press release

> voltar à Segunda e-pesquisa

> voltar à página inicial Nomads.usp

> resultados da primeira e-pesquisa

Como mora o brasileiro hoje? E como gostaria de morar? Para ajudar a responder a perguntas como estas, o Nomads.usp, Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida, da Universidade de São Paulo, está lançando a segunda edição de sua pesquisa via internet, que visa mapear como a parcela da população com acesso à rede está utilizando seu espaço doméstico.

Trata-se de um conjunto de quarenta perguntas a ser respondido através do site do Nomads.usp, procurando saber como as pessoas estão usando o computador em casa, se um casal deve ou não dividir a mesma cama, mas também entender melhor o que se passa entre as quatro paredes de um banheiro, e se todo mundo ainda gostaria que ele tivesse mesmo quatro paredes...! Nessa sua segunda versão, a pesquisa abrangerá um universo mais amplo, incluindo populações de menor renda que acessam a internet em telecentros públicos.

O Nomads.usp tem um histórico de pesquisas que visam repensar o desenho dos espaços da habitação contemporânea, considerando sua história, as transformações ocorridas no perfil demográfico de seus moradores, e suas atuais tendências comportamentais. O Núcleo tem trabalhado sobre o redesenho tanto de espaços como do design de mobiliário, propondo, além de novas estruturas espaciais, a elaboração de um repertório construtivo que priorize preocupações de cunho ambiental. Também fazem parte das linhas de pesquisa do Nomads.usp a análise da habitação metropolitana atual, incluindo apartamentos, flats, e conjuntos horizontais de habitação abrigando população de todas as classes sociais, além de estudos sobre os recentes impactos das novas midias na vida cotidiana e no espaço de morar, e a busca por ampliar o acesso à comunicação mediatizada à população de menor renda.

A Segunda e-pesquisa Nomads Comportamentos & Espaços de Morar poderá ser respondida até o início do mês de junho, e os internautas concorrerão a kits Nomads, sorteados semanalmente. Para mais informações, contactar diretamente o Nomads.usp.

 

 

.