPo referenciam-se no pensamento surgido, na França, no início da Renascença e consolidado nas primeiras décadas do século XX que questiona as formas clássicas da literatura e propõe a construção de escritos à maneira de jogos de palavras, explorando diversos dispositivos lingüísticos para expressar conteúdos muitas vezes banais ou propositalmente equívocos. A realização do vídeo inscreve-se no interesse do Núcleo pela investigação das possibilidades de uso do filme documentário como meio de leitura e expressão de realidades urbanas.

O documentário rendeu um artigo publicado na Revista Vírus! 12