design | pesquisa | trabalhos de pesquisa | textos | entrevistas | livraria | bibliografia | links
[ to main ]

A linha de pesquisa que trata do design de peças de mobiliário com midias integradas tem sido priorizada em alguns dos maiores centros de pesquisa em design no mundo, estimulada pela percepção de que, em breve, o acesso à internet se fará, principalmente, por equipamentos diferentes do computador pessoal, como ainda ocorre hoje.

A milionária indústria de computadores, periféricos e software parece concordar com essa previsão, vistos seus esforços em buscar formas de introduzir na vida quotidiana o conceito de ubiquitous computing, ou computação ubíqua. Em última instância, esse conceito exprime o que qualquer usuário de telefone celular, por exemplo, já vivencia: a informatização da vida quotidiana não se dará apenas através de aplicações de realidade virtual, nas quais o indivíduo é imerso em uma simulação que se aparta do mundo concreto, mas fará uso daquilo que muitos teóricos têm se habituado a chamar de realidade mesclada, ou realidade ampliada.

Através de ferramentas simples integradas a objetos e equipamentos de uso quotidiano, com interfaces facilmente apreensíveis, mesmo por usuários pouco familiarizados com computadores, as Ciências da Computação têm oferecido ao Design soluções técnicas necessárias para potencializar atividades do dia a dia desses usuários, permitindo-lhes o acesso à comunicação e à chamada sociedade da informação através do uso da internet.

Esses pressupostos têm norteado o trabalho de pesquisadores em centros como o Philips Design Center, de Eindhoven, Holanda, o Media Lab, do MIT, Estados Unidos, ou o Royal College of Arts, de Londres, através do projeto Equator, que reúne várias universidades britânicas, e o Fraunhofer Institut Medienkommunikation, através do grupo Mars, entre outros. Diferentes abordagens têm sido dadas ao assunto em cada grupo, ainda que todos partam dos mesmos princípios de aproximar o design de mobiliário, de objetos, de roupas, etc. das possibilidades oferecidas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs.

O projeto kómuniká'tór, proposto pelo Nomads.usp, alimenta-se das mesmas bases conceituais dos colegas europeus, mas considera também aspectos locais em suas reflexões. Em seus estudos, o Núcleo tem procurado entender a extensão e a intensidade da atual tendência de uso de TICs no espaço doméstico e na vida quotidiana, e também, inversamente, tem estudado a pertinência do uso de conceitos arquitetônicos na concepção de ambientes virtuais e interfaces computacionais.

Esse projeto nasce, portanto, de uma real disposição por parte de alguns grupos - Nomads.usp,Mars, Caverna Digital e Nutau - de desenvolver cooperativamente um trabalho de pesquisa conseqüente, produzindo conhecimento para as respectivas instituições e países, e publicizando conjuntamente seus resultados para as comunidades científicas nacionais e internacional.

Em especial, o trabalho do Mars na área é extraordinário, pois conjuga o saber técnico da concepção de interfaces computacionais multi-usuários com a conceituação advinda do campo da midia art e das novas experimentações através da internet. Trata-se de um trabalho sério, amplamente reconhecido no meio acadêmico, mas também fora dele.

O domínio dessa transdisciplinaridade é absolutamente inexistente no Brasil, onde os poucos experimentos sobre usos de interfaces computacionais encontram-se fortemente viesados por referências místicas, ou apóiam-se em discursos predominantemente técnicos e funcionalistas para justificar sua pertinência. Acreditamos que a parceria com o Mars, associada à colaboração com os demais parceiros, poderá trazer à cena do Design e da Arquitetura, no Brasil, insumos capazes de auxiliar a renovação dos dados do debate.

O Nomads.usp sente-se honrado com a possibilidade de associar-se a estes parceiros para o kómuniká'tór, certo de que não apenas a Universidade de São Paulo será beneficiária, mas também as comunidades científica e profissional brasileira, além da comunidade leiga, e, em especial sua parcela de menor renda, que motiva todo o nosso esforço.

 

< voltar ao topo

 

 

.

philips_LiMe
equator_table cloth
philips_
equator_keytable
philips_feel good