DataCloud 2.5
Objetivo do projeto:
Criar uma versão demo que mostre a idéia do DataCloud.
Características:
-busca por media objetos.
-reorganização de media objetos.
-adição de media objetos.
-criar coleções de media objetos
-baixar coleções de media objetos
-adicionar comentários a media objetos.
-abrir media objetos.
-buscar-navegar por media objetos.

DataCloud 2.5 é um espaço de informação contendo uma vasta coleção de objetos de mídia. Cada objeto de mídia é de um tipo específico - imagem, vídeo, texto, modelo 3D, arquivo de som - e tem suas próprias características. Essas características (meta-data) são usadas para organizar e "querying" a informação do espaço. Usuários "perceive" toda a informação do espaço como uma "nuvem" através da qual eles podem voar e reorganizar como desejado. A proximidade dos objetos uns com os outros tem um "significado associativo". Objetos que "pertencem juntos" (se assemelham) são localizados proximamente (formando pequenas constelações), objetos que não, são separados. Essa idéia de estrutura associativa (oposta à hierárquica ou linear) de navegação através de objetos de dados é a principal característica do DataCloud. A constelação do DataCloud é fluida. Depois de examinar de seu "meta-data", objetos na nuvem podem ser vistos e adicionados a coleções pessoais. Usuários autorizados podem adicionar, editar e apagar objetos. Essa funcionalidade, combinada com "newsgroup facility", faz do DataCloud 2.5 uma efetiva ferramenta de informação que pode apoiar uma comunidade. DataCloud 2.5 é um espaço de informação investigando a mudança do domínio urbano da cidade de Rotterdam de um ponto de vista cinematográfico - construindo uma "storyboard" virtual para um filme.

O desenvolvimento do DataCloud 2.5 focaliza a visualização do, interação com, e navegação através do "object space" e dos "medias objetos"em si. A quantidade de media objetos no "object space" é limitada a uma quantidade configurável de acordo com a capacidade do servidor. A exibição de cada objeto no ambiente é determinada pela lista de pontos em um resultado de busca, ou por coleções que são baixadas. Quando um usuário baixa uma coleção e a quantidade máxima de media objetos é visualizada, os media objetos menos relevantes irão desaparecer, quando os itens requeridos forem baixados. Os usuários podem reorganizar os media objetos que visualiza. Essa reorganização é baseada em um sistema de massas dinâmicas de acordo com relações relevantes predeterminadas entre objetos. Ambos, reorganização, carregamento e filtragem de objetos são animados. Isso não apenas ajuda o usuário a entender o que acontece como transmite o sentimento de interação com uma infinita coleção de media objetos.
Para simular o envolvimento dos usuários, e demonstrar o caráter dinâmico do DataCloud, os usuários podem adicionar media objetos, adicionar comentários a media objetos e podem criar suas próprias coleções de media objetos.
A atividade de um media objeto [abrir, receber comentários] afeta a constelação DataCloud. Media objetos que integram a mesma coleção desenvolver uma forte ligação que se expressa na reorganização e nos resultados de busca relacionados.
DataCloud 2.5 não concerne apenas em abrir e interagir com media objetos - isso pode ser coordenado por um software externo como acrobat reader, winamp etc. O usuário tem acesso a uma preview de funções engatilhada por significados relacionados à navegação e interação, além dos significados para que os usuários possam executar ações que afetam a nuvem coletiva de media objetos. Os Objetos [de acordo com uma busca] na DataCloud 2.5 tem ações predefinidas que possibilitam ações dos media objetos individuais. Isso significa que os usuários não estarão limitados a apenas visualizar metadados de media objetos, mas pode interagir para encontrar objetos similares ou carregar coleções. O DataCloud roda em pc's equipados com processadores de 1Ghz.

Parceiros no projeto:

V2_Lab (media lab) | ArchiNed (network) | STEALTHgroup. O conteúdo do DataCloud-2.5 foi produzido em colaboração com Bik Van der Pol.

 

V2_ Institute for the Unstable Media

Tradução: V2_, Institute for the Unstable Media, é um centro interdisciplinar para a tecnologia da arte e mídia em Rotterdam (the Netherlaands). Fundado em 1981, V2_ é uma organização que se preocupa com pesquisa e desenvolvimento no campo da tecnologia da arte e mídia. As atividades do V2_ incluem organizar apresentações (públicas), pesquisar em seu próprio laboratório de mídia, publicar, desenvolver um arquivo online e uma loja oferecendo produtos que são relacionados à área de interesse do V2_.

V2_Lab é um local de trabalho para artistas, cientistas e técnicos, enfatizando trocas e encontros entre as várias disciplinas que estão envolvidas na realização de produções de "unstable" mídia. V2_Lab dá apoio técnico e de produção à artistas em seus trabalhos e realizações de produções de "unstable" mídia.
V2_Lab também oferece um fórum onde conhecimento de várias disciplinas e profissões podem ser acumuladas. Neste fórum interdisciplinar "conhecimento e experiência" podem ser intercambiados e organizados a partir de conceitos baseados nas tecnologias da informação e comunicação.
V2_Lab aposta na aplicação das tecnologias e no desenvolvimento de software em projetos de arte, como uma contribuição importante para a existente "R&D" (Research and Diagnostic Systems). A complexidade das tecnologias atualmente disponíveis implica a necessidade de colaboração entre especialistas de diferentes disciplinas. Essa necessidade é um convite para colaboração que é de grande importância para o posicionamento da pesquisa criativa em projetos de "unstable media". Vários modelos tem sido desenvolvidos pelos pesquisadorees do V2_Lab, concentrando na colaboração e na troca e combinação de conhecimento.

Location: Eendrachtsstraat 10 , 3012 XL , Rotterdam.

 

REFERÊNCIAS

http://archive.v2.nl/v2_lab/projects/datacloud25/dc25_organizing.tiff

http://www.v2.nl/

http://follicle.v2.nl:8080/Datacloud/index.html

http://framework.v2.nl/archive/archive/node/work/default.xslt/nodenr-158468

http://lab.v2.nl/projects/datacloud2.html (ver imagens na segunda coluna da pg)

http://archive.v2.nl


 

 

 

 

 

DataCloud 2.5 [2003]

V2LAB [Holanda]