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[*] ENTENDIMENTO TEÓRICO


Dentro desta grande ação, compreendem-se a relação entre teoria de sistemas e processo de criação do zip, bem como entre aquele e os produtos vestíveis - interação entre as partes; a sistematização em categorias analíticas de exemplos buscados; levantamento de soluções técnicas sobre eletrônica; bases em um horizonte teórico sobre comunicabilidade - através de Weaver e MacLuhan - mobilidade e portabilidade - através de conceituações a partir de Howard Rheingol; e a relação de processo de design "loop feedback" com o processo de criação zip.

Compreende:
_relacionar teoria da complexidade e cibernética com o processo de concepção da z.IP;
_relacionar teoria dos sistemas com o produtos obtidos do z.IP;
_sistematização dos objetos interativos na escala do corpo [levantamento > classificação]

 

[*] PROCESSAMENTO
Os dados obtidos do entendimento teórico serão processados e gerarão documentos que ficarão online no site do z.IP. Tais produtos serão utilizados para fomentar as discussões nas reuniões, permitindo que se tome decisões tanto de processo, quanto de produto.

Ações:
_disponibilizar os textos online [veja +]
_relacionar o entendimento teórico com o processo de projeto e os produtos

 

[*] CONCEPÇÃO
A partir do entendimento teórico e do processamento, as reuniões serão destinadas a conceber os objetos, tendo em vista três aspectos:

_o processo de concepção como um
O pensar complexo pretende articular o todo com as partes, o global e o particular num ir e vir incessantes. [TRAMONTANO, 2008]

_[os produtos deverão fazer parte de um sistema] o que pressupõe que sejam entendidos como partes de um todo. Dessa forma, o sistema somente se realizará de forma plena na relação entre os objetos, interatores e o ambiente em que se encontram.

_[a imprevisibilidade dos resultados] as relações entre os objetos, interatores e o ambiente são estabelecidas de forma preliminar, considerando-se que novas relações irão emergir da utilização dos objetos - como explicou Bertalanffy:
Um sistema é maior do que a soma de suas partes porque consiste nessas partes mais a maneira como as partes se relacionam umas com as outras e, além disso, mais as qualidades que emergem dessa relação.
Tal consideração faz com que os produtos do processo em andamento no grupo z.IP estabeleçam diversas relações não projetadas, reforçando que o sistema só estará completo quando houver a participação dos interatores e do ambiente, além dos objetos.

[*] PRODUÇÃO

OBJETO# 01

O primeiro objeto a ser construído será um adereço provido de uma unidade de processamento, módulo GPS e atuadores de vibração, onde a entrada do sistema de posicionamento de dados global e a atuação de vibração funcionam para dar retorno imediato ao usuário. Dados serão coletados ao longo do dia, marcando o percurso de quem usa o objeto. À noite o objeto é sincronizado com o servidor que, a partir dos dados dos últimos dias, gera o cotidiano da pessoa. Com isso, nos dias seguintes, o usuário recebe estímulos tácteis quando sair da área central da cidade onde vive.

[*] REUNIÕES

[17.NOVEMBRO.2009]
zIP

1. Análise do que foi comprado ao longo do projeto zIP

2. Início do relatório finalde atividades.

[13.OUTUBRO.2009]
zIP

1. Discussão da comunicação - Reunião segunda entre Matheus e Armando - primeiro teste

2. Refazer parte do output imediato

3. Idéia do "Faça seu R.astro"- colocar o passo-a-passo e modos de fazer no site do R.astro

4. Fazer parte técnica do vestível (desenhos,etc)

[06.OUTUBRO.2009]
Matheus+Camila

1. Terminar pra funcionar
Relatar o que fizemos para por no site e auxiliar o relatorio
Relacao do que comprou e onde usou
Realizar teste e relatar
Introduzir dados técnicos

[30.SETEMBRO.2009]
Nomads

1. Reunião geral - balanço.

[29.SETEMBRO.2009]
zIP

1. Fase de testes da comunicação entre hardware e software.

[22.SETEMBRO.2009]
zIP

1. Vestível finalizado e hardware sendo inserido.

2.Formulação do vídeo em animação pra revista v!rus.

[16.SETEMBRO.2009]
zIP

1. Últimos reparos no vestível

2.Formulação do vídeo em animação pra revista v!rus.

[15.SETEMBRO.2009]
zIP

1. Problemas a serem revistos:

[09.SETEMBRO.2009]
zIP

1. Finalização do conceito do vestível.

2. Adaptações foram feitas no vestível de modo a ser utilizado por pessoas de diferentes sexos e tamanhos.

3. Formulação de moldes em jornal.

[01.SETEMBRO.2009]
zIP

1.Discussão com o grupo sobre os tecidos comprados e as idéias de vestíveis.

2. Testes com parte elétrica.

3. Discussões sobre o vídeo para o lançamento da revista vírus.

4. Testes com máquina de costura e protótipos.

[26.AGOSTO.2009]
Rogrigo+Camila

1.Novos testes e protótipos do R.astro baseado nessa nova roupagem do objeto (deixando de ser um cão em si mas tendo esse conceito inserido no objeto como parte gráfica ou outras referência)

[25.AGOSTO.2009]
zIP

1. Discussões sobre o vestível: o fato de usar o cachorro como referência dificulta a execução do projeto e sua utilização por homens e mulheres. ( referências citadas: Maria Bonita, Tsé-Tsé e Issey Miyake)

2.Possibilidade de vestíveis como acessórios e não como roupa em si, para que ele possa ser usado de modo complementar ao cotidiano e não de modo obrigatório.

3.Idéia do cachorro ser usado de forma gráfica no vestível e não o vestível ser literalmente um cachorro.

4. Uso do tule como matéria-prima para o vestíve. Tecnologia a mostra no tecido transparente. Uso de fios coloridos ao inves de tecidos inteligentes.

5. Data para entrega do objeto: 25 de setembro

6. Matheus: finalização do circuito e do programa

Rodrigo e Camila: testes com tecidos e design no objeto

Armando: interface

[17.AGOSTO.2009]
zIP

1. Decisões gerais

[11.AGOSTO.2009]
Éos + zIP

1. Reunião para discutir o que ainda deve ser finalizado nesses projetos do Nomads.

2. João: Narração sobre a Éos e as propostas para as dificuldades encontradas e julho.

3. Matheus: Listagem de materiais e consulta de preços de peças eletrônicas.

4. Definição de outro nome para o objeto I. Idéia do nome r.Astro (R-repensar caminhos, rastros; Astro-cão do desenho "Os Jetsons")

5. Problemas de comunição ainda nao foram resolvidos.

6. Testes com o Vibra Call: problemas sensoriais da vibração no corpo e o rabo do cachorro e os futuros problemas de energia. Duração do out put ao sair da centralidade e a existencia de um output para a volta ao percurso comum (como seria? tipos diferentes de vibração?Emissão de sons?)

7. Fechamento do design do objeto: materiais, estrutura, costura etc dependendo dos tamanhos das peças. (Ideia do relógio, cinto, bico-de pato, pulseiras, etc)

8. Cronograma para fechamento do objeto.

[17.JUlHO.2009]
Nomads

1. Reunião para apresentar o que foi feito durante o mês de julho estabelecendo comparções e discussões acerca dos objeto D.O.S.

2. Mudou-se o nome do ObjetoI para R.astro.

[15.JUlHO.2009]
Rodrigo+Matheus+Camila

1.

manhã :comprar tecido para revestimento (pelucia e transparente) e velcro
comprar caixinhas para motor
comprar baterias 9V (3)
testes com o vibracall para cauda
tinta (tecido ou spray)
terminar estrutura
montagem interface
contato com a eletrica

tarde: costura (nariz-plastico; velcro; rabo)
chips prontos - montagem
testes

[14.JUlHO.2009]
Rodrigo+Matheus+Camila

1. Estudo do vestível e das partes que irão compor o xipo.

2. Finalização dos textos para o site e interface.

3. Hardware e Software.

4. Refazer parte gráfica da Interface.

[09.JUlHO.2009]
Rodrigo+Matheus+Camila+ Marcelo

1. Discussões sobre o conceito do objeto I e nome (decidiu-se ser xIPo)

2. Discussões sobre a linguagem do site (Interface e página no site do z.IP)

Linguagem

Site e interface
Linhas;
Percursos;
Sobreposição de redes;
Caminhos que se cruzam e se afastam;
Linhas que formam a cidade;
O cão como referência.

[08.JUlHO.2009]
Rodrigo+Matheus+Camila+ Marcelo

1. Discussões sobre a integração do hardware no vestível.;

2. Discussões sobre a linguagem do vestível, conceito do objeto I e qual tecido se adapta melhor

Linguagem

Objeto
Uso cotidiano.
Tecido que pode ser usado em várias partes do corpo.
Objeto dividido em partes ou tudo concentrado num lugar??
Caráter infantil (animais que se prendem nas costas)? - Pesquisa de acessórios lúdicos.
Questão da tecnologia integrada a objetos ou símbolos do cotidiano.
Visão do cão como animal social de excelente relacionamento com os homens;esperto; explorador; que demarca o território; que possui excelente capacidade olfativa a qual o permite localizar e rastrear diversas coisas e ângulo do visão amplo

3. Pesquisa sobre tecidos inteligentes

[07.JUlHO.2009]
Armando+Rodrigo+Matheus+Camila

1. Cronograma de julho:

2. O Conceito do objeto I: (ver+)

[06.JUlHO.2009]
Armando+Rodrigo+Matheus+Camila+Marcelo

1.Realização do cronograma de julho baseado nas tarefas:

[01.JUNHO.2009]
Nomads

1. Seminário FLASH! 03 OBJETOS INTERATIVOS [ver+]

[27.MAIO.2009]
Armando+Rodrigo+Matheus+Camila+Marcelo

1. Reunião para formulação do papper para o FLASH! 03.

[06.MAIO.2009]
Armando+Rodrigo+Matheus+Camila+Marcelo

1. Reunião para rever o cronograma do zIP e atualizar as tarefas. Andamento com o site que ficou desatualizado desde a saída da Ana do projeto.

[28.NOV.2008]
Fábio+Cynthia+Marcelo+João+Ana

1. Revisão da reunião de sexta-feira [21.11.2008] - para situar Cynthia, Fábio e João no andamento do z.IP

[24.NOV.2008]
Fábio+Cynthia+Marcelo+João+Ana

1. Revisão da reunião de sexta-feira [21.11.2008] - para situar Cynthia, Fábio e João no andamento do z.IP

2. z.IP irá focar-se na teoria dos sistemas, Éos no design para a experiência.
[lembrando que quando consideramos os objetos z.IP como um sistema, também consideramos as pessoas como partes deste]

2. Exploração da comunicação interpessoal via objetos vestíveis: talvez não devesse ser o foco do z.IP, pois nosso interesse não é tanto testar a comunicação entre esses objetos mas, sim, observar quais comportamentos emergem da interação entre interatores, objetos, ambiente, etc.

3. Internet Avançada: poderá abrigar as interfaces gráficas relacionadas aos vestíveis, as quais poderão tanto ser inputs quanto outputs dos objetos

4. Imprevisibilidade: faz parte do experimento e do processo de design - contribuição do Design para a Experiência

5. Algumas das características aventadas para os objetos:
_captação de dados de forma ubíqua
_o objeto deve acrescentar outra dimensão, uma outra camada, à realidade em que o interator se encontra
_aproveitar os objetos ou vestimentas que já utilizamos como suporte para os objetos [mochila, tênis, roupa, óculos, etc..]
_deve haver um feedack imediato para o interator, dado pelo objeto
_os objetos devem estimular o compartilhamento de informações individuais com um grupo, aumentando as possibilidades de trocas entre os indivíduos [isso, por si, já é uma forma de comunicação]

6. propostas de objetos:

||OBJETO 01||
_explora os deslocamentos físicos das pessoas na cidade [mapeamento dos percursos das pessoas dentro da cidade - em que cidade você mora??]
_identificação de centralidades e periferias
_cidade como sobreposição de redes

[quem mais passou nos mesmos lugares em que estive hoje? há quanto tempo passaram por lá? eu cruzei com algum deles? quanto eu me desloco na cidade?]

_o objeto será recarregado [energia] via USB, pois, nesse momento, também ocorrerá a sincronização do dispositivo com o site na internet
_mapeamento via GPS das latitudes|longitudes do objeto
_mapeamento do tempo de duração do trajeto de cada parte do trajeto
_site: irá reunir os dados das posições em que o objeto esteve durante o dia, gerando gráficos de posição e tempo - conformando mapas de deslocamento pelo território urbano
_cada usuário visualizará seus mapas e os dos outros, possibilitando a comparação entre os locais em que ele mais passa ou permanece na cidade e os dos outros usuários. Isso permite aos usuários cruzar diversar informações, estreitando a relação entre usuários distantes

||OBJETO 02||
_explora a ampliação da realidade em que se está inserido, cuja compreensão do todo não é possível por limitações do próprio corpo. Por exemplo: não enxergamos o que está acontecendo depois que passamos por um lugar, pois este vai ficando para trás de nós e, dessa forma, não conseguimos ver

_captura de imagens [fotos] por um dispositivo instalado nas costas
_tirar algumas fotos seguidas, para vê-las em sequência posteriormente através do site [4 fotos é o suficiente?]
_o objeto será recarregado [energia] via USB, pois, nesse momento, também ocorrerá a sincronização do dispositivo com o site na internet

||OBJETO 03||
_paralelismo: [muitas coisas acontecem ao nosso redor sem que tomemos ciência]

_é impossível notar todos os estímulos com que tomamos contato no cotiano, pois o cérebro encarrega-se de filtrá-los
_como vejo e como sou visto?
_Berkeley: só existo se sou percebido

_objeto captura sons e imagens [fotos ou vídeos?], armazenando-os em uma memória flash
_o usuário será avisado segundos antes do dispositivo ser acionado, para que as imagens e sons não sejam captados em momentos inoportunos
_o objeto será recarregado [energia] via USB, pois, nesse momento, o dispositivo recebe via internet a programação com os horários do dia seguinte
_o site da internet irá sobrepor as imagens aos sons, reconstituindo alguns fragmentos do dia da pessoa que utilizou o objeto em uma narrativa

 

[21.NOV.2008]
Marcelo+Armando+Matheus+Gabriel+Tarsila+Ana+Rodrigo

1. Definições de hoje = [quais as relações entre objetos, interatores ambiente] + [quantos objetos faremos, se serão vários iguais ou vários distintos entre si]

2. | ÊNFASE NO SISTEMA | Aspectos da teoria da complexidade, preconizados por Bertalanffy [ver mais], que estarão no nosso horizonte ao pensarmos nos produtos:
_ todo composto por partes;
_ partes se relacionam pra formar o todo;
_ da interação entre as partes emergem novas qualidades.

3. Imprevisibilidade e design para experiência

4. MEDIAÇÃO: transformação de uma informação em mensagem, o que significa que o output causará uma reação no receptor baseada nas experiências de vida que este possuir. Com isso, uma mesma mensagem será percebida pelos seus receptores de formas completamente distintas.

5. INTERFACE: é um sistema de comunicação, que transmite uma mensagem. A tela de um computador, por exemplo, é uma parte de uma interface - a parte gráfica. Entretanto, o termo interface engloba tudo que está envolvido na transformação de uma informação.

6. discussão de hipóteses de objetos
_conectar pessoas, transportá-las para uma [mesma] outra realidade
_transportar a pessoa para um outro lugar, um lugar virtual
_explicitar elementos do lugar em que a pessoa está
_estimular a memória
_requalificar [?] o lugar em que a pessoa está


7. características definidas:
_comunicação não síncrona: permite, também, conectar os objetos interativos com outros equipamentos e objetos. Permite utilizar internet
_comunicação entre o ambiente e o usuário [o objeto traz uma dimensão virtual para o ambiente, transformando-o num lugar híbrido]
_estimular o questionamento a respeito do lugar onde a pessoa está
_o objeto pode ser recarregado via usb: tanto para energia, quanto para sincronização [trocar o conteúdo sempre]

[[FOMOS NOMADS POR UMA SEMANA]] ???????

 

[14.NOV.2008]
Marcelo+Armando+Victor+Matheus+Murilo+Gabriel+Tarsila+Ana

1. Apresentação do z.IP para Armando, recém ingresso no grupo

2. Discussão das possibilidades de relação entre os indivíduos e os objetos que estamos propondo
Do sistema farão parte:
_ 2 indivíduos: i1 e i2 [e quantos mais tiverem, de acordo com o número de objetos]
_ 2 objetos: o1 e o2
_ 1 grupo, do qual i1 e i2 fazem parte
_o ambiente em que estão inseridos [contexto]

Algumas das possibilidades colocadas em questão:
_um indivíduo interage com o objeto do outro, visando interagir com o outro indivíduo: [i1 > o2 > i2] e [i2 > o1 > i1]
_um indivíduo interagem com o grupo através dos objetos dos outros indivíduos [i1 > o2+..+on > grupo]

_um indivíduo relaciona-se com seu próprio objeto, tendo algum retorno [i1 > o1 > i1]
_o indivíduo se relaciona com o ambiente através do seu objeto [i1 > o1 > ambiente]
_o grupo se relaciona com o indivíduo através do objeto deste [grupo > o1 > i1]
_quando existirem vários grupos, os grupos poderão interagir uns com os outros através dos objetos dos indivíduos [grupo > o1+...+on > grupo]

3. Considerar grupo e indivíduoora como agentes receptores, ora como transmissores

4. Repensar os sentidos humanos, que podem ser considerados 8:
_tato, visão, olfato, paladar, audição
_perceber o espaço
_auto percepção no espaço
_sexo

5. Explorar a memória dos usuários como forma de resgatar sentimentos, sensações [estimular as redes neurais]

6. Os objetos que se comunicam à distância podem ser fonte de informação a respeito de novas possibilidades de comportamento, mais do que de formas de comunicação.

 

[24.OUT.2008]
10h00_PARTICIPAÇÃO DA ANA NA REUNIÃO DA ÉOS

Murilo+Marcelo+João+Cynthia+Carolina+Bruna+Andrei+Ana

14h00_PARTICIPAÇÃO DO JOÃO NA REUNIÃO DO z.IP
Tarsila+Victor+Elza+João+Gabriel+Rodrigo+Marcelo+Ana

1. foco no processo,
produtos varios, nao so as pecas de vestíveis, mas também as informações, as sistematizações

2. questão tecnica muito mais importante do que em outros projetos

3. partes do sistema têm q interagir
relacionar o processo com a teoria de sistemas

4. McLuhan: questao da mensagem como conjunto de elementos que vão compor a questao da informação

5. shannon/weaver
dentro do projeto dos, estamos utilizando tais conceitos de mobilidade
[comunidades virtuais com celular] > rheingold: smart mobs

6. archigram> questao da mobilidade

7. alguma coisa que vc saia da 001 e fique conectado com o nomads

8. busca de dispositivos de sistema solar para armazenamento de energia > matheus

9.questão do habitar expandido
nomadismo

10. a equipe entenda o que a equipe está fazendo
diferença de mobilidade e portabilidade
questoes técnicas

11. mobilidade: aquilo que eh movel
portabilidade: aquilo q vc pode carregar

 

[10.OUT.2008]
apresentação de slides [marcelo]] || MUNDO, INÍCIO DO SÉCULO XX ||

Murilo+Marcelo+João+Cynthia+Carolina+Bruna+Andrei+Ana

 

[26.SET.2008]
REUNIÃO CONJUNTA z.IP+ÉOS

Marcelo+Armando+Victor+Matheus+Murilo+Gabriel+Tarsila+Ana+Bruna+Cynthia+Elza+Rodrigo+Fábio+Carolina

1. Elza iniciou comentando sobre a conversa Ana+Elza+Marcelo

2. Sugestão fazer um site dos vestíveis: importância para organizar os arquivos, contempla o processo, colocar as imagens, referências
[blogger]

3. Cynthia: apresentação de projetos do nomads, em especial, da Éos. Komunikátor
Explorações sobre o comportamento da cortina em relação aos usos do nomads... Qual o comportamento quando alguém está sozinho, quando tem muito sol, quando tem muita gente, quando não há ninguém?

4. Discussão sobre a questão da narrativa, das relações, da mensagem, como foco do projeto - mais importante do que o objeto em si.
Ex: Tapete Edison [nomads.usp]; Luminária Diolinda

5. Sobre os vestíveis, pensar as histórias que queremos passar com o objeto.
Experiência: que tipo de experiência a pessoa terá quando interagir com o objeto?
Qual a mensagem?
[objeto é aquilo que carrega a narrativa]

6. João: devemos pensar, além das questões conceituais, narrativas, na construtibilidade desses objetos. Aproveitar a transdiciplinaridade do momento em q vivemos, uma vez que temos pessoas da elétrica parti

[*] THEORETICAL UNDERSTANDING


Within this bigt action, understand the relationship between systems theory and process of creating the zip, and between that and the products wearable - interaction between the parties, in the systematic analytical categories of examples searched; survey of technical solutions on electronics ; bases in a theoretical horizon of communicability- by Weaver and MacLuhan - mobility and portability - using concepts from Howard Rheingol, and the relationship of process design "loop feedback" with the process of creating zip.

Comprises:
_ relate theory and cybernetics complexity with the process of design of z.IP;
_ relate theory of systems with products from de z.IP;
_ systematization of interactive objectson the scale of body [lifting > classification]

 

[*] PROCESSING
The data obtained from the theoretical understanding will be processed and generate documents that will be online on the website z. IP. Such products shall be used to promote the discussions in meetings, allowing decisions both process and product

Actions:
_ make the texts online [see more]
_ relate the theoretical understanding with the process of designing and productss

 

[*] DESIGN
From the theoretical understanding and processing, the meetings will be to design objects with regard to three aspects:

_the design process as a
The complex mind seeks to articulate the all with the parties, the global and the particular constant coming and going. [Tramontano, 2008]

_[the products should be part of a system]which means that are perceived as parts of a whole. Thus, the system only take place in full in the relationship between object, who interacts and the environment where they are.

_[the unpredictability of the results] the relationships between objects, interatores and the environment are set in a preliminary, considering that new relationships will emerge in the use of objects - as explained Bertalanffy:
A system is greater than the sum of its parts because consist in this parts more the way like the parties parties relate to each othe and,furthermore, more the qualities that emerge in the relationship.
This consideration makes the products of the ongoing process in the group z.IP to establish various relationship
not designed, strengthening that the system will only be complete when the participation of who interacts and environment, besides the objects.

[*] PRODUCTION

OBJECT #01

The first object to be constructed will be a appliances self-propelled, a module GPS and actuation vibration Where the data global positioning system input and the actuation of vibration work to give immediate feedback to the user. Data will be collected throughout the day, marking the metreslong who uses the object. The night the object is synchronized with the server, from the data of recent days, generates a daily routine of the person. With this, in the following days, the user receives tactile stimuli when emerge from its central area of the city where you live.