A idealizadora do Projeto Fun Palace foi a diretora de teatro Joan Littlewood. O projeto tinha um conceito social [workshop de pessoas | universidade das ruas], apresentando flexibilidade incorporada e obsolescência planejada para potencialização do sítio, fluidez concentrada, células pequenas com alto grau de serviços associadas a grandes volumes com baixo grau de serviços.
A arquitetura é indeterminada, flexível e guiada pela tecnologia existente, com foco de otimismo de uma época, quando se viu a possibilidade em refazer a sociedade sob o ponto de vista do prazer e da oportunidade.
O projeto se conforma a partir de um kit de partes:
-malha tridimensional
-escadas radiais
-passarelas portáteis
-guindastes

 

O Projeto

O conceito social do Fun Palace é inicialmente um workshop público ou uma universidade de rua onde o elemento participatório das atividades pode estender a um grau de interação e controle pelos usuários do ambiente físico em si. Essa flexibilidade ou a obsolescência do planejamento podem ser alcançados se o tempo for incluído como um fator absoluto de design dentro do processo e design como um todo. A consciência calculada do fator tempo, relacionado à anexação de atividade e seu inter-relacionamento pode ser estendido a um cálculo da duração válida do complexo como um todo, calculado inicialmente em termos sócio-urbanos. A duração válida do projeto Fun Palace em relação a Londres, foi estimada em dez anos. Contudo, tendo sido fixado esse valor, o resultado é uma série definitiva de requerimentos e objetivos na determinação dos meios de acesso, terreno, sistema estrutural, materiais, serviços e componentes de design como um todo. As considerações imediatas relacionadas ao lugar incluem a utilização das áreas adjacentes e dos edifícios como condicionadores adicionais do ambiente. Nas adjacências do Fun Palace, grande parte do desenvolvimento industrial adjacente se caracteriza por ser produtor de ruído, lixo e resíduos nocivos.
Com o objetivo de aumentar o grau de flexibilidade no que se refere à provisão de atividades fechadas é necessário conseguir construir rapidamente fechamentos a partir de um kit de partes.
O complexo Fun Palace, em toda sorte de atividades que tem a possibilidade de abrigar e estrutura resultante do processo de interação em um ciclo contínuo ordem<->desordem<->organização constitui, efetivamente, um brinquedo que permite aos usuários usar o edifício com o mesmo grau de imediatez pessoal significativa que são forçados normalmente a reservar para limitados tipos de prazeres tradicionais.
A reputação de Price é baseada principalmente no radicalismo de suas idéias não materializadas. Seu projeto 1960-1961, o Fun Palace, estabelece sua posição de ser um dos arquitetos mais inovativos e com pensamentos mais provocativos do Reino Unido como um dos arquitetos. O projeto, iniciado com Joan Littlewood, o diretor de teatro e fundador da inovativa oficina do teatro em Londres, partia da idéia da construção de um 'laboratory of fun' 'laboratório do divertimento' com facilidades para dança, música, drama e fogos de artifício. Ponto central na prática de Price, era a opinião de que, com o uso correto das novas tecnologias, o público poderia ter controle sobre seu ambiente, tendo por resultado um edifício que poderia ser responsivo às necessidades e às muitas atividades pretendidas pelos visitantes para ocorrer no ambiente.
Como material de marketing sugerido, havia uma enorme gama de atividades: "escolha o que você quer fazer - ou preste atenção quando outra pessoa o fizer. Aprenda como segurar ferramentas, pintura, bebês, maquinaria, ou apenas escute sua melodia favorita. Dance, converse ou eleve-se até onde você pode ver como os povos fazem o trabalho das coisas. Sente-se para fora sobre o espaço com uma bebida e ajuste-se dentro do que está acontecendo em outra parte na cidade. Tente começar um motim ou iniciar uma pintura - ou apenas deite-se, relaxe e olhe fixamente para céu".
O projeto propõe utilizar estruturas metálicas em aço, com os serviços de manutenção realizados inteiramente por guindastes que percorrem o edifício compreendendo uma espécie de "jogo" das partes que o compõem através das "peças": paredes, plataformas, assoalhos, escadas, e módulos pré-fabricados de cômodos e tetos que poderiam ser movidos e montados pelos guindastes. Virtualmente cada parte da estrutura poderia ser variável. Price descrevendo o projeto, coloca que "Sua forma e estrutura, assemelha-se a um grande estaleiro em que os espaços, tais como teatros, cinemas, restaurantes, oficinas, áreas de rally, podem ser montados, movidos, rearranjados e desfeitos continuamente". Mesmo não tendo sido construído, o Fun Palace influenciou a produção de muitos arquitetos e inspirou Richard Rogers e Renzo Piano. na concepção do projeto do Centro Georges Pompidou em Paris, nos anos 1970.
Price pôs, eventualmente, estas idéias em prática em uma escala reduzida, em 1971 no Inter-Action Centre na cidade de Kentish ao norte de Londres. O edifício constitui uma estrutura aberta em que os elementos modulares, pré-fabricados podem ser introduzidos e removidos de acordo com a necessidade. Ponto central de suas idéias era o fato de que um edifício deveria durar tão somente o tempo que fosse útil, no caso o Centro de Inter-Ação foi projetado para que tivesse uma extensão de vida de vinte anos, acompanhado por um manual detalhando como deveria ser desmontado. Para Price, o tempo seria uma quarta dimensão espacial: comprimento, largura e altura seriam os outros três.


Ficha Técnica

Cliente: Fun Palace Foundation
Local: 23 acres no Plano Civic Trust para Lea Valley
Programa: Centro de diversão e educação flexível. Grandes volumes abrigam: teatros, cinema, espaço para exposição e auditórios. Pequenos volumes incluem restaurantes, workshops, salas de aula e área de exposição.
Estrutura e acabamento: malha composta por torres e tesouras treliçadas provendo apoio e pontos de suspensão para fechamentos de vida útil curta. Guindastes móveis. Painéis de aço, alumínio e plástico.
Serviços: eletricidade, água, ar condicionado, esgoto, t.v. e rádio (circuito fechado, recepção e transmissão).
Custo: Phase I: de 2,5 a 3 milhões de libras
Período de construção: de 18 meses a 2 anos.
Equipe: Stephen Mullin; Douglas Smith & Ruddle. Felix J. Samuely & Partners (consultores estruturais); Gordon Pask e Systems Research Ltd. (consultoria especial em cibernética).
[fonte: Architectural Review, V137 n. 815-816 (jan-fev 1965)
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Cedric Price

Cedric Price nasceu em 1934 [11/09] em Stone, Staffordshire, Inglaterra. Em 1955 graduou-se em arquitetura na Universidade de Cambridge e inscreveu-se na Architectural Association Londres, onde obteve seu diploma em 1957.
Em 1958 é contratado como Professor por meio expediente na Architectural Association, onde ensinará por seis anos.
Funda o escritório Cedric Price Architects, em 1960 e começa a desenvolver o The Fun Palace [Palácio do Divertimento] Juntamente com Joan Littlewood.
Trabalhava seus conceitos com embasamento prático, a partir de soluções de projetos com alto grau de detalhamento.
Sua produção está inserida no contexto do final dos anos sessenta, período em que a arquitetura era vista como arte social [investigação, pesquisa, teoria e explicação eram conceitos paradigmáticos entre estudantes e profissionais].
A indústria da construção estava cobrindo a Inglaterra de habitações, escolas, parques industriais e cidades e os debates sobre esta produção e sobre a arquitetura do futuro, em um período no qual se esperava que a arquitetura fosse vista como "arte social" - investigação, pesquisa, teoria e explicação eram conceitos paradigmáticos entre estudantes e profissionais.
Suas maiores influências foram seu pai_arquiteto, a arquitetura histórica inglesa, os livros "Alice no País das Maravilhas" e "Pickwick Papers", sua amizade por Buckminster Füller, o fascínio por tecnlogia (comunicações) como meio de aumentar o potencial do bem-estar humano, o interesse pela vida como observador e ativo participante em todos os sentidos, o amor pelo desenho e um forte empenho em busca de flexibilidade, não permanência e tudo de novo da tecnologia
Para Cedric Price, a arquitetura deve ser um catalisador para redefinir relações padrões entre pessoas e instituições. Defendia a architecture of enabling, "habilitar as pessoas a pensarem o impensável". Fazia as questões corretas aos usuários, ao invés de: "Que tipo de edifício você precisa", ele dizia: "Você realmente precisa de um edifício?"
Acreditava que uma construção deveria durar apenas o tempo em que fosse útil, acreditava em uma "arquitetura não-permanente projetada para mudanças contínuas".
Pensava no usuário como parte do processo de design, dando liberdade às pessoas de controlarem e moldarem seu próprio espaço | ambiente.
Um conceito desenvolvido por Price é o de calculated uncertainty, desenvolvido para dizer que o arquiteto não pode saber o que será necessário no futuro, que ele não pode predizer como necessidades e usos iniciais poderão se modificar ao longo do tempo. Além disso, o arquiteto deve se convencer da impossibilidade de um planejamento totalizado, construindo um grau de indeterminação para permitir as incertezas no programa, ou mesmo mudanças do uso por obsolescência durante a vida útil da edificação. Price dizia que "o fator tempo é o elemento mais importante na produção de projetos válidos", numa visão ampla, humana e divertida da arquitetura.
Price faleceu aos 68 anos em 10/08/2003.

 

REFERÊNCIAS

Melvin, J. Cedric Price.Hugely creative architect ahead of his time in promoting themes of lifelong learning and brownfield regeneration. The Guardian. Reino Unido: Friday August 15, 2003. Disponível em: <http://society.guardian.co.uk/urbandesign/story/0,11200,
1019359,00.html>. Acesso em 03 de maio de 2005.

PASK, G. An approach to cybernetics. London : Hutchinson, 1968. 128p.

PRICE, C. Re: CP. Birkhauser, 2002.

PRICE, C. The Square Book (Architectural Monographs (Paper)). London: Academy Press, 2003.

PRICE, C. A critic Writes: essays. California: University of California Press, 1996.

PRICE, C. Opera ( Architectural Monographs (paper)). London: Academy Press, 2003.

Fun Palace [1960-1961]

Cedric Price Architects| [Inglaterra]

"Diferentes tipos de observação e experimentação vistos como sistemas"[ Gordon Pask]