Diversas coletas de dados vem sendo desenvolvidas ao longo dos anos pelo Nomads.usp. Coletas que são de extrema importância para a fundamentação das discussões do grupo.

Nas pesquisas já feitas pelo grupo, os dados foram coletados e armazenados em planilhas, que utilizavam filtros como instrumento de análise ,feitas com o programa Microsoft Excel, programa este,

design sobre a pesquisa brasil sobre a pesquisa mundo

As etapas da primeira fase desta pesquisa consistiam em uma pesquisa iconográfica de peças de mobiliário e equipamentos produzidos fora do Brasil nos últimos três anos, criação de um banco de dados que abrigasse essa coleta e uma sistematização preliminar das peças coletadas.

 

Vários fatores vêm contribuindo nas últimas décadas para grandes mudanças no âmbito social: a inserção da mulher no mercado de trabalho, os avanços da informática e a introdução desta no espaço doméstico, impulsionando o trabalho à distância, a liberação sexual, etc. Esses e outros fatores têm gerado mudanças no cotidiano doméstico, porém, este espaço continua, na grande maioria dos casos, seguindo o modelo da tripartição burguesa oitocentista parisiense em zonas de serviço, social e íntima, como mostram diversos trabalhos realizados no Nomads.Usp. Estes estudos apontam a recorrência emblemática desta tripartição na quase totalidade dos apartamentos oferecidos pelo mercado imobiliário paulistano e brasileiro, bem como na grande maioria das demais modalidades de habitação.

Diante desta constatação, diversas discussões têm sido realizadas destro do Núcleo, analisando cuidadosamente espaços propostos para adquirir subsídios que auxiliem na busca de novas possibilidades de adequar o espaço doméstico às necessidades reais dos atuais moradores. As conclusões preliminares têm apontado uma substituição da rigidez do modelo pela flexibilidade de espaços reconfiguráveis capazes de atender às novas demandas da sociedade.

Além destas questões, o grupo também vem estudando os impactos ambientais causados por diversos materiais, sejam eles usados na construção civil, sejam eles usados na produçãode mobiliário. Nestes estudos, é avaliado o ciclo de vida do material, da extração ao descarte, e portanto pode-se listar quais são materiais que são menos agressivos ao ambiente.

Os trabalhos do NOMADS.USP tem buscando esta flexibilidade através da sobreposição de funções em diversos elementos: divisórias, mobiliário, equipamentos, componentes construtivos, procurando ampliar este conceito e potencializar seu uso no desenho do espaço doméstico, aliado às preocupações ambientais.

Esta pesquisa propõe uma leitura comparativa entre duas compilações, uma internacional e uma nacional, já realizadas pelo Nomads.usp, de mobiliários e equipamentos para espaços domésticos, produzidos no Brasil durante a última década do século XX e uma internacional abrangendo o período de 1998 a 2000, veiculados pela mídia impressa especializada em Arquitetura e Design de Interiores. Busca-se obter indicadores de quantidade e qualidade, comparando em que medida aspectos relativos aos novos modos de vida ou às preocupações ambientalistas tem feito parte de sua concepção.

design andamento brasil da mundo pesquisa

Inicialmente foram coletadas 207 peças de mobiliário e equipamentos, que foram submetidas a uma pré-seleção a partir de critérios resultantes de estudos realizados em trabalhos anteriormente produzidos pelo Nomads.usp, o que reduziu este número para 140 peças.

Esta redução possibilitará uma leitura mais aprofundada do mobiliário coletado, uma vez que o número de peças encontradas tem sido bastante elevado. Restaram assim, as peças que respondem aos critérios de seleção, assim como aquelas que trazem novos critérios e novas discussões para o grupo.

Concomitantemente à coleta das peças foi-se desenvolvendo uma base de dados ainda inédita no grupo, em um programa próprio para criação de bancos de dados (Access) que facilitará o acesso e análise das informações, e que servirá de modelo para futuras coletas de dados realizadas pelo Nomads.usp.

A pesquisa iconográfica, assim como o banco de dados, complementarão as demais pesquisas do grupo. O banco de dados será armazenado em CD-Rom, a fim de se tornar um meio de fácil acesso para consulta a fim de auxiliar futuras pesquisas e ser fonte de discussões do grupo.

Após o fechamento da compilação iconográfica, uma sistematização destas imagens será feita para uma posterior análise, a partir de critérios já estabelecidos pelo grupo, assim como critérios que serão desenvolvidos com base nesta compilação. A partir desta análise será feita uma leitura comparativa do material coletado nesta pesquisa,com a produção brasileira de mobiliário e equipamento, já coletada e analisada na pesquisa “Design Brasil, uma leitura do design de mobiliário e equipamentos para habitação na última década do século XX”

 

bancodesign de brasil dados mundo

especializado em produção de planilhas e não no armazenamento e gerenciamento de dados, o que dificulta o acesso às informações e leitura mais aprofundada do processo de sistematização e análise dos dados. Essa dificuldade tornava necessário a impressão de todas as imagens e dados, como tentativa de suprir a falta de navegabilidade e dificuldade no manejo do banco.

Esta pesquisa explora uma alternativa quanto ao armazenamento dos dados. Suprindo a necessidade de uma cópia impressa de todas as imagens e dados, e facilitando o acesso às informações.

O programa usado para armazenar os dados desta pesquisa é o Microsoft Access, um programa especializado em construção e gerenciamento de banco de dados e que apresenta uma fácil navegabilidade tanto para acesso e consulta quanto para o manejo dos dados, já que possibilita a criação de uma interface para acesso aos dados.

orientador Prof. Dr. Marcelo Tramontano pesquisadora Grabriela Carneiro