InfoPatrimônio

foPatrimônio foi iniciada no ano de 2014 com o intuito de ampliar a divulgação, interpretação e difusão do patrimônio cultural brasileiro registrado (material e imaterial), com foco inicial no Estado de São Paulo e ampliado em 2016 para todo Brasil. Busca contribuir para a educação patrimonial, a formulação de políticas públicas que fomentem seu registro e sua preservação e o engajamento da população nas ações de promoção e fiscalização da preservação do patrimônio nos quatro níveis de tombamento e registro (municipal, estadual, federal e mundial).

Entende-se que a participação ativa da população nos processos relacionados ao patrimônio é parte importante do conjunto de ações que deve estar presente na educação patrimonial. Flávia Nascimento e Simone Scifoni (2015, p. 35) a caracterizam como a “construção coletiva da ideia de patrimônio, a partir da valorização do olhar dos moradores locais e de suas memórias”. É fundamental a cooperação entre órgãos públicos e cidadãos, em todos os campos do cotidiano, pois são atores fundamentais, sobretudo para a defesa do patrimônio cultural e o fomento da preservação dos bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à história, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira (Constituição Federal).

Desenvolvimento da ação InfoPatrimônio

O InfoPatrimônio iniciou suas atividades pela cidade de São Paulo, adicionando os bens dos três níveis de proteção (Conpresp, Condephaat e Iphan). Posteriormente, foi ampliado para os bens do Estado de São Paulo tombados pelo Iphan. A perspectiva para o futuro é ampliar ainda mais a atuação, apresentando, gradativamente, os bens protegidos por todos os órgãos estaduais e municipais, a partir de dados oficiais obtidos com os órgãos responsáveis (inclusive via Lei de Acesso à Informação). O objetivo final é ser uma plataforma colaborativa com cobertura do território nacional e atualização contínua.

Linha do tempo:
2017 – Conpresp (município de São Paulo), Condephaat (estado de São Paulo), Iphan (Brasil)
Dez. 2017 – Parceria com Inepac para inclusão dos bens do RJ – em andamento
2018 – Estados (AC, AL, BA, CE, GO – lista de 2012, MG, MS, PB, PE, PI, PR, RS, SC, SP)

Figura 1. Abrangência do InfoPatrimônio

Fonte: Sandra S. Soster. 

Os dados já inseridos na plataforma foram obtidos a partir das bases de dados online dos principais órgãos de preservação do patrimônio. A obtenção de dados demandou esforços significativos, utilizando-se a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2012) para solicitação aos órgãos, bem como pesquisas nos sítios do IPHAN, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, do Diário Oficial do Estado de São Paulo e do Diário Oficial do Município de São Paulo, de onde se extraíram as informações necessárias.

Mais informações:

Sobre o Infopatrimônio
Infopatrimônio na mídia

———————————————

A doutoranda é colaboradora voluntária do projeto desde fevereiro de 2017, sendo a única responsável pela inserção de conteúdo.
31.10.2017 – 2.009 bens na plataforma, cerca de 400 em construção
24.02.2018 – 3.136 bens na plataforma, cerca de 900 em construção

Posts Recentes

Be First to Comment

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *