mini curso
Habitar.Nomads
reflexões sobre habitação contemporânea

Ministrante: Arq. Gabriela Carneiro
1. 08/06 - 10:00/12:00
2. 09/06 - 9:30/11:30
3. 09/06 - 14:00/16:00

Aline Mendes (3º ano / UEM) . Rafaella (3º ano / UEM) . Camila Albuquerque (3 º ano / UNESP-Prudente) Fabrícia (3º ano / UNESP-Prudente) . Marcos (4°ano / UNESP-Prudente) . Juliana Fiorelli (4°ano / UNESP-Prudente) . Lidiane (3º ano / UEM) . Alessandra (3° ano / UEM)

AULA 1

Em um primeiro momento, após a apresentação da ministrante e do curso, cada aluno, ao se apresentar, citou um arquiteto e uma obra que se descata dentro daquelas que utiliza como referência. Desta forma foi possível obter um panorama geral do repertório arquitetônico dos alunos.
A aula se deu em caráter expositivo, durante a qual foi introduzido o Nomads.usp, seu espaço físico, projetos, e atividades de pesquisa desenvolvidas. O intuito foi aproximar os alunos à metodologia de pesquisa em arquitetura que norteiam as atividades do grupo, assim como introduzir os questionamentos presentes nas suas diversas pesquisas.

[Um arquiteto, uma obra]

Serpentine Galery [Álvaro Siza] - Igreja em Salvador [Lelé] - Residências [Marcos Acayaba] - Workshop Building [Renzo Piano] - Casa Carré [Alvar Aalto] - Casa em São Paulo [Sérgio Ferro] - Casa Shodan [Le Corbusier] - Casa das Canoas [Oscar Niemeyer] - Itamaraty [Oscar Niemeyer]

AULA 2

O segundo bloco do curso iniciou-se com a apresentação de objetos, trazidos pelos alunos, que simbolizam o viver contemporâneo. Abaixo seguem as anotações (feitas por eles) sobre a motivação de cada na sua escolha. Esta atividade atuou como estímulo para que a introdução das questões a serem discutidas sobre o Habitar Contemporâneo, fossem indicadas de forma dinâmica pelos próprios participantes do curso.

[O Objeto e o Contemporâneo]

[Lâmpada] Representa a vida moderna, pois a vida atual funciona sem limites de horário, sendo a energia elétrica um elemento viabilizador de todas as atividades que fazemos durante a noite e também a maioria dos objetos que usamos

[Cartão de Crédito] Discussão e reflexão sobre a efemeridade das coisas. A primeira idéia era mostrar o dinheiro, ao considerá-lo ultrapassado escolheu o cartão de crédito, imagem mais coerente com o mundo atual, na medida em que é um objeto abstrato

[CD] Representa a contemporaneidade. A intenção era trazer um modem, que representa uma rede (internet). Sem ela não é possível o acesso à grande parte das informações.

[Espelho] Hoje damos muito valor ao exterior, valorizamos a moda, cultuamos o corpo e deixamos de lado o interior das pessoas. Dá-se maior valor à aparência e à imagem. Faz referência também ao preconceito racial, como se a cor e a raça representasse algo mais importante.

[Celular] As pessoas não conseguem mais ficar sem. Cada dia mais multifuncional: música, internet, relógio, calculadora. É uma extensão do corpo, utilizado durante o dia todo para inúmeras atividades.

[Relógio] A vida contemporânea é controlada pelo tempo, ele é fundamental. A vida das pessoas gira em torno disso, temos regras controladas pelo tempo, visamos sempre otimizar o tempo.

[Livro] O livro traz conehcimento e sem ele não seria possível a existência de uma vida moderna. Ele possibilita o desenvolvimento de outros meios e instrumentos que ajudam na nossa vida e possibilitam e existência moderna.

[Pen-drive] Tecnologia mais avançada que o CD, tanto o pen-drive como o mp3 possibilitam um acesso mais rápida a informação, sendo essenciais para a vida contemporânea, sem eles não é possível fazer muitas atividades, a tecnologia vicia nossa vida.


O exercício com os objetos foi complementado através de uma segunda atividade, desenvolvida durante a aula, em duplas. Nesta, foi estipulado um tempo de vinte minutos, durante o qual os estudantes deveriam pensar em cinco adjetivos/palavras que representem o habitar contemporâneo e outras cinco características do espaço que se habita na contemporaneidade. O fechamento desta aula se deu com a exposição de projetos que questionam o que é o Habitar Contemporâneo.

[O Espaço Habitado]

Limites
Segregação / Exclusão
Fragmentação
Desapego
Permeável no interior
Dinâmico
Prático
Tecnológico
Dicotômico
Coletivo
Individual
Privado
Público
Lazer
Comer
Dormir
Relaxar
Trabalhar Individualidade

[O Habitar Contemporâneo]

Indivíduo
Habitar, recrear, circular, trabalhar
Casulo
Propriedade
Individualidade
Pluralidade / singularidade
Reconhecimento
Cidade
Kitnete
Condomínio Fechado
Espaços Públicos
Internet
Conforto
Aessibilidade
Mobilidade
Utilidade
Tecnologia

PROJETOS
APRESENTADOS
AULA 2
FAT_ Anti Oedipal House_2000
Peschke_Instant Home_1999
Rakowitz_Parasite_1998
Alles Wird Gut _Turn-on : Urban Sushi
Petetin & Grégoire_ Individual-global Home
Jones&Partners_Pro Con Package Homes_2000

AULA 3

Durante a última aula, foram apresentados projetos dos principais arquitetos contemporâneos. A mostra reflete diversas questões pontuadas ao longo do curso, que caracterizam a atual produção habitacional. O encerramento se deu com o documentário (vídeo) sobre o projeto Villa dall'ava - Rem Koolhaas.

PROJETOS
APRESENTADOS
AULA 3
Renzo Piano_Habitação/Paris_www.rpbw.com
Jean Nouvel_Némausus/nîmes_www.jeannouvel.com
Kazuyo Sejima_Habitação Social/Kitagata_http://sanaa.co.jp/
Plot_Habitação VM_ www.plot.dk
Mark Mack, Rem Koolhaas, Steven Holl, Oscar Tusquets, Christian De Portzamparc, Oshamu Ishiyamu_Nexus World
Next_21 Experimental Building
Kolatan Mac Donald Studio_O/K Apartment
Shigeru Ban_Naked House
S'A Arquitectos_NUC - Nomad Use Camaleonics
Hariri & Hariri_Digital House
G reg Lynn_Slavin House_www.glform.com
Greg Lynn_Embryo House_www.glform.com
Kas Oosterhuis_E-motive house_www.oosterhuis.nl