[ voltar à página inicial Nomads.usp ]
e-pesquisa 2008 comportamentos & espaços de morar
2008 e-survey behaviors & living spaces
< para página inicial nomads
< to nomads main page

< para e-pesquisa
< to e-survey

http://www.nomads.usp.br/

Como mora o brasileiro hoje? E como gostaria de morar? Buscando respostas a essas perguntas, o Nomads.usp, Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, da Universidade de São Paulo está lançando a terceira edição de sua E-pesquisa Nomads Comportamentos & Espaços de Morar que visa mapear como a parcela da população com acesso à internet está utilizando seu espaço doméstico e como o uso das tecnologias de informação e comunicação impactam seu cotidiano.

Trata-se de um conjunto de perguntas a ser respondido através do site do Nomads.usp, procurando saber como as pessoas estão usando o computador em casa, se um casal ainda quer ou não dividir a mesma cama, onde você conheceu as cinco pessoas que considera mais íntimas, e como seria a casa dos seus sonhos.

As respostas das e-pesquisas têm alimentado um banco de informações inédito no Brasil que não apenas embasa pesquisas acadêmicas mas também auxilia construtoras e escritórios de arquitetura e design, além de ser usado como documento de referência em cursos de arquitetura.

O Nomads.usp tem produzido leituras combinatórias sobre a temática da habitação, relacionando-a com diferentes áreas do conhecimento e revisando continuamente os limites de seu estudo. Desse esforço resulta uma visão ampliada do tema, que entende o habitar como o território onde se desenvolvem múltiplos aspectos do quotidiano do habitante urbano, onde ações e espacialidades se combinam e interagem, e processos de comunicação de diferentes naturezas se efetivam.

Deriva-se desses processos uma grande diversidade nas maneiras como o habitar se configura, permitindo imprimir-lhe um caráter inequivocamente plural. O adensamento de sua espacialidade concreta pelo aporte de instâncias virtuais produz espacialidades híbridas, regidas por dinâmicas próprias e recentes, que constituem a atual matéria prima da arquitetura e do design e situam-se no centro dos interesses das pesquisas do núcleo.

O Nomads.usp entende os lugares da vida quotidiana como espaços de comunicação, mediada ou não por sistemas de transmissão de informação à distância. Suas pesquisas dão conta de uma estreita relação entre os espaços concretos em que essa vida quotidiana se desenvolve e os diversos processos de comunicação que lhe dão suporte: o habitar alimenta-se e apenas se define se ambos são considerados. De diferentes maneiras, por meios digitais ou não, pondo em relação pessoas, objetos, edificações, comunidades e fragmentos urbanos, processos de interação completam as dinâmicas do habitar e constituem objeto prioritário de estudo do Nomads.

A Terceira e-pesquisa Nomads Comportamentos & Espaços de Morar poderá ser respondida até o final do mês de janeiro de 2009, no site do Nomads.usp: www.nomads.usp.br/ Para mais informações, escreva para nomads@sc.usp.br.

 

.