projeto_35
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E-motive House
Kas Oosterhuis
Holanda
www.oosterhuis.nl

2002
câmaras pneumáticas infláveis, cilindros hidráulicos e madeira.
2.a. arquitetos com trabalhos relacionados com as artes plásticas
4.b. configuração interna baseada em um espaço único, com funções variando segundo o uso de equipamentos informatizados não integrados aos elementos construtivos
4.c. configuração interna baseada em um espaço único, com funções variando segundo o uso de equipamentos informatizados integrados aos elementos construtivos
3.a. possibilidade de reconfiguração espacial informatizada
3.b. sobreposição planejada de funções
3.c. sensores programados para leitura de dados como informações ambientais ou climáticas
3.e. uso de interfaces comunicacionais integradas aos elementos construtivos da habitação
3.g. utilização da informática na fase de concepção do projeto
3.h. utilização da informática na fase de projeto, como ferramenta criativa para discuções de novos processos projetuais
A E-motive House é um estudo para o que o arquiteto chama de realidade estendida. A construção da casa assim como seu mobiliário passa a ser programável, e tudo pode se transformar.A forma da E-motive House é um longo espaço que pode se movimentar, com o bloco sólido nos dois extremos do volume, a cozinha e o sanitário. O espaço entre os dois blocos sólidos pode então se re-configurar, tornando-se um home-office, um espaço de alimentação ou mesmo um quarto.
Segundo Kas Oosterhuis, toda a combinação de espaço real com uma imagem virtual e/ou informação é possível. Nesse sentido, a casa irá desenvolver uma própria emoção, podendo tanto agir ou reagir com os inputs. Toda movimentação se faz possível graças a cooperação de feixes pneumáticos, contratores musculares e cilindros hidráulicos. O movimento dos usuários e as transformações no clima servem como inputs registrados por diversos sensores espalhados pelo espaço, sendo traduzidos pelo cérebro da casa numa ação. A partir desse princípio os habitantes e os atuadores da casa irão desenvolver uma linguagem comum podendo então se comunicar um com o outro.