Mapa de intervenção

O mapa mostrado é um dos produtos da pesquisa e base para o experimento e foi feito a partir das Fotocolagens, que são painéis de edição virtual realizados durante a ação denominada Workshop Olhares de Brotas, realizada pela doutoranda Jessica Aline Tardivo, com o apoio do grupo de pesquisa NOMADS.USP e orientação da Profª Drª Associada Anja Pratschke.

Os paineis são formados através de um conjunto de fotografias, que através de processos de edição acabam por conformar uma imagem híbrida. As fotografias base desses painéis foram tiradas durante o experimento de Tardivo por um grupo de alunos da escola municipal Álvaro Callado, na cidade de Brotas, interior de São Paulo.

Esse grupo foi dividido em 4 sub-grupos: ornamentações, grades e ferragens, aberturas e letreiros/vegetação. As temáticas de cada sub-grupo serviram para direcionar o olhar dos alunos para determinados elementos da cidade a serem fotografados. Ao final do percurso, todos depositaram suas fotos em um banco de imagens, que foi utilizado como repositório para a confecção das fotocolagens.

Sendo assim, foram escolhidas 5 fotocolagens das 22 produzidas para a presente pesquisa. Foram procuradas as fotos que originaram cada um dos painéis no banco de imagens, e posteriormente encontrado na cidade o local onde estas imagens foram fotografadas.

Fotocolagem 01
Fotocolagem 02
Fotocolagem 03
Fotocolagem 04
Fotocolagem 05

Após o georreferênciamento das imagens, buscou-se informações históricas a respeito do conteúdo exposto na fotografia, sendo essas informações adicionadas de maneira textual ao local da fotografia, criando o mapa mostrado aqui, onde pode ser visto a foto, o seu local e as informações históricas sobre o lugar

Dessa forma, o mapa produzido serviu de base para a colocação das informações históricas coletadas em realidade aumentada na cidade de Brotas, convidando a comunidade a desfrutar de um espaço híbrido com uma sensorialidade que envolve espaço material e espaço virtual conjuntamente.