3.b. sobreposição planejada de funções
3.h. utilização da informática na fase de projeto, como ferramenta criativa para discuções de novos processos projetuais
3.g. utilização da informática na fase de concepção do projeto
3.e. uso de interfaces comunicacionais integradas aos elementos construtivos da habitação
3.d. interação presencial do usuário com dispositivos informatizados de reorganização espacial
4.f. propõe novas abordagens sobre a relação entre espaços públicos e privados, a partir de uma estruturação não convencional das superfícies de habitação
4.d. configuração interna resultante da edição e junção de módulos

projeto_22
arquiteto
pais
site

data do projeto
materiais

turnOn _urban.sushi
awg_AllesWirdGut
Áustria
www.laboratorio1.unirc.it/marv/012/ita/1.htm

2000
Poliéster, madeira e híbrido entre eles. Teto isolante, superestrutura de madeira, pele de fibra de vidro não inflamável (resina plástica), base de aço
1.Motivações
Com os contínuos avanços da indústria automobilística, a ficção científica tem se tornado realidade. Através do desenvolvimento de novas tecnologias e o uso de produção pré-fabricada e em massa, as empresas têm alcançado um alto nível de sofisticação, mas a habitação continua se conformando a partir dos mesmos parâmetros de milhares de anos atrás. Nós continuamos a morar em planos limitados por cantos. A configuração rígida desses parâmetros restringe a nossa individualidade e nosso desejo do nos expressarmos se limita a paredes brancas e normas que confinam o espírito.
AllesWirdGut apresenta a iniciativa para esse milênio: urban sushi - uma sociedade virtual para um urbanismo sub-real. Nossa vontade era combinar as várias vantagens de ambas as indústrias - habitação e automobilística, criando um novo experimental modo de vida: o TurnOn.

4. Fatos sobre o protótipo do TurnOn.
Diâmetro: 3 metros. Profundidade: 1 metro. Peso: em torno de 300 quilos. Materiais: teto isolante, superestrutura de madeira, pele de fibra de vidro não inflamável (resina plástica), base de aço. O protótipo do TurnOn consiste de 3 partes (cada uma com aproximadamente 3x1x1 metros) mais uma base de aço (2x1x0,25 metros).

Fonte: AllesWirdGut

3. O catálogo.
O catálogo AllesWirdGut desenhado para o projeto é baseado num típico catálogo de carros: iniciando com alguns belos croquis, passando algumas informações técnicas e mostrando os diferentes tipos de segmentos, oferecendo um infinito número de diferentes anéis e infinitas possibilidades para os combinar. Ele também inclui amostras de cores e texturas e um formulário de pedido.
2. Espaço de convívio reduzido ao máximo.
Uma série de módulos giratórios, como uma gigantesca esteira de ramisters, contendo todo o programa de uma casa. Não há distinção entre parede, chão ou teto: apenas um espaço transitório, tudo em um, tudo ao mesmo tempo! Enquanto alguém cozinha, o sofá se torna o teto, a mesa de jantar a parede. Morando em todo o local: a forma mais fácil de mudar os móveis. O espaço interno se transforma constantemente com a infinita posição da cada coisa, um novo apartamento a cada dia, o máximo de flexibilidade e espaço-experiência numa superfície mínima. Tudo é possível: tanto dormir, trabalhar, fazer uma festa ou correr numa paisagem integrada. Consulte o nosso catálogo e desenhe a sua própria casa adicionando simplesmente quantos módulos você quiser.