3R
     NÚCLEO DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA UNIVERSIDADE 
    FEDERAL DE SÃO CARLOS
Conceito Uma grande e leve caixa de madeira envolve um bloco opaco, verde, delimitando espaços protegidos. Materiais leves como a madeira e placas translúcidas de fibra de vidro compõem o envelope, em oposição ao trabalho à compressão dos blocos de concreto. A oposição entre Bloco de Serviços e Espaços Servidos atinge aqui uma escala maior, recordando a possibilidade de abrigar espaços de habitação. A junção destas duas instâncias é mediada pelas entradas: dois grandes portões são assinalados por faixas de placas translúcidas que protegem brises-soleil superiores. Tudo neste edifício é exibido, desnudado, explicitado: jogos de transparência e translucidez, em uma grande caixa opaca, e, para surpresa dos que a visitam, aberta à luz.
Descrição Seis pórticos treliçados de 16 metros de comprimento, 7 metros de altura em seu ponto mais alto, sustentam a grande cobertura de telhas de resíduos de celulose com betume, e as vedações leves de madeira e de chapas onduladas translúcidas. O Bloco contendo o laboratório de precisão, o moinho e a estocagem é feito de blocos de concreto, e recebeu apenas pintura latex verde. Sua face superior é piso do mezzanino que se abre à luz do hall de máquinas, protegido acusticamente, no entanto, por divisórias transparentes. A grande cobertura do conjunto recebeu forro de pinus internamente e, juntamente com toda a madeira das estruturas, vedações e esquadrias, recebeu pincelamento de pintura stain cor cedro. As chapas onduladas de fibra de vidro fixam-se sobre estrutura secundária de madeira.
Ficha Técnica Projeto Laboratório do Núcleo de Reciclagem de Resíduos 3R | Cliente Núcleo de Reciclagem de Resíduos 3R da Universidade Federal de São Carlos | Equipe Arquitetos Marcelo Tramontano, Cynara Bono, Eng. Akemi Ino | Local Campus da UFSCar, São Carlos, SP | Data 1998 | Principal uso Laboratório de pesquisa | Principais materiais Estrutura principal de madeira de reflorestamento (Pinho do Paraná), vedações de lambris de madeira de reflorestamento e blocos de concreto, cobertura de telhas de resíduos de celulose com betume | Área total 280 m2


 
 
   
  
 
   
 
Térreo
1 Laboratório 
    de precisão
    2 Seleção de resíduos
    3 Estocagem
    4 Moinho
    5 Hall de máquinas 
Mezzanino
6 Reuniões
    7 Estudo
    8 Sanitários
    9 Café
    10 Vazio Hall de máquinas 

