O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

 

1 DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 A revista V!RUS aceita para publicação textos críticos e reflexivos nos formatos artigo científico e ensaio crítico, resultantes de pesquisa científica em todas as áreas de conhecimento e cuja abordagem seja preferencialmente transdisciplinar.

1.2 A V!RUS é uma revista temática, e os trabalhos submetidos devem relacionar-se claramente com o tema da edição.

1.3 A V!RUS aceita para publicação artigos em formatos de texto (APENAS ARQUIVOS EDITÁVEIS), imagens fixas, vídeos, peças musicais, apresentações de slides, animações, entrevistas, projetos de arquitetura, urbanismo e design, depoimentos em arquivos de áudio, que podem ser enviados em formatos como docx, txt, jpeg, png, gif, mp3, pptx, ou equivalentes. Para envio de outros formatos, favor consultar Comitê Editorial (Ver itens 2.7, 2.8 e 2.9, a seguir).

1.4 Cada trabalho é avaliado pelo processo de revisão duplo-cega por pares, por dois revisores externos, convidados a opinar sobre a qualidade acadêmica do trabalho e avaliar relações do conteúdo apresentado com o tema da edição.

1.5 Nem os autores, nem a revista V!RUS são remunerados pela publicação de trabalhos aceitos. A publicação tem fins unicamente acadêmicos, sem nenhum interesse comercial. O processo de submissão, avaliação e publicação é inteiramente gratuito para os autores.

1.6 Os textos submetidos podem ser redigidos em Português, Espanhol ou Inglês.

1.7 Em caso de textos submetidos em Português ou Espanhol, a tradução para o Inglês será fornecida pelos autores e revisada pelo Comitê Editorial da revista ou revisores convidados. Ao submeter seu trabalho, os autores concordam em fornecer esta tradução, em caso de aceite (Ver item 3.5).

     1.7.1 Ao submeter seu trabalho, o autor autoriza que, em caso de aceite, o artigo seja publicado nas versões Português e Inglês.

     1.7.2 Os autores que submeterem artigos em Inglês e não tiverem o domínio das línguas Português ou Espanhol, devem contactar o Comitê Editorial.

1.8 Antes de iniciar o processo de submissão, todo autor deve CADASTRAR-SE e, obrigatoriamente, fornecer dados para sua mini-bio e de TODOS OS AUTORES DO TRABALHO, com NO MÁXIMO 400 CARACTERES cada uma, seguindo estritamente a estrutura e conteúdos a seguir:

  1. Graduação e titulação mais alta, áreas
  2. Vínculo acadêmico, função
  3. Principais temas de pesquisa
  4. Atividades de pesquisa e/ou profissionais relacionadas com o assunto do artigo

1.9 Os autores devem ser graduados e, preferencialmente, pós-graduados e pesquisadores. O nome e o trabalho de colaboradores não-graduados podem ser destacados no corpo do texto, ou em notas e agradecimentos.

 

2 INSTRUÇÕES SOBRE O MATERIAL A SER SUBMETIDO

2.1 A revista V!RUS aceita dois formatos de artigo: 1. textual com imagens inseridas, e 2. trabalhos de imagem e/ou som com texto de acompanhamento. Cada um deles obedece a regras específicas, a seguir.

2.2 Os títulos dos artigos não devem ultrapassar 70 caracteres, incluindo espaços.

2.3 Os artigos devem ser acompanhados de resumo (máximo de 200 palavras) na mesma língua do texto principal, e de três a cinco palavras-chave.

2.4 Os trabalhos cujo conteúdo principal seja textual devem respeitar o limite mínimo de 3500 palavras e máximo de 5000 palavras, incluindo referências bibliográficas. Artigos fora desses limites só serão aceitos em casos excepcionais, com a concordância do Comitê Editorial.

2.5 Trabalhos em que o texto não seja o principal suporte (projetos, filmes, fotos, depoimentos em áudio, etc.) podem também ser submetidos à revista, e deverão ser acompanhados de texto com, no mínimo, 1000 palavras e, no máximo, 2000 palavras. Textos de acompanhamento fora desses limites só serão aceitos em casos excepcionais, com a concordância do Comitê Editorial.

2.6 O texto de acompanhamento de trabalhos cujo suporte principal não seja textual deve ser enviado EM ARQUIVO EDITÁVEL SEPARADO. Ele deve constituir uma reflexão crítica sobre o trabalho, relacionando-o claramente com o tema central da edição, explicitando suas referências teóricas, projetuais e/ou artísticas, e fundamentando teoricamente seu processo de produção e os resultados obtidos. Referências (bibliográficas, filmográficas, projetuais, artísticas etc.) deverão ser incluídas ao final do texto.

2.7 Em todos os casos, as imagens, quando houver, devem ser inseridas nos textos E TAMBÉM ENVIADAS SEPARADAMENTE em arquivos de imagem (jpg, png, gif). A definição das imagens deve situar-se entre 100 e 300 dpi. Cada figura deve conter legenda explicativa, com numeração e fonte (autor, ano).

2.8 Os vídeos devem estar hospedados em plataformas online (youtube, vimeo, etc.), com resolução HD 720p, disponíveis para download pelo Comitê Editorial. (ver PASSO 28 do Processo Editorial)

2.9 As imagens e os vídeos devem ser de autoria dos autores do artigo. Caso contrário, é necessário fornecer uma autorização por escrito dos autores das imagens ou vídeos, ou do detentor dos seus direitos, juntamente com a versão final do artigo.

2.10 Os textos escritos em Português devem ser formatados segundo as normas NBR-10520/2002 (https://bit.ly/2ErXEaH) e NBR-6023/2018 (https://bit.ly/2xsw8qI) da ABNT. Os textos escritos em Inglês ou Espanhol devem ser formatados segundo a norma Harvard System of Referencing.

2.11 Todas as obras citadas no texto devem constar das Referências, ao final, assim como todas as obras constantes das Referências devem estar citadas no texto.

2.12 Na submissão inicial, todas as citações e menções no texto que possam identificar sua autoria, incluindo a menção a instituições e projetos de pesquisa dos autores, devem ser MANTIDAS NO TEXTO e ASSINALADAS EM VERMELHO.

 

3 RESPONSABILIDADES DOS AUTORES

3.1 Ao submeter seu trabalho à revista V!RUS, o(s) autor(es) reafirma(m) a autenticidade do trabalho submetido, e assumem inteira responsabilidade sobre as ideias nele expressas. A submissão pressupõe que, em caso de aceite, os autores autorizam a publicação do trabalho, e sua veiculação por tempo indeterminado.

3.2 O(s) autor(es) declara(m) que o conteúdo do trabalho é inédito e nunca foi publicado em nenhum outro periódico acadêmico com arbitragem, seja em meio impresso ou eletrônico, nem em nenhum website na Internet.

3.3 A exposição das pessoas eventualmente retratadas em imagens fornecidas na submissão é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

3.4 O Comitê Editorial da V!RUS realiza a verificação sistemática de plágio de todos os textos submetidos, sendo este um dos critérios para aceite do trabalho, quando da avaliação técnica. Os autores devem certificar-se de que todas as fontes utilizadas para a produção do artigo foram devidamente citadas, garantindo a originalidade do texto e a inexistência de plágios e auto-plágios.

3.5 Os autores se comprometem a fornecer a tradução do artigo original para o Inglês ou Português e sua publicação na revista. Para a boa divulgação internacional do trabalho, a qualidade do texto em Inglês deve considerar que a revista é acessada por leitores de cerca de 400 cidades em mais de 60 países.

 

4 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Os autores que publicam na revista V!RUS CONCORDAM com os seguintes termos:

4.1 Os autores mantém os direitos autorais de seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é, assim, simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC BY-NC-SA 3.0, que permite seu compartilhamento com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial na V!RUS.

4.2 Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de publicação inicial na V!RUS, e com hyperlink ativo para a publicação na revista V!RUS, em caso de publicação online. 

 

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail: vnomads@sc.usp.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email informados ao cadastrar-se na V!RUS serão usados exclusivamente para auxiliar a comunicação entre a revista, o Nomads.usp e os autores, na presente edição ou em edições futuras. Eles serão disponibilizados publicamente junto à bio dos autores em caso de publicação do trabalho submetido.