A MÉMÉ, Centro Social da Medical Faculty em Woluwé-St lambert, Bruxelas, recebe este nome devido ao Medical Student's Club que ocupa parte do edifício. Apresenta-se como um edifício com sete pavimentos superiores os quais abrigam apartamentos comunitários, flats e apartamentos individuais enquanto o térreo abriga lojas; uma particularidade do mesmo é que praticamente todos os apartamentos se distinguem uns dos outros. A arquitetura proposta para este edifício procura evitar monotonia e linhas contínuas, evidenciando liberdade de movimento, espaços abertos e comunicação entre espaços e usuários.
Durante o processo projetual o arquiteto Lucien Kroll contou com a participação intensa dos futuros usuários daquela edificação, especialmente, os estudantes. Juntos, arquiteto e comunidade, propuseram uma forma de organização mais fluida, com o máximo de diferenciação possível, evitando a repetição e oportunamente preservando um senso de genius loci.
O projeto foi desenhado sobre uma malha delicada com interpolação de 10 e 30 cm. Evitou-se o posicionamento e desenho regular dos pilares, assim cada um tem sua própria personalidade em termos de tamanho, forma e posição, sobre uma malha de 90 cm, acreditando que colunas regulares estimulam nos usuários uma atitude conformista, enquanto irregulares, a imaginação. As colunas foram nomeadas mushroom columns e o piso, slab floor; um piso de espessura uniforme um pouco maior que o usual, o mesmo ocorrendo com as colunas, de forma a evitar sobrecarga, permitir a passagem dos mais variados cabos necessários, e se mostrar econômica, pois apesar de gastar mais concreto, necessita de menos trabalho.
A possibilidade de diferenciação dos apartamentos, brevemente citada anteriormente, deve-se à liberdade de alteração dos ambientes aos usuários através da mudança na posição das divisórias dos ambientes, ampliando-os, diminuindo-os, dividindo-os,... Portanto os usuários podem configurar seus espaços, de acordo com suas necessidades próprias.

 

Lucien Kroll
Atelier d'urbanisme, d'architecture et d'informatique (AUAI)

Lucien Kroll, arquiteto urbanista, nasceu em Bruxelas, Bélgica em 1927. Estudou na Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de la Cambre, Institut International d'Urbanisme Appliqué (Gaston Bardet) em Bruxelas, adquirindo diploma em 1951. A partir de 1953 começa carreira independente em seu Atelier, que desde sua fundação obedece à intenção ecológica acima de uma arquitetura específica; recusa uma engenharia brutal, projetos urbanos abstratos e esquemas estritamente comerciais; incentiva a participação dos habitantes seus próprios projetos urbanos e arquitetônicos. A partir de 1981, AUAI (Atelier d'urbanisme, d'architecture et d'informatique) organizou um programa CAD destinado a permitir diversidade.

 

REFERÊNCIAS

ATELIER D'URBANISME, D'ARCHITECTURE ET D'INFORMATIQUE. Web Site Official.http://homeusers.brutele.be/kroll/. Acesso em: 11 de maio de 2005.

KROLL, L. Lucien Kroll: Buildings and Projects. London: Thames and Hudson, 1987.

KROLL, L. An Architecture of Complexity. Trad. de Peter Blundell Jones. Cambridge: The MIT Press, 1986.

MONTANER, J. M. Depois do Movimento Moderno: arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001.

REVISTA VIVERCIDADES. A cabeça do arquiteto.http://www.vivercidades.org.br/
publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/_
template02/printerview.htm?infoid=
472&editionsectionid=21&user=reader.
Acesso em: 11 de maio de 2005.

VITRUVIUS - ARQUITEXTOS. Manifesto: lenta transformação das políticas habitacionais. http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/
bases/texto106.asp.
Acesso em: 11 de maio de 2005.

1976, ARCHITECTURE D'AUJOURD'HUI,
n° 183: Portrait de L. Kroll, Christian Hunziker pp 62-80

2000, RASSEGNA
n° spécial revue Università la Sapienza, en préparation.

2002, RASSEGNA, n° spécial, N° 105 : "LUCIEN KROLL"
Alessandro d'Onofrio, Rebecchini and Franco Purini, Università la Sapienza.

THE SOCIAL CENTRE_MÉMÉ [1970-1978]

Atelier d'urbanisme, d'architecture et d'informatique Lucien Kroll [Bélgica]