II ETAPA DE PRODUÇÃO
Dando continuidade à primeira etapa, esse segundo momento de produção audiovisual mantém os objetivos gerais da pesquisa dando maior enfoque ao método de trabalho colaborativo, também resgatado de projetos anteriores e amplamente incentivado pelas práticas do Nomads.usp. Assim buscou-se a elaboração de um produto que reunisse o esforço coletivo dos pesquisadores engajados na exploração audiovisual, mas também daqueles não diretamente voltados para essa área, incentivando as colaborações mesmo que singelas nas diferentes etapas que compunham este processo. Esperava-se também que o produto final pudesse expressar pontos de vista individuais de cada pesquisador, respeitando as diretrizes do conjunto e trabalhando em prol de uma síntese do grupo.
Diferentemente da etapa anterior, esse momento contou com processos de captura, categorização e armazenamento do material de base, assim como espaços de discussão e análise coletiva do material obtido, buscando elaborar um roteiro para as etapas de produção individual. Mesmo esses momentos de trabalho individuais foram mediados por diálogos e trocas de experiência, que mantinham o horizonte de uma síntese coletiva. Por fim, a elaboração do produto final reuniu essas produções individuais construindo uma leitura final também do grupo e foi divulgada nos canais de comunicação do Nomads.usp, dentro do YouTube e nas Redes Sociais.
CAPTURA DE IMAGENS E SONS
O processo de captura do material foi realizado no contexto das manifestações de 15 de maio de 2019. Essas fizeram parte de um conjunto de ações em defesa da educação pública que reuniram pessoas de diferentes grupos sociais, como estudantes, professores, funcionários públicos, coletivos de minorias e outros solidários à causa. Essa mobilização se desdobrou em ações práticas e virtuais que ocuparam as ruas e a rede, procurou aproximar o ambiente universitário e a sociedade em geral, chamando a atenção para a relevância social das atividades desenvolvidas nas universidades e retorno que elas geram para a sociedade como um todo.
Então, na cidade de São Carlos, um dos principais polos universitários do estado de São Paulo, as manifestações tiveram uma expressiva adesão. Reunindo diferentes membros da comunidade acadêmica e cidadãos solidários à pauta da educação, as manifestações tomaram as ruas em diferentes espaços públicos da cidade. O cronograma de atividades desenvolvido começou com uma marcha iniciada nos campus universitários e em direção aos principais espaços públicos do centro da cidade. Após a caminhada, que ocupou todo o período da manhã, houve a apresentação de trabalhos acadêmicos e a realização de aulas abertas para a comunidade nesses espaços públicos, que se estenderam pelo período da tarde. Finalmente, à noite foram realizadas ainda mesas de debate sobre as atividades desenvolvidas ao longo do dia, no espaço das universidades.
Nesse contexto, os pesquisadores do Nomads.Usp julgaram relevante a documentação dessas ações, por se tratar de uma apropriação dos espaços públicos da cidade, em especial a rua. Essas iniciativas da manifestação, também ao visar um restabelecimento de diálogo e de participação da sociedade em geral junto à universidade pública, configuram um importante interesse do grupo de pesquisa. Assim os pesquisadores se organizaram para registrar as ações desenvolvidas ao longo do dia, usando desde equipamentos profissionais até câmeras de celular para captura de Imagem com som direto. Acompanharam-se as ações individualmente ou em grupos, com liberdade para registrar percepções individuais, usando técnicas de captura e enquadramento que julgassem mais adequadas para o seu ponto de vista.
CATEGORIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO
Após o momento de captura das imagens, foi organizado um espaço de análise e debate do material coletado. Reunindo colaborações de diferentes membros do Nomads.Usp, as imagens e vídeos registraram os diferentes momentos da manifestação na cidade de São Carlos, contando ainda com alguns registros do evento na capital São Paulo. Esse material foi organizado em um Drive coletivo, organizado em função da natureza do registro, fotos e vídeos, mas também em relação ao autor da captura. O debate contou com a participação dos envolvidos no desenvolvimento do produto final, que reuniu indivíduos de diferentes formações e foi marcado por discussão sobre as diferentes abordagens de captura.
Essas abordagens foram articuladas na elaboração de um roteiro que procurou explorar as diferentes vozes reunidas nas ruas, assim como as diferentes linguagens apropriadas para sua expressão. Assim foram identificados algumas formas de expressão usadas pelos manifestantes para transmitir suas pautas. Essas partes do discurso das ruas foram agrupadas em diferentes momentos do filme, sendo estes momentos: O corpo na multidão e a multidão como corpo, que procurou trabalhar os gestos e expressões individuais em contraste com o coletivo; Gritos ouvidos e Gritos escritos, que trabalhou com frases e palavras de ordem entoadas tanto em gritos coletivos quanto nos cartazes e faixas; Discurso, que procurou reunir as falas, depoimentos e opiniões; A música e o tecer junto, que trabalhou com as diferentes manifestações musicais; Diálogos, a Partilha, por fim, que focou nos momentos de diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Esses elementos definiram uma estrutura de base para a etapa de edição, norteado as experimentações e material mais adequado para cada momento do filme.
PROCESSO DE EDIÇÃO
O produto final dessa etapa de produção coletiva foi um curta de 18 minutos, que documentava as manifestações de 15 de maio, na cidade de São Carlos, analisando as diferentes formas de expressão que compunham o discurso das ruas. O vídeo abordou essas distintas linguagens de maneira singular, seguindo a estrutura definida pelo roteiro: cada parte do filme foi trabalhada individualmente, mas mantendo o horizonte de um produto coletivo que agregasse as experimentações particulares de cada participante. Essas etapas individuais, contaram com momentos de diálogo e troca de experiências, permitindo aos envolvidos na elaboração, acompanhar o desenvolvimento do produto como um todo, podendo trocar opiniões e fazer sugestões.
RESULTADOS
15M LINGUAGENS
O filme apresenta as manifestações de 15 de maio de 2019 em São Carlos, SP, contra as agressões do governo federal às universidades públicas. Quinze mil pessoas participaram deste ato – mais de 1 milhão em todo o Brasil – mostrado no filme a partir da observação de linguagens utilizadas pelos manifestantes. Assim o curta destaca os gestos individuais e do coletivo, bem como as manifestações escritas e entoadas pela multidão, também o discurso presente nas ruas, as manifestações musicais e o diálogo com a sociedade, objetivo final do movimento.
Os resultados obtidos nesta etapa de produção também estão disponíveis no canal DocNomads no Youtube.