Como produzir uma edição da V!RUS em 30 passos

O processo editorial de cada edição da revista V!RUS dura, em geral, 120 dias, contados entre o término do período de submissões e a data de lançamento da revista. O Comitê Editorial é composto pelo Editor-Chefe e pesquisadores de pós-graduação ou pós-doutorado do Nomads.usp, totalizando em torno de cinco ou seis pessoas, e é parcialmente alterado a cada edição. Seus nomes são divulgados na seção Expediente de cada edição.

A participação de pesquisadores do Núcleo neste comitê tem um caráter formador, pois visa iniciá-los no trabalho de divulgação científica, ampliar sua intimidade com o formato acadêmico de trabalhos científicos, e fomentar a leitura crítica dos textos e a discussão sobre sua estrutura, conteúdo e argumentação. Diversos pesquisadores participam de várias edições, o que contribui para a constante consolidação e aprimoramento dos procedimentos do comitê.

A itemização deste processo aqui apresentada refere-se às ações realizadas sistematicamente a cada edição, e tem o propósito maior de conferir-lhe transparência e expô-lo à interlocução acadêmica. Trinta passos estão brevemente descritos a seguir, mas mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail vnomads@sc.usp.br. Consulte também nossas Diretrizes para autores.

PASSO 1: Nomeação dos membros do Comitê Editorial da edição em reunião geral do Nomads.usp.

PASSO 2: Divulgação de chamada temática da edição, cujo tema é decidido coletivamente pelos pesquisadores do Nomads.usp, o Comitê Editorial e o Editor-chefe.

PASSO 3: Término do prazo de submissões e organização dos artigos recebidos em repositório em nuvem para acesso simultâneo dos membros do Comitê Editorial e Comitê Científico.

PASSO 4: Avaliação técnica dos artigos submetidos, segundo os seguintes critérios: 1. adequação ao tema e subtemas propostos pela chamada; 2. adequação da estrutura do texto à formatação acadêmica; 3. verificação da titulação dos autores: o grau mínimo exigido é graduação completa; 4. verificação se o artigo deriva de pesquisa acadêmica; 5. verificação se o artigo é inédito; 6. verificação de plágio e auto-plágio; 7. verificação do número de palavras.

PASSO 5: Envio de informação aos autores cujos artigos não foram aprovados na avaliação técnica, explicitando as razões da não aprovação.

PASSO 6: Preparação de todos os artigos aprovados na avaliação técnica para a etapa de revisão em processo de revisão duplo-cega. Cada artigo é lido e discutido pelo Comitê Editorial, e todas as indicações que possam levar à autoria do texto são sistematicamente substituídas pela menção [OMITIDO PARA REVISÃO CEGA].

PASSO 7: Seleção e convite a revisores externos, segundo os seguintes critérios: 1. titulação mínima de Doutor; 2. pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Brasil ou no Exterior; 3. afinidade temática com os assuntos tratados no artigo; 4. comprometimento com o cumprimento dos prazos de avaliação. Solicita-se aos revisores que contribuam com sugestões para o enriquecimento do trabalho avaliado. Os nomes dos revisores externos são publicados a cada cinco edições, na seção Expediente.

PASSO 8: Recebimento e discussão dos pareceres sobre cada artigo, no âmbito do Comitê Editorial. Definição dos trabalhos aprovados para publicação e recusados em função dos pareceres.

PASSO 9: Envio de informação aos autores cujos artigos não foram aprovados na avaliação dos revisores, acompanhada dos pareceres emitidos.

PASSO 10: Alocação dos artigos aprovados nas seções Ágora, Tapete e Projeto da edição em preparação, segundo seu conteúdo e estrutura. 

PASSO 11: Envio de solicitações de ajustes e correções aos autores cujos trabalhos foram aprovados pelos revisores e pelo comitê. Verificação da resolução de imagens e vídeos. Verificação da autoria de imagens e vídeos.

PASSO 12: Decisão do Comitê sobre convidar ou não outros autores para publicar na seção Tapete, abordando temáticas constantes da chamada que, eventualmente, não tenham sido tratadas nos artigos aprovados. O convite a autores para publicação na seção Tapete visa enriquecer e ampliar a variedade de temáticas abordadas na edição, e apenas ocorre após o exame e alocação dos artigos submetidos e aprovados. Todos os artigos publicados são identificados através das menções "Artigo submetido" ou "Artigo de autor convidado", em seu cabeçalho.

PASSO 13: Envio de convites para publicação na seção Tapete, para produção de um texto curto (3 mil palavras) a pesquisadores acadêmicos de áreas afins com o tema da edição, agentes do Terceiro Setor, ou profissionais detentores de notório saber, a critério dos comitês Editorial e Científico. O assunto de cada artigo é sugerido no convite, em função das temáticas mencionadas no item anterior.

PASSO 14: A eventual alocação de artigos submetidos na seção Tapete obedece aos seguintes critérios: 1. intenção do Comitê Editorial de compor, na seção, um conjunto de artigos submetidos e aprovados, tratando de uma mesma temática; 2. publicação de artigos submetidos bem qualificados pelos revisores e Comitê Editorial, mas cujo formato é ensaístico. 

PASSO 15: Envio de convite a pesquisadores do Nomads.usp cuja temática de pesquisa relaciona-se com o tema da edição, para publicação na seção Nomads.

PASSO 16: Definição de artigo para publicação na seção Projeto dentre os artigos submetidos, aprovados e revisados. Na ausência de artigo submetido que aborde um processo de projeto em uma das áreas de interesse da revista, envio de convite a pesquisador ou profissional detentor de notório saber para publicação de texto sobre projeto de sua autoria, relacionado com o tema da edição. Todos os artigos publicados são identificados através das menções "Artigo submetido" ou "Artigo de autor convidado", em seu cabeçalho. 

PASSO 17: Recebimento dos artigos submetidos revisados pelos autores e verificação do atendimento às solicitações do Comitê Editorial. Em caso de não atendimento de alguma solicitação e ausência de justificativa, novas solicitações poderão ser enviadas.

PASSO 18: Realização de revisão gramatical detalhada de todos os textos a serem publicados, conferência de referências, citações, legendas de imagens, em atendimento às normas ABNT ou Harvard Referencing System

PASSO 19: Envio de autorização aos autores para produção de versões em Inglês ou Português, segundo o idioma original do artigo.

PASSO 20: Recebimento e revisão gramatical detalhada dos textos de autores convidados para a seção Tapete. Realização de tradução destes textos para Inglês ou Português por pesquisadores do Nomads.usp com grande conhecimento do idioma da versão, segundo o idioma do artigo original.

PASSO 21: Revisão e correção detalhada das versões em Inglês ou Português enviadas pelos autores, e eventual solicitação de complementações e correções. A boa qualidade do texto em Inglês é condição para sua publicação.

PASSO 22: Convite a pesquisador ou profissional detentor de notório saber sobre o tema da edição para realização de entrevista a ser publicada na seção Entrevista.

PASSO 23: Elaboração de roteiro para a entrevista, realização, transcrição, edição e tradução para Inglês ou Português, segundo o idioma da entrevista. As entrevistas são realizadas por membros do Comitê Editorial e/ou pesquisadores do Nomads.usp.

PASSO 24: Recebimento e revisão gramatical detalhada dos artigos a serem publicados na seção Nomads, nas versões Português e Inglês.

PASSO 25: Definição e realização do projeto gráfico da edição, que deve reverberar o tema escolhido.

PASSO 26: Produção de mini-bios dos autores segundo padrão da revista, a partir das informações por eles inseridas no formulário de submissão, consulta a seus currículos Lattes e a websites institucionais, e diretamente aos autores, se necessário.

PASSO 27: Produção dos arquivos em *.php e *.pdf de cada artigo para upload no servidor do Nomads.usp, acessíveis no website da revista.

PASSO 28: Revisão e correção da resolução de imagens e vídeos. Upload de vídeos, se houver, em área da revista no YouTube.

PASSO 29: Discussão coletiva dos pesquisadores do Nomads.usp sobre o tema da próxima V!RUS. Os membros do Comitê Científico também podem sugerir temas, que serão considerados nesta etapa. Elaboração da chamada pelo Comitê Editorial e disponibilização do arquivo em repositório em nuvem para contribuições de todos os pesquisadores do Núcleo. Produção das versões em Português e Inglês do texto da chamada, produção dos arquivos em *.php e *.pdf e inserção no website da revista. 

PASSO 30: Lançamento e divulgação da edição e da chamada para a próxima edição, através de redes sociais, e-mails a pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa do Brasil e do Exterior, especialmente nas áreas de interesse do tema das edições.

Paralelamente a este processo editorial, artigos da última edição lançada são ressaltados periodicamente através de postagens públicas na página da revista na rede social Facebook, por membros do Comitê Editorial.