Chamada de Trabalhos V!RUS 10 | ">DIY//DO IT YOURSELF!+"


Chamada de Trabalhos V!RUS 10

A décima edição da revista V!RUS pretende discutir processos em que a participação direta de pessoas e grupos produz resultados notáveis, em diversos âmbitos da vida em sociedade. Prioriza-se a ideia de que tal participação pressupõe a auto-organização com pouca ou nenhuma intermediação do Estado ou de grandes corporações privadas, seja na produção de objetos materiais em várias escalas, na produção artística e cultural em suas muitas linguagens, em intervenções urbanas, em reivindicações políticas, na produção e divulgação da informação em geral, no registro e divulgação livre de eventos diversos, entre outros.

Um amplo espectro de questões abre-se a partir dessa ideia central, permitindo relacioná-la com vários campos do conhecimento. Identificamos processos de concepção e produção colaborativa de objetos materiais, desde aqueles situados na escala do corpo até a escala da cidade, incluindo as escalas dos mobiliários e das edificações. Mas consideramos, além disso, processos de comunicação horizontais pouco hierarquizados, tendo como um bom exemplo o uso de redes sociais online como locus de difusão, discussão e debate de ideias e proposições de diversas naturezas, sua característica essencialmente viral e seus eventuais desdobramentos em ações presenciais.

Queremos também ampliar a compreensão de ações participativas e colaborativas para questões relacionadas ao conceito de sustentabilidade, ultrapassando - mas não ignorando - o sentido a ele atribuído pelos estudos ambientais. Propomos entendê-lo como um conceito sistêmico que diz respeito, por um lado, à sustentação e à legitimação de ideias, ações e projetos, nos âmbitos cultural, artístico, arquitetônico, urbanístico, social, ambiental, econômico e simbólico de uma sociedade, entre outros, tanto por seus formuladores, gestores e implementadores quanto por aqueles que constituem seu alvo, e, por outro lado, à capacidade de indução de novas ideias, práticas e concepções que essas realizações possam desenvolver ao longo do tempo.

Nesse sentido abrangente, entendemos que a expressão "DIY//Do It Yourself" dialoga com as noções de permanência e efemeridade, podendo, ainda, referir-se a práticas solidárias, colaborativas, virais, de compartilhamento, produção e consumo, exemplificadas aqui por processos de crowdfunding, carsharing, couchsurfing, economia solidária, construções em mutirão, ocupações autogestionadas, entre tantos outros, e suas reverberações na mudança das mentalidades, nas dinâmicas da vida urbana e na reconfiguração do espaço físico das cidades. Similarmente, esperamos também focalizar processos ricos e promissores intrínsecos à cultura digital, como o hackeamento, o remix, o reuso, as práticas recombinatórias, o mashup, a colagem e a fusão de informações e idéias, em suas várias dimensões.

Entendemos, assim, que o tema "DIY//Do It Yourself" pode abarcar temporalidades e significações diversas, estimulando reflexões transdisciplinares a partir de olhares advindos de várias áreas do conhecimento. Serão bem-vindas tanto reflexões teóricas, conceituais e de caráter histórico sobre processos relacionados ao tema, quanto registros e críticas de realizações, experiências e práticas, de intervenções nos campos da arquitetura, do design, da construção, do urbanismo, da arte, da cultura, da criação sonora e musical, da comunicação e da informática, de obras artísticas, cênicas e audiovisuais, entre outros, nas dimensões dos espaços concretos, virtuais ou híbridos.

Acolheremos com especial interesse trabalhos envolvendo software e hardware livres, seus processos de licenciamento, fabricação digital, interfaces computacionais e suas aplicações, priorizando aqueles com claro papel social. Da mesma forma, esperamos complexizar essa reflexão com contribuições advindas das ciências sociais, da antropologia, da educação, da filosofia, da comunicação, da psicologia, da geografia, da ecologia, do turismo, da computação, do direito e das engenharias, e também com estudos e reflexões sobre experiências em políticas públicas, técnicas construtivas e sustentabilidade sócio-ambiental.

Além de textos e imagens fixas, são bem-vindos peças musicais e depoimentos em arquivos de áudio, projetos de arquitetura, urbanismo e design e a reflexão crítica sobre sua concepção, ensaios fotográficos, animações, vídeos e filmes curtos, apresentações de slides, entrevistas, considerando o interesse do Nomads.usp em explorar as possibilidades de uso de meios digitais para divulgação científica.

As contribuições serão recebidas através do site da revista até o dia 3 de Agosto de 2014, segundo as diretrizes para autores, disponíveis em www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php.

DATAS IMPORTANTES:

_Junho de 2014: primeira chamada de contribuições

_3 de Agosto de 2014: data limite para recebimento de contribuições

_21 de setembro de 2014: envio aos autores de aviso de aceite e solicitações de adequação

_12 de Outubro de 2014: data limite para recebimento das correções dos autores: trabalho final na versão original (português, inglês ou espanhol)

_26 de Outubro de 2014: data limite para recebimento da versão traduzida (português ou inglês)

_Novembro de 2014: lançamento da V!RUS 10

Call for Papers V!RUS 10 | ">DIY//DO IT YOURSELF!+"


Call for Papers V!RUS 10

The tenth issue of the V!RUS Journal aims at discussing processes in which direct participation of individuals and groups produces remarkable results in various spheres of social life. Priority is given to the idea that such participation involves self-organization with little or no intermediation of the State or large private corporations, either in the production of material objects at various scales, or in artistic and cultural production in its many languages, in urban interventions, in political claims, in the production and dissemination of general information, in the registration and free disclosure of several events, etc..

A wide range of matters opens from this central idea, allowing to relate it to several knowledge fields. We identify design processes and collaborative production of material objects, from those situated on the scale of the body to those in the scale of the city, including the scales of furniture and buildings. But we consider, in addition, little hierarchized processes of horizontal communication, taking as a good example the use of online social networks as a locus for dissemination, discussion and debate of ideas and propositions of various natures, its essentially viral nature and its possible outcome in presential activities.

We also want to broaden the understanding of participatory and collaborative actions on issues related to the concept of sustainability, overtaking - though not disregarding - the meaning assigned to it by environmental studies. We propose thus to understand sustainability as a systemic concept that concerns, on the one hand, the sustention and legitimization of ideas, actions and projects in the cultural, artistic, architectural, urban, social, environmental, economic and symbolic areas of a society, both by its formulators, implementers and managers, and by those who are its target as well, and on the other hand, the ability to induce new ideas, practices and concepts that these achievements can develop over time.

In this comprehensive sense, we understand that the expression "DIY//Do It Yourself" dialogues with the notions of permanence and transience, and may also refer to solidary, collaborative, viral practices of sharing, production and consumption, exemplified herein by processes of crowdfunding, carsharing, couchsurfing, solidarity economy, construction work on a mutual aid basis, self-organized occupations, among many others, and its reverberations in changing mentalities, in the dynamics of urban life and the reconfiguration of the cities physical space. Similarly, we also hope to focus on rich and promising processes intrinsic to digital culture, such as hacking, remix, reuse, the recombining practices, the mashup, bonding and fusion of information and ideas, in its various dimensions.

We therefore consider that the theme "DIY//Do It Yourself" can encompass different temporalities and meanings, stimulating transdisciplinary reflections arising from the various areas of knowledge. We welcome both theoretical, conceptual and historical reflections on processes related to the topic, as records and criticism of achievements, experiences and practices, interventions in the fields of architecture, design, construction, urbanism, art, culture, music and sound creation, communication and information technology, and artistic, audiovisual and performing art works, among others, either in the concrete, virtual or hybrid spaces.

We will welcome with special interest studies involving free software and hardware, their licensing processes, digital fabrication issues, computer interfaces and their applications, prioritizing those with clear social role. Similarly, we will be glad to complexify this reflection with contributions coming from the social sciences, anthropology, education, philosophy, communication, psychology, geography, ecology, tourism, computer science, law and engineering, and also studies and reflections on experiences in public policies, construction techniques, and socio-environmental sustainability.

In addition to text and still images, are welcome musical pieces and testimonials in audio files, architectural, urbanism and design proposals with critical reflection on their conception, photographic essays, animations, videos and short films, slide shows and interviews, considering the interest of Nomads.usp in exploring the possibilities of using digital media for scientific diffusion.

Contributions will be received through the journal's website until August 3, 2014, according to the guidelines for authors, available at www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php.

IMPORTANT DATES:

_ August 3, 2014: deadline for receipt of contributions

_ September 21, 2014: submission notice of acceptance and requests to the authors

_ October 12, 2014: deadline for receipt of corrections by the authors: final work in the original version (Portuguese, English or Spanish)

_ October 26, 2014: deadline for receiving the translated version (English or Portuguese)

_ November 2014: release of V!RUS #10