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Já
no imediato pós-guerra, as atividades dos escritórios
se viram otimizadas pelo uso de diversos
meios de comunicação à distância.
Esta
idéia de otimização do trabalho profissional
acabou sendo trazida para o ambiente doméstico. Os computadores
começam a fazer parte do equipamento da habitação
nos anos 1980, e, elitizadamente no início, banalizarem-se na habitação
das classes mais abastadas na década seguinte. Possibilitavam,
num primeiro momento, a realização das atividades de
trabalho profissional em casa, minimizando
a necessidade de se estar presente
fisicamente
na empresa.
Em seguida, passaram também a auxiliar tarefas tipicamente
domésticas, tanto no gerenciamento da habitação,
como em atividades de lazer e entretenimento.
Os
impactos causados pelas mídias no ambiente doméstico podem
ser divididos em duas instâncias: impactos diretose impactos induzidos.
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No
fim dos anos 80 e começo dos anos 90, a Internet
já se via banalizada e largamente utilizada em empresas,
associações, e, dentro do espaço doméstico,
começa a sugerir traços de isolamento e busca de privacidade
no uso dos meios de acesso à rede. Neste espaço, a relação
entre os membros do grupo familiar passava a admitir a escolha entre convívio
ou isolamento, em função do amplo uso de novas mídias,
assim como a flexibilização do uso do ambiente doméstico
parece ser uma preocupação bastante relevante na conceituação
deste espaço.
Definida pela introdução de equipamentos e técnicas
aqui mencionados, a função dos cômodos da casa convencional
tende, assim, a permanecer em constante alteração. Ultrapassando
os limites da moradia, o uso de equipamentos móveis, como
laptops e telefones celulares, possibilita a realização
- eventualmente, a transferência - de funções tradicionalmente
ligadas aos interiores domésticos em todo o território urbano,
recolocando a noção de habitar a cidade.
Na verdade, as semelhanças entre espaços concretos
e virtuais são várias, já que se espera que ambos
sejam flexíveis, permitindo a sobreposição de
funções, mas também que sua produção
ocorra a partir de princípios estéticos e filosóficos
que reflitam o contexto em que se inserem. |
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