projeto_21
arquiteto
pais
site

data do projeto

Amphibious Living
Hans Venhuizen
Holanda
http://www.bureauvenhuizen.com/main.html

2000

"O projeto do Amphibious Living começou no início de 2000 com um concurso. Com mais de 150 projetos originais e inovadores e soluções no campo da arquitetura e planejamento urbano para locações anfíbias, algumas idéias foram selecionadas para promover a formação de equipes.
Amphibious Living foi uma espécie de abandono ao nosso compulsivo controle da água e para aceitar as influências climáticas, marés e as diferentes estações no ambiente de convívio. O controle das condições naturais não começa com imposições na paisagem, mas através das vantagens e qualidades de uma relação dinâmica entre a terra e a água. Ao mesmo tempo, isso significa que as condições da moradia não podem ser previamente concluídas. Viver em harmonia com a natureza supõe também morar numa terra de ninguém, uma mentalidade de aventura e um alto nível de auto-suficiência.
Amphibious Living in Barendrecht
.
A tarefa dada no workshop era de produzir um plano para um ambiente anfíbio em que poderia ser um lugar para várias funções (entre a casa e a natureza). O centro do workshop era literalmente uma zona anfíbia, onde as características úmidas da área não deveriam ser um problema mas um ponto de partida para uma nova e excitante paisagem para se viver e se divertir.

4.a. configuração interna estruturada a partir de cômodos funcionais, setorizados em áreas íntimas, coletivas e de serviços
3.l. habitação com possibilidade de locomoção integral pelo espaço concreto
3.i. utilização da informática na fase de projeto, apenas para renderização
3.g. utilização da informática na fase de concepção do projeto
4.f. propõe novas abordagens sobre a relação entre espaços públicos e privados, a partir de uma estruturação não convencional das superfícies de habitação
4.e. projeto prevê uma organização das unidades habitacionais compondo um conjunto

A nova paisagem anfíbia de Zuidpolder tornou possível novos valores naturais, com uma rica vegetação que se transforma de acordo com o nível da água (grande diversidade da flora e da fauna). Não é possível descrever um resultado final fechado, devido o tempo e os processos dinâmicos da natureza, como as mudanças das estações durante o ano etc.
Os moradores podem ter uma casa desenhada para eles ou escolher a partir de um catalogo. A terra não será vendida, mas permitirá ancoradouros, o que permitirá grande liberdade aos moradores. Eles podem escolher o local, sozinho ou coletivo. As moradias devem ser duráveis e a vida no interior deve ser bastante auto-suficiente e autônoma, e deve estar em equilíbrio com a paisagem anfíbia."