projeto_20
arquiteto
pais
site

data do projeto
materiais

VariomaticSM House
Oosterhuis.nl
Holanda
www.oosterhuis.nl

2000
pedra, madeira, aço
"Através de um catálogo interativo via web, os clientes podem definir os parâmetros do projeto, tais como: dimensões, materiais, localização, etc. A geometria elástica da casa está associada aos dados da superfície e volume, além disso, os custos também podem ser calculados através da interface. Após ter esculpido sua própria casa, o cliente pode pedir uma maquete ou uma série de desenhos ou simplesmente imprimir o resultado.
Este projeto foi originalmente desenvolvido para um estúdio alemão, com a idéia básica de mostrar que o desenvolvimento da paisagem, arquitetura e um consumo controlado podem conviver pacificamente. Os resultados da pesquisa são uma resposta à produção em massa de habitação e casas prontas dos grandes catálogos.
A casa se localiza no topo da paisagem, literalmente cravada nela, com os modelos Variomatic S (dois andares com teto) e a Variomatic Cabrio (térrea com teto conversível). As formas curvas da casa oferecem uma grande possibilidade no interior a partir do envelope exterior, permitindo uma experiência diferenciada aos moradores. O interior do piso térreo, por exemplo, pode ser feito de pedra. Ao redor dele, uma construção primária de aço com uma secundária de madeira finalizam o complexo externo e há placas de reboco no interior. A casa possui aquecedores em todos os cantos do convívio no térreo, e economiza mais energia no inverno. O prédio é durável, flexível e compacto. Devido a sua forma redonda, a casa pode reter sua própria energia pelo tempo necessário. A casa básica pode ser subdividida, sendo a escada, o banheiro e o quarto técnico os únicos ambientes fixos."
Fonte: Archilab
Radical Experiments in Global Architecture
Thames e Hudson. 2000.
2.a. arquitetos com trabalhos relacionados com as artes plásticas
3.j. utilizaçào de interfaces colaborativas na fase de uso
3.g. utilização da informática na fase de concepção do projeto
4.e. projeto prevê uma organização das unidades habitacionais compondo um conjunto
4.a. configuração interna estruturada a partir de cômodos funcionais, setorizados em áreas íntimas, coletivas e de serviços