Já no imediato pós-guerra, as atividades dos escritórios se viram otimizadas pelo uso de diversos meios de comunicação à distância. Esta idéia de otimização do trabalho profissional acabou sendo trazida para o ambiente doméstico. Os computadores começam a fazer parte do equipamento da habitação nos anos 1980, e, elitizadamente no início, banalizarem-se na habitação das classes mais abastadas na década seguinte. Possibilitavam, num primeiro momento, a realização das atividades de trabalho profissional em casa, minimizando a necessidade de se estar presente fisicamente na empresa. Em seguida, passaram também a auxiliar tarefas tipicamente domésticas, tanto no gerenciamento da habitação, como em atividades de lazer e entretenimento.
Os impactos causados pelas mídias no ambiente doméstico podem ser divididos em duas instâncias: impactos diretose impactos induzidos.

Nomads.uspAUTOMAÇÃO RESIDENCIALAPARTAMENTO METROPOLITANOPESQUISALIVRARIAHABITAÇÃO E AMBIENTEentrevista com Roti Nielba Turinos tripulantes do Nomadslinks LINKS linkseventos nomads.usp: corpo trabalho....livraria....pingpongpingponghabitação metropolitanacasa Y_ Kazuyo Sejimaartigos on lineU Blanca, por TOYO ITOMOBeq
automação residencial

No fim dos anos 80 e começo dos anos 90, a Internet já se via banalizada e largamente utilizada em empresas, associações, e, dentro do espaço doméstico, começa a sugerir traços de isolamento e busca de privacidade no uso dos meios de acesso à rede. Neste espaço, a relação entre os membros do grupo familiar passava a admitir a escolha entre convívio ou isolamento, em função do amplo uso de novas mídias, assim como a flexibilização do uso do ambiente doméstico parece ser uma preocupação bastante relevante na conceituação deste espaço.
Definida pela introdução de equipamentos e técnicas aqui mencionados, a função dos cômodos da casa convencional tende, assim, a permanecer em constante alteração. Ultrapassando os limites da moradia, o uso de equipamentos móveis, como laptops e telefones celulares, possibilita a realização - eventualmente, a transferência - de funções tradicionalmente ligadas aos interiores domésticos em todo o território urbano, recolocando a noção de habitar a cidade.
Na verdade, as semelhanças entre espaços concretos e virtuais são várias, já que se espera que ambos sejam flexíveis, permitindo a sobreposição de funções, mas também que sua produção ocorra a partir de princípios estéticos e filosóficos que reflitam o contexto em que se inserem.