Procedimento
de Seleção e Análise dos Casos >>>
Parâmetros centrais
de observação >>>
Os parâmetros centrais que direcionaram a escolha dos objetos de estudo
bem como devem orientar as análises [estudos de caso]baseiam nos resultados
da pesquisa teórica que convergiu na estruturação e elaboração
do capítulo 1 - Pensamento Complexo_ um novo modo de pensar.
* consideramos como
sistemas complexos tanto o processo de design onde interagem
sujeitos e objetos através de meios, como os modo de usar
onde interagem sujeitos<->objetos<-> contexto.
Parâmetros
de observação_ modo de pensar e de fazer: processo de design
>>>
Emergência
_ observação da emergência de alguns comportamentos
e padrões desses sistemas-processos de projeto, como resultado de padrões
de relacionamento ou interação entre os elementos que o constituem.
O interesse é mapear esses padrões e as características
das interações entre os elementos.
Relações
com loops de feedback_ observação do comportamento
dos atores, sujeitos do processo de design em relação ao próprio
sistema-processo de projeto, focalizando a percepção de que
os efeitos, impactos, das ações de um determinado agente nesse
sistema constituem feedback para esse agente, afetando seu comportamento com
relação ao sistema em ações futuras, caracterizando
o estabelecimento de uma rede de relacionamentos não-lineares adaptativos.
Sistemas
abertos_ observação da consideração
do sistema-processo de projeto como sistema complexo aberto, implicando em
um processo onde a relação entre ordem<>desordem<>organização
é dinâmica, ou seja, energia e informação são
constantemente importadas e exportadas através do sistema, causando
desequilíbrio. Nesse processo, o que parece ser um ruído perturbador
da ordem geral do sistema, não destrói a organização,
mas, permite que ela se desenvolva num estado novo e mais complexo, o que
caracteriza o princípio da complexidade pelo ruído.
Transdisciplinaridade_
observação da emergência de características transdisciplinares
no processo de design, com foco central na articulação de diversas
disciplinas sob uma coordenação ativa, que converge os olhares
individuais de cada uma das disciplinaridades em um olhar complexo para confrontar
o objeto do processo.
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Parâmetros de observação_ modo de usar:
relação objeto<>usuários<>contexto >>>
Encadeamento
de relações_ observação das conexões
e trocas de mensagens entre sistema-ambiente e contexto, focalizando a natureza
e o caráter das relações entre sistema, contexto e sujeitos,
as possibilidades desse ambiente-sistema de se alterar em função
do fluxo de informações através deste.
Não-linearidade
das relações e história_ observação
da capacidade do sistema-ambiente de suportar impactos diversos e não
previsíveis em uma relação direta de causa e efeito,
a partir de estímulos recebidos do contexto e dos sujeitos, se re-configurando
em função destes. Deve ser observada ainda, a sensibilidade
do sistema - em relação intrínseca com o contexto, de
se modificar em função de mudanças contextuais.
Relação
complexa entre partes e todo_ observação da organização
do sistema como complexidade emergente das interações entre
seus elementos - sujeitos<->objetos<->contexto -, ou seja: a decomposição
do todo em suas partes implica na desarticulação deste todo,
e na perda de sua complexidade emergente.
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PROCEDIMENTOS
PARA DIRECIONAR A OBSERVAÇÃO >>>
1_Contexto
Onde estarão desenvolvidas reflexões a partir dos casos enfocados,
analisando:
- Relações históricas
- Relações sócio-culturais
- Relações sócio-econômicas
- Relações espaço-temporais.
2_Conceito
Onde estarão desenvolvidas reflexões a partir dos casos enfocados
- amostras e sujeitos -, analisando:
- quais os meios suportados pelas tecnologias da informação
e comunicação são utilizados pelos atores dos processos
de design;
- como os referidos meios são utilizados;
- quais as características da metodologia processual, emergem das interações
dinâmicas entre sujeitos<>objetos<>ambiente no processo
de design.
3_Aplicação
Onde estarão desenvolvidas reflexões a partir dos casos enfocados,
analisando:
- De que forma o ambiente produzido através de um determinado processo
expressa os conceitos pretendidos pelos designers e quais são esses
conceitos;
- Qual o pensamento arquitetônico e as bases teórico-conceituais
desse pensamento que norteia o processo de design;
- qual o método ou modelo que estrutura o processo de design em questão.
- qual a relação entre métodos com os princípios
do pensamento complexo que direcionam as análises dos casos e qual
a aproximação como uma metodologia transdisciplinar.
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