CONCLUSÕES

    Para avaliar o conjunto das atividades desenvolvidas por essa pesquisa (2018/2020) é preciso levar em conta o contexto conturbado em que se desenharam algumas dessas produções. Dessa forma é importante ressaltar que o objetivo maior da pesquisa de incorporar o uso do audiovisual como metodologia de leitura para as práticas da Arquitetura e o Urbanismo, foi um horizonte para todas as ações que se desenharam ao longo desta trajetória. Sendo as iniciativas de experimentação e sistematização propostas aqui trouxeram contribuições relevantes para este objetivo. 

    As ações de revisão bibliográfica e filmográfica, assim como os esforços de sistematização e registro destas reflexões deram continuidade às etapas anteriores, da mesma forma que as experimentações de produção audiovisual. Sendo mérito deste último período a integração dessas atividades de revisão e produção, gerando resultados que dialogam com as referências propostas e abrindo espaço para se pensar desdobramentos futuros.

    O Cine Nomads, projeto que contemplava a exibição e debate dos trabalhos audiovisuais de interesse do projeto foi inviabilizado pela pandemia. Entretanto os debates que antecederam esta interrupção, foram espaços produtivos para se pensar novas possibilidades e despertar o interesse dos membros do núcleo em contribuir para sua manutenção, em um momento futuro.

    Por outro lado, o objetivo de explorar novos softwares de edição acabou não resultando em manifestações expressivas por motivos que já foram comentados, entretanto é importante destacar que foram direcionados esforços no sentido de avançar nesse objetivo. Neste sentido também é relevante comentar como a mudança de cenário que se apresentou ao final deste período representou também uma revisão nas prioridades do projeto, sendo que outras questões assumiram maior relevância. 

    Foi nesse contexto de revisão que foi proposto o Projeto Con.Finis, pensado como uma ação conjunta do núcleo de pesquisa. Esse projeto com o qual o bolsista esteve diretamente envolvido, foi relevante aos objetivos desta iniciação, na produção de leituras e nas experimentações de edição, mas principalmente para os objetivos específicos desta etapa, como a construção de narrativas coletivas que incorporam diferentes sujeitos na construção de uma leitura conjunta da realidade. 

    Contudo a maior contribuição do Con.Finis se situa em um contexto maior de enfrentamento da Pandemia, sendo essa ação muito significativa dentro de um cenário de desmonte da universidade pública. Nestes contextos macros, um projeto de extensão universitária capaz de engajar a população a refletir sobre os desdobramentos de uma crise de escala global é um exemplo concreto das contribuições destas instituições para a sociedade. Assim ações desse caráter contribuem para o enfrentamento deste discurso de improdutividade, restituído a Universidade Pública como espaço de produção do conhecimento. 

    No fim, a avaliação desta iniciação científica se mostra extremamente produtiva. Foram notáveis os avanços na construção dos objetivos iniciais deste trabalho, das quais as ações conseguiram junto ao coletivo dos pesquisadores do núcleo abarcar objetivos maiores relacionados ao papel da universidade no enfrentamento dos desafios colocados a nossa sociedade.