A idealizadora do Projeto
Fun Palace foi a diretora de teatro Joan Littlewood. O projeto tinha um conceito
social [workshop de pessoas | universidade das ruas], apresentando flexibilidade
incorporada e obsolescência planejada para potencialização
do sítio, fluidez concentrada, células pequenas com alto grau
de serviços associadas a grandes volumes com baixo grau de serviços.
A arquitetura é indeterminada, flexível e guiada pela tecnologia
existente, com foco de otimismo de uma época, quando se viu a possibilidade
em refazer a sociedade sob o ponto de vista do prazer e da oportunidade.
O projeto se conforma a partir de um kit de partes:
-malha tridimensional
-escadas radiais
-passarelas portáteis
-guindastes
O Projeto
O conceito social do Fun
Palace é inicialmente um workshop público ou uma universidade
de rua onde o elemento participatório das atividades pode estender
a um grau de interação e controle pelos usuários do ambiente
físico em si. Essa flexibilidade ou a obsolescência do planejamento
podem ser alcançados se o tempo for incluído como um fator absoluto
de design dentro do processo e design como um todo. A consciência calculada
do fator tempo, relacionado à anexação de atividade e
seu inter-relacionamento pode ser estendido a um cálculo da duração
válida do complexo como um todo, calculado inicialmente em termos sócio-urbanos.
A duração válida do projeto Fun Palace em relação
a Londres, foi estimada em dez anos. Contudo, tendo sido fixado esse valor,
o resultado é uma série definitiva de requerimentos e objetivos
na determinação dos meios de acesso, terreno, sistema estrutural,
materiais, serviços e componentes de design como um todo. As considerações
imediatas relacionadas ao lugar incluem a utilização das áreas
adjacentes e dos edifícios como condicionadores adicionais do ambiente.
Nas adjacências do Fun Palace, grande parte do desenvolvimento industrial
adjacente se caracteriza por ser produtor de ruído, lixo e resíduos
nocivos.
Com o objetivo de aumentar o grau de flexibilidade no que se refere à
provisão de atividades fechadas é necessário conseguir
construir rapidamente fechamentos a partir de um kit de partes.
O complexo Fun Palace, em toda sorte de atividades que tem a possibilidade
de abrigar e estrutura resultante do processo de interação em
um ciclo contínuo ordem<->desordem<->organização
constitui, efetivamente, um brinquedo que permite aos usuários usar
o edifício com o mesmo grau de imediatez pessoal significativa que
são forçados normalmente a reservar para limitados tipos de
prazeres tradicionais.
A reputação de Price é baseada principalmente no radicalismo
de suas idéias não materializadas. Seu projeto 1960-1961, o
Fun Palace, estabelece sua posição de ser um dos arquitetos
mais inovativos e com pensamentos mais provocativos do Reino Unido como um
dos arquitetos. O projeto, iniciado com Joan Littlewood, o diretor de teatro
e fundador da inovativa oficina do teatro em Londres, partia da idéia
da construção de um 'laboratory of fun' 'laboratório
do divertimento' com facilidades para dança, música, drama e
fogos de artifício. Ponto central na prática de Price, era a
opinião de que, com o uso correto das novas tecnologias, o público
poderia ter controle sobre seu ambiente, tendo por resultado um edifício
que poderia ser responsivo às necessidades e às muitas atividades
pretendidas pelos visitantes para ocorrer no ambiente.
Como material de marketing sugerido, havia uma enorme gama de atividades:
"escolha o que você quer fazer - ou preste atenção
quando outra pessoa o fizer. Aprenda como segurar ferramentas, pintura, bebês,
maquinaria, ou apenas escute sua melodia favorita. Dance, converse ou eleve-se
até onde você pode ver como os povos fazem o trabalho das coisas.
Sente-se para fora sobre o espaço com uma bebida e ajuste-se dentro
do que está acontecendo em outra parte na cidade. Tente começar
um motim ou iniciar uma pintura - ou apenas deite-se, relaxe e olhe fixamente
para céu".
O projeto propõe utilizar estruturas metálicas em aço,
com os serviços de manutenção realizados inteiramente
por guindastes que percorrem o edifício compreendendo uma espécie
de "jogo" das partes que o compõem através das "peças":
paredes, plataformas, assoalhos, escadas, e módulos pré-fabricados
de cômodos e tetos que poderiam ser movidos e montados pelos guindastes.
Virtualmente cada parte da estrutura poderia ser variável. Price descrevendo
o projeto, coloca que "Sua forma e estrutura, assemelha-se a um grande
estaleiro em que os espaços, tais como teatros, cinemas, restaurantes,
oficinas, áreas de rally, podem ser montados, movidos, rearranjados
e desfeitos continuamente". Mesmo não tendo sido construído,
o Fun Palace influenciou a produção de muitos arquitetos e inspirou
Richard Rogers e Renzo Piano. na concepção do projeto do Centro
Georges Pompidou em Paris, nos anos 1970.
Price pôs, eventualmente, estas idéias em prática em uma
escala reduzida, em 1971 no Inter-Action Centre na cidade de Kentish ao norte
de Londres. O edifício constitui uma estrutura aberta em que os elementos
modulares, pré-fabricados podem ser introduzidos e removidos de acordo
com a necessidade. Ponto central de suas idéias era o fato de que um
edifício deveria durar tão somente o tempo que fosse útil,
no caso o Centro de Inter-Ação foi projetado para que tivesse
uma extensão de vida de vinte anos, acompanhado por um manual detalhando
como deveria ser desmontado. Para Price, o tempo seria uma quarta dimensão
espacial: comprimento, largura e altura seriam os outros três.
Ficha Técnica
Cliente:
Fun Palace Foundation
Local: 23 acres no Plano Civic Trust para Lea Valley
Programa: Centro de diversão e educação flexível.
Grandes volumes abrigam: teatros, cinema, espaço para exposição
e auditórios. Pequenos volumes incluem restaurantes, workshops, salas
de aula e área de exposição.
Estrutura e acabamento: malha composta por torres e tesouras treliçadas
provendo apoio e pontos de suspensão para fechamentos de vida útil
curta. Guindastes móveis. Painéis de aço, alumínio
e plástico.
Serviços: eletricidade, água, ar condicionado, esgoto,
t.v. e rádio (circuito fechado, recepção e transmissão).
Custo: Phase I: de 2,5 a 3 milhões de libras
Período de construção: de 18 meses a 2 anos.
Equipe: Stephen Mullin; Douglas Smith & Ruddle. Felix J. Samuely
& Partners (consultores estruturais); Gordon Pask e Systems Research Ltd.
(consultoria especial em cibernética).
[fonte: Architectural Review, V137 n. 815-816 (jan-fev 1965)]
Cedric Price
Cedric Price nasceu em 1934
[11/09] em Stone, Staffordshire, Inglaterra. Em 1955 graduou-se em arquitetura
na Universidade de Cambridge e inscreveu-se na Architectural Association Londres,
onde obteve seu diploma em 1957.
Em 1958 é contratado como Professor por meio expediente na Architectural
Association, onde ensinará por seis anos.
Funda o escritório Cedric Price Architects, em 1960 e começa
a desenvolver o The Fun Palace [Palácio do Divertimento] Juntamente
com Joan Littlewood.
Trabalhava seus conceitos com embasamento prático, a partir de soluções
de projetos com alto grau de detalhamento.
Sua produção está inserida no contexto do final dos anos
sessenta, período em que a arquitetura era vista como arte social [investigação,
pesquisa, teoria e explicação eram conceitos paradigmáticos
entre estudantes e profissionais].
A indústria da construção estava cobrindo a Inglaterra
de habitações, escolas, parques industriais e cidades e os debates
sobre esta produção e sobre a arquitetura do futuro, em um período
no qual se esperava que a arquitetura fosse vista como "arte social"
- investigação, pesquisa, teoria e explicação
eram conceitos paradigmáticos entre estudantes e profissionais.
Suas maiores influências foram seu pai_arquiteto, a arquitetura histórica
inglesa, os livros "Alice no País das Maravilhas" e "Pickwick
Papers", sua amizade por Buckminster Füller, o fascínio por
tecnlogia (comunicações) como meio de aumentar o potencial do
bem-estar humano, o interesse pela vida como observador e ativo participante
em todos os sentidos, o amor pelo desenho e um forte empenho em busca de flexibilidade,
não permanência e tudo de novo da tecnologia
Para Cedric Price, a arquitetura deve ser um catalisador para redefinir relações
padrões entre pessoas e instituições. Defendia a architecture
of enabling, "habilitar as pessoas a pensarem o impensável".
Fazia as questões corretas aos usuários, ao invés de:
"Que tipo de edifício você precisa", ele dizia: "Você
realmente precisa de um edifício?"
Acreditava que uma construção deveria durar apenas o tempo em
que fosse útil, acreditava em uma "arquitetura não-permanente
projetada para mudanças contínuas".
Pensava no usuário como parte do processo de design, dando liberdade
às pessoas de controlarem e moldarem seu próprio espaço
| ambiente.
Um conceito desenvolvido por Price é o de calculated uncertainty, desenvolvido
para dizer que o arquiteto não pode saber o que será necessário
no futuro, que ele não pode predizer como necessidades e usos iniciais
poderão se modificar ao longo do tempo. Além disso, o arquiteto
deve se convencer da impossibilidade de um planejamento totalizado, construindo
um grau de indeterminação para permitir as incertezas no programa,
ou mesmo mudanças do uso por obsolescência durante a vida útil
da edificação. Price dizia que "o fator tempo é
o elemento mais importante na produção de projetos válidos",
numa visão ampla, humana e divertida da arquitetura.
Price faleceu aos 68 anos em 10/08/2003.
REFERÊNCIAS
Melvin, J. Cedric Price.Hugely
creative architect ahead of his time in promoting themes of lifelong learning
and brownfield regeneration. The Guardian. Reino Unido: Friday August
15, 2003. Disponível em: <http://society.guardian.co.uk/urbandesign/story/0,11200,
1019359,00.html>. Acesso em 03 de maio de 2005.
PASK, G. An approach to cybernetics. London : Hutchinson, 1968. 128p.
PRICE, C. Re: CP. Birkhauser, 2002.
PRICE, C. The Square Book (Architectural Monographs (Paper)). London: Academy Press, 2003.
PRICE, C. A critic Writes: essays. California: University of California Press, 1996.
PRICE, C. Opera ( Architectural Monographs (paper)). London: Academy Press, 2003.
Fun Palace [1960-1961]
Cedric Price Architects| [Inglaterra]