A revista V!RUS é um periódico científico publicado semestralmente pelo Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil, com classificação QUALIS A2.

A V!RUS tem como objetivo constituir um locus de reflexão e interlocução em torno de temas contemporâneos relacionados ao edifício, à cidade e à paisagem, buscando estimular idéias emergentes presentes em diversos campos disciplinares, como arquitetura, estudos urbanos, design, artes, cinema, informática, comunicações, ciências sociais e estudos culturais, entre outros, cujas temáticas dialogam com aquelas das pesquisas do Nomads.usp.

Após um primeiro número experimental, em 2006, a revista passou a receber submissões de artigos em Português, Espanhol e Inglês a partir de 2009, em processo parcialmente gerenciado através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas OJS. Os artigos são avaliados por pares segundo processo duplo-cego, em estreita comunicação com os autores. A revista também publica trabalhos convidados por sua excelência acadêmica. Todos os artigos são identificados como "Artigo submetido" ou "Autor convidado".

O processo editorial da revista V!RUS está descrito em: http://www.nomads.usp.br/ojs3/index.php/timerevista/processoeditorial

Em função do caráter interdisciplinar dos temas das edições, o Comitê Científico e o corpo de avaliadores é formado por pesquisadores acadêmicos de diferentes áreas, vinculados a instituições de vários países. Os nomes dos avaliadores ad hoc que gentilmente colaboram com a V!RUS revisando os artigos recebidos são divulgados em bloco em edições selecionadas. Os nomes e instituições dos revisores ad hoc de 2010 a 2012 encontram-se nesta página, aqueles dos revisores de 2013 a 2016 encontram-se nesta página, e os revisores de 2017 a 2019 estão identificados nesta página.

A revista V!RUS é uma publicação acadêmica, sem caráter lucrativo ou comercial, divulgada sob a licença CC BY-NC-SA. Tanto o serviço de publicação quanto o acesso ao conteúdo publicado são gratuitos. A revista não é remunerada pelos serviços que fornece, nem remunera seus colaboradores.

A V!RUS é veiculada pelo website www.nomads.usp.br/virus/.

SEÇÕES

As edições da revista V!RUS compõem-se de seis seções:

Editorial | Palavra do Comitê Editorial da edição.

Entrevista | Pesquisadores ou profissionais convidados pelo Comitê Editorial, com notório saber sobre o tema da edição.

Ágora | Artigos selecionados dentre aqueles submetidos à revista em resposta a chamada para cada edição, avaliados em processo de avaliação duplo cega por dois avaliadores convidados.

Projeto | Apresentação e reflexão sobre projeto artístico, arquitetônico, urbano, de design ou de cunho cultural submetido à revista em resposta a chamada para cada edição, avaliados em processo de avaliação duplo cega por dois avaliadores convidados.

Tapete | Textos acadêmicos ou de formato livre, de autoria de pesquisadores ou pessoas com notório saber sobre o tema da edição, submetidos em resposta à chamada para cada edição ou convidados pelo Comitê Editorial, avaliados em processo de avaliação duplo cega por dois avaliadores convidados.

Nomads | Artigos acadêmicos de autoria de pesquisadores do Nomads.usp sobre o tema da edição, avaliados em processo de avaliação duplo cega por dois avaliadores convidados.

INDEXADORES A revista V!RUS está indexada nas seguintes bases: