mini curso | |||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Habitar.Nomads
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
reflexões
sobre habitação contemporânea
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Ministrante:
Arq. Gabriela Carneiro |
|||||||||||||||||||||||||||||||
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||
Aline Mendes (3º ano / UEM) . Rafaella (3º ano / UEM) . Camila Albuquerque (3 º ano / UNESP-Prudente) Fabrícia (3º ano / UNESP-Prudente) . Marcos (4°ano / UNESP-Prudente) . Juliana Fiorelli (4°ano / UNESP-Prudente) . Lidiane (3º ano / UEM) . Alessandra (3° ano / UEM) |
|||||||||||||||||||||||||||||||
AULA 1 Em um primeiro momento, após a apresentação
da ministrante e do curso, cada aluno, ao se apresentar, citou um arquiteto
e uma obra que se descata dentro daquelas que utiliza como referência.
Desta forma foi possível obter um panorama geral do repertório
arquitetônico dos alunos. |
|||||||||||||||||||||||||||||||
[Um arquiteto, uma obra] Serpentine Galery [Álvaro Siza] - Igreja em Salvador [Lelé] - Residências [Marcos Acayaba] - Workshop Building [Renzo Piano] - Casa Carré [Alvar Aalto] - Casa em São Paulo [Sérgio Ferro] - Casa Shodan [Le Corbusier] - Casa das Canoas [Oscar Niemeyer] - Itamaraty [Oscar Niemeyer] |
|||||||||||||||||||||||||||||||
AULA 2 O segundo bloco do curso iniciou-se com a
apresentação de objetos, trazidos pelos alunos, que simbolizam
o viver contemporâneo. Abaixo seguem as anotações (feitas
por eles) sobre a motivação de cada na sua escolha. Esta atividade
atuou como estímulo para que a introdução das questões
a serem discutidas sobre o Habitar Contemporâneo, fossem indicadas de
forma dinâmica pelos próprios participantes do curso. |
|||||||||||||||||||||||||||||||
[O Objeto e o Contemporâneo] [Lâmpada] Representa a vida moderna, pois a vida atual funciona sem limites de horário, sendo a energia elétrica um elemento viabilizador de todas as atividades que fazemos durante a noite e também a maioria dos objetos que usamos [Cartão de Crédito] Discussão e reflexão sobre a efemeridade das coisas. A primeira idéia era mostrar o dinheiro, ao considerá-lo ultrapassado escolheu o cartão de crédito, imagem mais coerente com o mundo atual, na medida em que é um objeto abstrato [CD] Representa a contemporaneidade. A intenção era trazer um modem, que representa uma rede (internet). Sem ela não é possível o acesso à grande parte das informações. [Espelho] Hoje damos muito valor ao exterior, valorizamos a moda, cultuamos o corpo e deixamos de lado o interior das pessoas. Dá-se maior valor à aparência e à imagem. Faz referência também ao preconceito racial, como se a cor e a raça representasse algo mais importante. [Celular] As pessoas não conseguem mais ficar sem. Cada dia mais multifuncional: música, internet, relógio, calculadora. É uma extensão do corpo, utilizado durante o dia todo para inúmeras atividades. [Relógio] A vida contemporânea é controlada pelo tempo, ele é fundamental. A vida das pessoas gira em torno disso, temos regras controladas pelo tempo, visamos sempre otimizar o tempo. [Livro] O livro traz conehcimento e sem ele não seria possível a existência de uma vida moderna. Ele possibilita o desenvolvimento de outros meios e instrumentos que ajudam na nossa vida e possibilitam e existência moderna. [Pen-drive] Tecnologia mais avançada que o CD, tanto o pen-drive como o mp3 possibilitam um acesso mais rápida a informação, sendo essenciais para a vida contemporânea, sem eles não é possível fazer muitas atividades, a tecnologia vicia nossa vida. |
|||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
[O Espaço Habitado]
Limites |
|||||||||||||||||||||||||||||||
[O Habitar Contemporâneo]
Indivíduo |
|||||||||||||||||||||||||||||||
![]() ![]() ![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||
PROJETOS
APRESENTADOS AULA 2 |
FAT_
Anti Oedipal House_2000 Peschke_Instant Home_1999 Rakowitz_Parasite_1998 Alles Wird Gut _Turn-on : Urban Sushi Petetin & Grégoire_ Individual-global Home Jones&Partners_Pro Con Package Homes_2000 |
||||||||||||||||||||||||||||||
AULA 3 Durante a última aula, foram apresentados
projetos dos principais arquitetos contemporâneos. A mostra reflete
diversas questões pontuadas ao longo do curso, que caracterizam a atual
produção habitacional. O encerramento se deu com o documentário
(vídeo) sobre o projeto Villa dall'ava - Rem Koolhaas. |
|||||||||||||||||||||||||||||||
PROJETOS
APRESENTADOS AULA 3 |
Renzo
Piano_Habitação/Paris_www.rpbw.com Jean Nouvel_Némausus/nîmes_www.jeannouvel.com Kazuyo Sejima_Habitação Social/Kitagata_http://sanaa.co.jp/ Plot_Habitação VM_ www.plot.dk Mark Mack, Rem Koolhaas, Steven Holl, Oscar Tusquets, Christian De Portzamparc, Oshamu Ishiyamu_Nexus World Next_21 Experimental Building Kolatan Mac Donald Studio_O/K Apartment Shigeru Ban_Naked House S'A Arquitectos_NUC - Nomad Use Camaleonics Hariri & Hariri_Digital House G reg Lynn_Slavin House_www.glform.com Greg Lynn_Embryo House_www.glform.com Kas Oosterhuis_E-motive house_www.oosterhuis.nl |
||||||||||||||||||||||||||||||
![]() ![]() ![]() |
|||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |