I ETAPA DE PRODUÇÃO
A proposta dos produtos audiovisuais tem como horizonte explorar a edição, assim como o gênero documentário para auxiliar na leitura do espaço urbano, ampliando as ferramentas de análise do campo da arquitetura e do urbanismo e também estabelecendo uma base de recurso de pós-produção para representação destas dinâmicas urbanas. Nesse sentido, esses produtos consistem em clipes de curta duração que combinam experimentação de edição de áudio e vídeo, assim como elementos de computação gráfica.
Esse modelo segue as experiências do grupo de pesquisa com projetos de caráter semelhante, como o projeto Filma Nomads ou mesmo o Frontier Zones, que incorporam em seu desenvolvimento a proposta de ação do OuLiPo, ateliê de produções literárias que deu origem a um modelo de ateliê genérico que explora o processo criativo dentro de diferentes áreas do conhecimento sobre um ponto de vista que privilegia a forma.
Assim a primeira etapa de produção audiovisual esteve diretamente relacionada ao processo de capacitação e buscou, não só o entendimento das possibilidades de leitura, mas também uma familiarização com as ferramentas e processos envolvidos na edição. Esta etapa não abrangeu os momentos de captura, categorização e armazenamento do material de base, optando por trabalhar com acervos já existentes no grupo de pesquisa. Por fim, procurou-se desenvolver uma síntese que reuniria alguns elementos e processos de trabalho dessa primeira experimentação.
CAPTURA DE IMAGENS E SONS
O processo de captura das imagens e dos sons usados para essa etapa de produção não fez parte das atividades desenvolvidas pela pesquisa, sendo realizado em outro contexto, pelos pesquisadores do Nomads.usp. Realizou-se, então, em uma visita a cidade de Asunción realizada entre os dias 18 e 28 de janeiro de 2018, com objetivo de estudar o PlanCHA, Plano diretor do centro histórico de Asunción. Essa ação faz parte de uma pesquisa mais abrangente, vinculada ao projeto de políticas públicas Territórios Híbridos, que busca estudar formas de leitura e intervenção urbanas mediadas por ferramentas digitais, para repensar a cidade de forma participativa. O material resultante dessa viagem a Asunción contém entrevistas com diferentes indivíduos que participaram ou vivenciaram o PlanCHA, bem como material coletado em visitas técnicas ao centro histórico da Cidade, registrando áudios e vídeos que retratam as dinâmicas urbanas da região em seus diferentes contextos sociais.
CATEGORIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO
O material obtido na viagem de Asunción foi organizado e disponibilizado em um drive compartilhado entre os pesquisadores do grupo, seguindo o modelo colaborativo de edição, característico do grupo de pesquisa. As imagens foram organizadas em pastas de acordo com local em que foram captadas, assim como os dados relativos ao equipamento usado para captura e ao período do dia. Esses registros do centro histórico foram captados com som direto e reúnem um número significativo de planos caminhando pelos espaços, ou se deslocando em automóveis, assim como algumas planos panorâmicos e fixos. Essas capturas retratam os espaços públicos como praças, ruas e avenidas e há ainda registros de bares, espaços culturais e edifícios históricos, sendo o foco das imagens os diferentes usos e vivência do espaço, assim como as problemáticas sociais e também elementos culturais e históricos.
Dessa forma, foi preciso um período de análise e reconhecimento desse material disponível, auxiliado por buscas complementares acerca de questões retratadas nas imagens. Assim, a seleção do material foi baseada no reconhecimento de aspectos urbanos de interesse, ou do potencial de exploração no material trabalhado. Nesse sentido, uma das regiões mais trabalhadas pelas experimentações foi bairro do centro histórico, conhecido como Chacarita, que se localiza às margens do rio Paraguai e é marcado por uma forte vulnerabilidade social. As experimentação retrataram também, outras questões urbanas, como as ocupações na Plaza de Armas, onde populações indígenas montaram assentamento em protesto contra as desigualdades sociais e ainda as dinâmicas urbanas da calle Palma, uma das principais ruas do centro histórico.
As trilhas sonoras adotadas para a construção dos vídeos foram retiradas de bibliotecas de áudio disponíveis na rede, principalmente a biblioteca do YouTube, onde foi possível encontrar tanto elementos sonoros quanto trilhas diversas. Essas faixas se encontram ou em Domínio Público, como é caso de obras consagradas de compositores históricos, ou dentro da licença Creative Commons, que de maneira geral autoriza o uso e compartilhamento do material desde que sejam atribuídos créditos aos autores.
PROCESSO DE EDIÇÃO
O Processo de edição trabalhou com Premiere Pro, software de edição robusto e voltado para a montagem, que oferece uma grande gama de ferramentas para edição de áudio e vídeos, ao mesmo tempo que é compatível com vários formatos de arquivos, sendo um programa amplamente usado pelos profissionais da área de cinema e audiovisual. As experimentações de edição exploraram diferentes abordagens na construção de narrativas curtas, empregando recursos técnicos como dupla exposição, remapeamento da velocidade, filtros e máscara animados. Estes elementos de edição permitiram ressaltar aspectos da realidade urbana retratada e também materializar na representação questões subjetivas, ou mesmo eventos que fazem parte do espaço urbano mas que não estão presentes na captura das imagens.
RESULTADOS
CIRANDA
“Ciranda” reúne imagens da Plaza de Armas em frente ao congresso paraguaio, marcada por protestos sociais em defesa de condições dignas de moradia. O movimento reuniu povos indígenas, vítimas de alagamento e outros excluídos pela cidade, as imagens mostram a ocupação feita por estas pessoas como forma de protesto na luta por moradia e reconhecimento social. A abordagem do curta procura remeter a uma visão lúdica destes eventos, resgatando as brincadeiras de roda que fazem parte da vivência de uma praça, mas contaminando esse imaginário com a realidade precária de um assentamento improvisado.
LA CHACARITA
“La Chacarita” trabalha aspectos da realidade deste bairro de Asunción, que se localiza às margens do rio Paraguai e é marcado por uma forte vulnerabilidade social. O trabalho procura chamar a atenção para ausência de infra estrutura urbana do espaço, retratando de forma lúdica o momento em que uma criança brinca, ou bebe água, em uma torneira improvisada. O curta ressalta como a banalidade dessa situação é expressiva, reconstruindo a ação com uma atmosfera mais dramática e subjetiva. A trilha sonora escolhida para essa sequência, uma caixinha de música, evoca o imaginário infantil ao mesmo tempo em que sugere uma realidade que se repete continuamente.
INUNDAÇÃO
“Inundação” trata dos recorrentes alagamentos sofridos pelo bairro Chacarita em Asunción, resultantes das cheia do rio Paraguai. Estes constantes incidentes acarretam significativas perdas materiais e humanas a uma população que já se encontra em situação de vulnerabilidade. Assim, este trabalho busca construir uma representação subjetiva desta realidade, a partir registros captados em Asunción, bem como recurso de edição de vídeo e reportagens que retratam esta problemática.
CONSTRUÇÃO
Este curta fala do processo de autoconstrução dentro do bairro Chacarita, em Asunción. Um contexto urbano marcado por moradias improvisadas e muitas vezes irregulares, onde grande parte das obras é iniciativa dos próprios moradores, não contando com assessoria técnica adequada. Assim o vídeo trabalha tanto a figura dos trabalhadores, entre os quais estão jovens e crianças sem nenhum tipo de equipamento de segurança aparente, quanto a visão do conjunto de construções irregulares que caracteriza o bairro, principalmente em sua porção mais baixa próxima ao rio. As imagens usadas para este experimento foram captadas em planos fixos e com diferentes escalas de zoom, e a trilha sonora escolhida transforma as ações dos trabalhadores em dança, ressaltando os gestos e ações.
ERRÂNCIAS
“Errâncias” retrata os becos e vielas sinuosos da Chacarita, em Asunción, através de um plano sequência que caminha pelo bairro. Neste clipe são ressaltados os elementos subjetivos que compõem este trajeto, chamando atenção para as polêmicas iniciativas de embelezamento do espaços, que mesclam uma tendência de turistificação dessas áreas, presente principalmente na parte alta e mais consolidada, com as iniciativas individuais dos moradores, que expressam o desejo de transformação do bairro. Assim as experiências testam diferentes filtros para ativar um olhar estético e sinestésico do caminhar, que em alguns casos beira a desorientação. A trilha sonora marcada por batuques colabora para essa intenção, dando ginga ao caminhar da câmera.
PALMA
“Palma” retrata uma das principais ruas do centro histórico de Asunción, a Calle Palma, caracterizada por uma intensa vivência urbana tanto durante o dia quanto durante a noite. Esse curta contínua as experimentações com planos sequência, caminhando com a câmera em meio ao espaço, condensando longas sequências que registram o mesmo trajeto em momentos distintos. O vídeo mostra o contraste entre as vivências diurnas e noturnas, revelando na primeira as lojas abertas, o comércio de rua, as pessoas e carros circulando, já na segunda surgem os bares, restaurantes, food trucks e as aglomerações que se formam nestes pontos de serviço.
LA CHACARITA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
“La Chacarita: uma realidade em construção” é uma síntese das experimentações desenvolvidas na primeira etapa do projeto Para ler a cidade: narrativas audiovisuais e dinâmicas urbanas. Reunindo os principais trabalhos que abordaram o bairro, este curta procura debater diferentes aspectos da realidade urbana da Chacarita em Asunción, como a falta de infra estrutura urbana, as construções irregulares e os recorrentes alagamentos. Encarando essa realidade como uma construção em aberto, logo passível de transformação.
Os resultados obtidos nesta etapa de produção também estão disponíveis no canal Para ler a cidade no Youtube.