Revitalização do campus universitário USP – São Carlos

25 de junho de 2019 - Post
Revitalização do campus universitário USP – São Carlos

Entrega final “Desenvolvimento Integrado de Edifícios e BIM”

Este projeto arquitetônico, de caráter preliminar, teve por objetivo propor uma intervenção na região central do Campus 1 da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, São Carlos. A intervenção propõe a revitalização e adensamento da área, mantendo os usos existentes e comportando usos futuros, desenvolvendo iterações e fluxos entre as pessoas e os diferentes espaços.
O processo de projeto se deu de forma colaborativa entre diferentes atores utilizando plataformas que permitiram o compartilhamento de informações. Como premissas de concepção de projeto, tem-se a utilização de módulos e esquadrias provindas do E1, edificação que serviu de inspiração para a continuidade da proposta inicial do campus. Foram desenvolvidas propostas de duas novas edificações nomeadas como E2 e E3, além de praças, espaços, passarelas e escadarias de conexão entre o entorno dos prédios propostos e existentes.