EXPERIMENTOS | EXPERIMENTS
Sessões de projeto com uma equipe de alunos de uma das disciplinas de Projeto do curso de graduação em Arquitetura da EESC-USP, que utilizará o DesignLab para desenvolver uma parte do trabalho de projeto recebendo uma descrição de todos os equipamentos e programas disponíveis, mas sem explicações detalhadas sobre suas possibilidades de uso no processo de criação
Mês a mês:
Junho:
Sessões de Projeto
Entrevista com grupos de Projeto 3:
Para escolher a equipe que esta participando do
experimento foi organizada uma entrevista para os grupos interessados.
Para esta, foi organizada uma reunião entre o grupo Nomads.usp
para discutir o perfil que seria mais interessante para a pesquisa
e elencar uma série de perguntas que poderiam nos auxiliar a
escolher a melhor equipe para a pesquisa. Na entrevista, cada grupo
foi entrevistado separadamente, de forma que um grupo não influenciasse
a resposta dos outros, por seis integrantes do Nomads.usp, sendo estes
o Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano, o doutorando Fábio
Abreu de Queiroz e os alunos de graduação: Rodrigo Schmidt
Seminari (bolsista desta pesquisa), João Paulo Marquesini Soares,
Bruna Maria Biagioni, Raquel Arata e Alex Benito Alves. Para cada grupo
houve uma explicação inicial da pesquisa e as seguintes
perguntas forma realizadas:
1. Que programas que usam, tem domínio? Como aprenderam a usar?
Que programas gostariam que tivesse no DesignLab?
2. Que programas gostariam de usar? E porque não usam?
3. Quando começaram a mexer com computador?
4. Quem tem notebook no grupo? Para que usam, quando e onde?
5. O que vocês fazem para aprofundar seu conhecimento com um hardware
ou software?
6. O que usam no processo de projeto?(materiais e meios)
7. O que contribui para inspiração de projeto?
8. Disponibilidade de horários para trabalhar?
Além disso, perguntamos sobre a organização em julho
da equipe, já que a pesquisa continuará a ser desenvolvida
e explicamos a necessidade do grupo que for escolhido de efetuar o projeto
no DesignLab até o seu termino, mesmo que não esteja ajudando
no processo e da necessidade de participar de entrevistas e discussões
sobre a pesquisa após o termino do projeto.
Com isto procuramos encolher uma equipe que já tivesse envolvimento
com equipamentos informatizados e que tivessem um olhar diferenciado com
o uso de software e hardware no processo, não utilizando só como
ferramenta de finalização do projeto, mas como meio que auxilie
no processo de criação. Após o termino das entrevistas
houve uma discussão entre os integrantes do Nomads.usp que efetuaram
a entrevista, na qual escolhemos a equipe que melhor respondia aos requisitos
discutidos.
Julho:
Sessões de Projeto
Agosto:
Sessões de Projeto
Setembro:
Sessões de Projeto
Outubro:
Fim das sessões.
Novembro:
Entrevista com integrantes sobre o Experimento desenvolvido abarcando questões como:
>equipamentos do designLab
>software que usaram
>software disponíveis
>software que faltam
>opções dos software
>espaço físico (mesas, espaço, cadeiras, etc)
>ambiente (imersão, conforto, etc)
>telas
>processos passados (geral)
Analise preliminar:
Após observar as gravações das sessões e analisar a entrevista pudemos tirar algumas conclusões a respeito dos pontos que foram julgados importantes para a análise das sessões.
Em relação aos equipamentos do DesignLab, As telas se mostraram bem interessantes para a troca de referencias no grupo e o uso para colocar vídeos que os inspirassem. As caixas de som também foram usadas durante todo o processo de forma que pudessem projetar ouvindo algo que lhes interessasse ou que os ajudassem a se concentrar, ou a se inspirarem.
Porém houve uma dificuldade para os integrantes do grupo de fazer a troca das telas entre os computadores pessoais, já que existe uma grande quantidade de fios e eles não estavam indicados claramente à que tela, ou projetor, pertenciam. Isso levou o grupo a não usar todas as telas nas sessões se focando a utilizar apenas a TV LCD nas ultimas sessões e os computadores pessoais. Outro fator que levou a o uso de apenas algumas telas foi o fato de ser uma equipe de seis pessoas em uma sala pequena, o que levava a sempre ter alguém na frente das projeções.
A quantidade grande de fios, dos mouses, telas, som, teclados, projetores e internet, levavam a sala a sempre parecer desorganizada. E atrapalharam, como dito anteriormente, um uso mais interessante da sala.
A parte de prototipagem não foi usada, devido ao atraso da chegada dos equipamentos e o tempo do exercício, já que está parte necessita de um tempo muito grande para seu entendimento e uso no processo.
O curto período do projeto levou o grupo a não procurar outras ferramentas ou programas para desenvolver o trabalho, fato este que foi ampliado devido à falta de uma apresentação de todos os equipamentos. Outro fator que pode ter levado a isso que foi discutido na entrevista foi a escala do projeto, que também pode ter influenciado no uso dos software, já que se tratava de um programa de escola do FDE com um programa muito definido e poucas possibilidades de alteração. Assim sendo os programas conhecidos pelos integrantes já davam conta do que eles precisavam.
Além, disso tivemos problemas como incompatibilidades entre alguns software com algumas versões dos sistemas operacionais dos computadores do laboratório, fazendo com que os próprios usuários viessem a deixar os programas de lado em fases de projeto em que não são fundamentais., ou ter que usar seus próprios computadores.
Na parte da imersão o grupo se sentiu mais focado no projeto. Espaço isolado para esta finalidade levou grupo a se dispersar menos durante as sessões comparando com processos passados.
Como o espaço é provido de dois computadores durante as sessões foram usados outros computadores, com isso o espaço da mesa ficou bem limitado, de forma que os participantes do experimento não tinham espaço para esticar uma folha para desenhos a mão. Porém, o uso das "isabelitas" se mostrou muito interessante para o desenvolvimento do projeto e interação com a sala, pois eles podiam diversificar o uso dependendo da reunião, o que não seria possível com a mesa disponibilizada anteriormente.