A instalação I-SKIN 2.0 de Naziha Mestaoui, arquiteta e urbanista e o new media designer, Yacine Aït Kaci, com colaboração de Crstof, designer de moda, foi apresentada no "Musée de la mode" e constitui uma reflexão acerca da identidade eletrônica. Cada um de nós tem um clone no mundo eletrônico - mesmo que não despendamos muito tempo para refletir sobre o fato - constituído por dados, números de identificação, dados bancários, entre outros. Toda esta informação dá forma a uma sombra de nossa identidade no campo dos dados. Este clone não tem nenhuma forma particular, ele é um conceito. A noção de avatar vai de encontro a essa noção de identidade sem forma. Um avatar é a reapresentação eletrônica de um indivíduo em um ambiente digital. Constituindo neste domínio, uma reapresentação formal do indivíduo, uma simulação da realidade física. O objetivo do I-SKIN é traduzir os fatores emocionais e psíquicos relacionados ao indivíduo propondo uma representação no virtual. O avatar é uma espécie de perfil, como uma roupa eletrônica. A segunda fase do projeto I-SKIN 2.0 fou patrocinada pela France Télécom R&D.

O trabalho com artistas dentro de algumas unidades de pesquisa de France Télécom R&D, tem enriquecido as propostas e contribuído para uma ampliação da criatividade das equipes. I-Skin2.0 traz às pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores da France Télécom R&D, uma visão complementar nos trabalhos no domínio dos avatares. I-SKIN 2.0 é uma instalação que propõe uma geração interativa do avatar e a confrontação deste avatar em um espaço coletivo totalmente interativo, permitindo que o usuário navegue através do avatar que customizou. Cada visitante/ usuário acessa um formulário básico que permite a customização do seu avatar 3D, onde fará escolhas relacionando palavras a sua personalidade. Esse formulário girará, apresentando-se como um ambiente tridimensional, personalizado e numerado. Esse avatar/ambiente, representa a projeção de sua presença em um espaço virtual. Este avatar será colocado em um espaço coletivo, em uma posição precisa que corresponde a características das escolhas do usuário. Este espaço coletivo trabalha a relação da criação dentro dos critérios de expressão da identidade, explorando a noção de personalidade através de um modelo 3D interativo - I-SKIN (598k).

I-SKIN 2.0 propõe um ponto de vista original no que se refere à criação da identidade em ambientes virtuais. Não é a aparência ou a simulação física da realidade que modela o formulário, mas uma reflexão acerca da personalidade, através de uma relação de concepção para modelar tipos principais ou modelos básicos, como no "Cristal da personalidade" criado por Naziha Mestaoui e Yacine Aït Kaci. O cristal da personalidade é um sistema organizado, baseado nos tipos de personalidade característicos estudados pela psicologia moderna, a partir da obra de C.G.Jung. O cristal propõe um modelo subjetivo da personalidade humana cruzando os tipos principais com o simbolismo da representação dos 4 elementos: fogo, água, ar e terra. Os tipos psicológicos são classificados em três categorias: o relacionamento intimo (eu), o relacionamento com o outro (você) e o relacionamento com a sociedade (nós). Cada uma destas escalas corresponde a uma característica do elemento fundamental. Resultam doze caracteres deste processo: conceitual, emotivo, espiritual, racional, extrovertido, introvertido, intuitivo, sensível, revolucionário, contemporâneo, utópico e conservador. Esses caracteres são posicionado nas extremidades de um formulário geométrico regular em uma maneira lógica de acordo com suas oposições e a pertinência a um elemento particular. A criação do avatar prosseguirá pela identificação com relação a esses caracteres principais. Cada um dos caracteres é definido por 5 palavras, como um tipo da graduação. Este sistema propõe então 60 palavras dentre as quais o usuário terá que fazer uma seleção de 5 palavras para modelar seu avatar da personalidade. O processo inteiro da criação, resultando em um formulário identificável, está representando então por elementos reconhecíveis.
No I-SKIN 2.0, as palavras escolhidas representadas por imagens dão forma da a "um túnel-informação" formado pelo interior da I-SKIN. Essas palavras serão cruzadas pelo usuário que verá o traço de suas próprias escolhas: seu espaço interno da personalidade. O espaço coletivo é construído em 12 machas ou zonas de personalidades onde os avatares criados são colocados de acordo com as palavras escolhidas - a personalidade expressa, representada. O usuário poderá encontrar seu avatar em um espaço coletivo habitado por todas as I-SKINS criadas, relacionando seu avatar por comparação. O espaço coletivo e o espaço da criação são combinados em uma instalação. Através desta instalação, o visitante pode interagir com seu avatar. A instalação é uma dobradura de Plexiglás, oferecendo uma superfície a duas projeções de imagens 3D interativas e compreendendo vídeo em uma tela sensível ao toque. As imagens projetadas, refletidas na dobradura e no espaço, criam um ambiente luminoso que muda de acordo com as escolhas de cada usuário, onde as imagens virtuais e o mundo físico fundem-se em uma realidade classificada pelos autores como híbrida e complexa.
O modelo interativo da instalação tem 52K. Quanto ao som, uma proposta de divisória parcialmente generativa foi criada pelo compositor Stephan Haeri. Cada uma da categoria tem um tema diferente, combinado para dar forma ao som que cria o ambiente de cada I-SKIN particular. O projeto I-SKIN 2.0 é a segunda fase, adaptação, de um projeto I-SKIN 1.0, apresentado no verão 2000 na exibição "beauté la" em Avignon por Naziha Mestaoui, Crstof e LAB[au ]. A primeira fase do projeto era já uma reflexão acerca da percepção da identidade no mundo virtual com o tema do avatar. O projeto inicial questionou o conceito do avatar com 3 critérios básicos: o corpo, a roupa e arquitetura, cada um representando uma faceta da identidade.
No I-SKIN 2.0, existe a possibilidade de customização a partir de cor, transparência e formulário das mudanças da I-SKIN 2.0. O projeto usa tecnologia de interação com ambientes 3D em tempo real desenvolvida pela sociedade francesa Virtools, permitindo uma liberdade total de interação com a I-SKIN


Equipe:

Naziha Mestaoui, arquiteta e urbanista | new media designer, Yacine Aït Kaci.

colaboração: Crstof,designer de moda, | Stephan Haer, músico compositor.

 

Electronic Shadow | Naziha Mestaoui,Yacine Ait Kaci

Fundado em Paris, no ano 2000, pela arquiteta Naziha Mestaoui, e pelo diretor de multimídia Yacine Ait Kaci, Electronic Shadow é uma plataforma de design híbrida, no cruzamento entre espaço, imagem e tempo.Sua atividade se baseia na pesquisa e inovação nos pontos de vista artístico, participa de exposições há mais de quatro anos (Moma, Centre Pompidou, Ars Electronica), e tecnológicos ( cria sistemas baseados na projeção espaço/imagem). Esta aproximação multidisciplinar permite criações originais que unem espaço e imagem, matéria e luz. A intenção é fazer a tecnologia totalmente transparente integrando-a gentilmente a vários contextos tais como arte, arquitetura, moda, cinema.

Electronic Shadow é um grupo de pesquisa e criação que trata da integração da tecnologia na criação e busca definir novos usos e novos tipos de espaço divididos entre os espaços físicos e virtual. Corpo e espaço são usados como interface, a tecnologia se torna transparente. O estúdio sugere novas formas de usar a tecnologia com o objetivo de modificar nossa percepção e estender nossas habilidades, misturando em sua prática vários campos da criação, que vão da arquitetura às novas tecnologias, incluindo design de produto, design gráfico, modelagens 3D e vídeo. O Electronic Shadow articula estes campos em volta dos problemas ligados a questões entre o mundo físico e os novos territórios eletrônicos.

Com vários anos de experiencis nestes campos, Naziha MESTAOUI, arquiteta Belga e Yacine AIT KACI, diretor francês de multi-midia, combinam sua experiência para criar um novo campo, o deisgn híbrido. Todos os projetos desenvolvidos pelo Electronic Shadow enriquecem a busca por aplicações concretas: instalações interativas, como I-skin ou V-med; objetos inovadores como a "écharpe communicante" apresentado no Moma em fevereiro de 2001; e arquitetura com o Centro Cultural Frances de Palermo. Em 2003, fundaram o iDEALiD (www.idealid.com) que desenvolve vários produtos em arquitetura, multimídia, áudio-visual e TV's interativas.


REFERÊNCIAS

www.eletronicshadow.com

http://voyager.uvm.edu/bibs/bid1441990.html

http://www.electronicshadow.com/

http://www.electronicshadow.com/i-skin2/iskin2/i-skin.htm

www.idealid.com

I-Skin 2.0 - IDENTIDADES VIRTUAIS [2000]

Naziha Mestaoui | Yacine Aït Kaci [França]