O processo contínuo de produção de um site

Permanentemente em construção, o site do Nomads.usp é resultado de um esforço coletivo que dispensa a tradicional figura do webmaster, tornando cada um dos pesquisadores do Núcleo um editor do site. A criação contínua deste lugar no cyberspace guarda uma relação estreita com a crescente intimidade dos pesquisadores com novos recursos oferecidos pelos software de webdesign.

Este processo tem dois momentos distintos: o primeiro, inicial, em que a estrutura concebida induz a uma leitura linear de seu conteúdo. Consiste, essencialmente, em uma escolha que privilegia a clareza de informações, hierarquizando-as, e, ao mesmo tempo, limitando as possibilidades de interatividade usuário-máquina. O segundo momento se caracteriza por um produto esperado em uma etapa futura, em que será abandonada a noção de linearidade e a hierarquização das informações, ampliando-se as possibilidades de interação. No entanto, o principal objetivo a ser atingido nesta etapa será a estimulação da capacidade de reflexão do usuário a partir do modo como as informações estarão disponibilizadas no site. Hoje, o site situa-se em algum ponto intermediário entre os momentos descritos.

Esta experiência tem como requisitos essenciais: a manutenção do sistema segundo o qual todos os pesquisadores são editores do site, o contínuo acréscimo de conteúdo, eventualmente redistribuído mas nunca suprimido, e a contínua formação dos pesquisadores - nenhum deles da área das Ciências da Computação - no uso de novos software. O ponto focal a ser mantido é, no entanto, o reconhecimento de que se está trabalhando com um novo meio de troca de informações - uma nova midia -, cuja escrita pode obedecer a regras diversas e diferentes das já conhecidas, abrindo um horizonte de múltiplas experimentações.

N