SAP-5846, “Habitação, Metrópoles e Modos de Vida”
Prof. Dr. Assoc. Marcelo Tramontano
Objetivo da disciplina: O ponto focal da disciplina é o estudo da habitação contemporânea urbana brasileira, no que concerne as relações entre seu desenho atual, sua história recente, a evolução dos modos de vida de seus ocupantes e a evolução das cidades e da sociedade. Para isso, quer-se analisar os principais modelos que têm contribuído para caracterizá-la – as maneiras de morar dos primeiros colonizadores, o modelo burguês parisiense oitocentista, a habitação modernista do entre-guerras europeu –, além de mapear tendências posteriores à Reconstrução européia, no segundo pós-guerra. Inclui-se um exame desses desenvolvimentos ao nível do desenho dos mobiliários e equipamentos dos interiores domésticos, relacionando-os com usos, hábitos e processos produtivos. O nascimento e a evolução da metrópole moderna, da industrialização das cidades aos nossos dias, é o pano de fundo sobre o qual se situa o espaço doméstico e onde se desenrola a vida cotidiana.
Título da Monografia apresentada: Paisagem sonora sob contexto das transformações da cidade e seus modos de vida.
Resumo:
A presente monografia propõe uma aproximação sobre o conceito de paisagem sonora à arquitetura, considerando sons de espaços de comum circulação na cidade relacionando-os às transformações urbanas decorridas da industrialização, arquitetura e modos de vida da cidade. O aumento populacional das cidades, mecanização dos transportes, práticas comerciais e domésticas, bem como o advento de meios eletrônicos e digitais móveis trouxeram preocupações com paisagem sonora, fazendo o termo ‘poluição sonora’ largamente conhecido.
Segue em anexo um pasta de dados com áudios gravados entre os dias 19 e 21 de julho, junto a suas respectivas informações para exemplificação do reflexo dos modos de vida na paisagem sonora urbana. Os áudios são uma pequena amostra de diferentes locais da cidade de São Carlos, Estado de São Paulo, gravados em dias úteis, a fim de demonstrar a atividade local do bairro para uma breve análise comparativa.
A monografia se faz útil e complementar à pesquisa de mestrado “Entornos Híbridos: interfaces sonoras e espaços públicos”, parte do Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos.
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SAP-5868, disciplina “Espaço, Lugar e Espacialidade da Cidade Contemporânea”
Prof. Dr. Manoel Alves
Objetivo da disciplina: Constituição de um repertório crítico relativo a análise de aspectos de conformação da cidade, objetivando a ampliação da compreensão dos processos contemporâneos de sua produção. Para tanto, a disciplinas tem como objetivo geral da disciplina aprofundar a compreensão de aspectos de configuração da forma urbana, ampliar a compreensão de distintos processos de espacialização da cidade, enfatizando o estudo de sua evolução teórica (processo e produto), trabalhar a distinção entre as noções de espaço e lugar e a resignificação da noção de espaço público. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Instrumentar os alunos na análise de distintos processos de transformação urbana e na compreensão de transformações ocorridas no pensamento arquitetônico contemporâneo; Desenvolver o entendimento de estruturas de conformação da cidade contemporânea – componentes da forma coletiva -, e de sua relação público / privado; Desenvolver o tema da relação entre constituição de lugares urbanos e construção da cidade, trabalhando questões referentes ao crescimento da forma urbana, suas mudanças e obsolescências, e sua condição antropológica como símbolo e metáfora.
Título da Monografia: Paisagem sonora urbana e meios digitais:espacialidades híbridas através de interfaces sonoras
Resumo: O som é um elemento de alta imersividade que pode influenciar a percepção do espaço físico, havendo assim a sobreposição do entorno físico e sonoro do usuário, pois o som pode modificar o modo de se relacionar com o entorno físico e vice-versa. Paisagem sonora é um termo de Murray Schafer (2001), traduzido do inglês soundscape, e indica que o ambiente sonoro pode ser estudado, assim como uma paisagem imagética, landscape, com suas devidas diferenças. Por características próprias, a paisagem sonora está intimamente ligada a movimento e espaço (FORTUNA, 1998), pois o som é reflexo das próprias ações do humano, seus usos tecnológicos, e de outros elementos. A paisagem sonora é todo o campo de estudo acústico, de qualquer natureza sonora, estando sempre em constante transformação.
A presente monografia aborda entendimento da paisagem sonora urbana como um intrincado de questões, tais como movimento, espaço físico, modos de vida, comunicação e uso de tecnologias, especificamente interfaces sonoras, criando espacialidades híbridas e gerando transformações comunicativas em espaços urbanos. Compreende-se que a destituição do som de sua fonte de origem, isto é, podendo ser reproduzido e ampliado, altera relação do espaço urbano e das pessoas. A estrutura da monografia consta em uma discussão sobre a conceitualização do urbano e sua relação com o conceito de paisagem sonora, para posteriormente discorrer sobre as espacialidades híbridas para então abordar os desdobramentos individualização da escuta.
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SAP-5865, disciplina “Concepção Arquitetônica e Cultura Digital”
Profa. Dra. Anja Pratschke
Objetivos da disciplina: Ampliar a compreensão dos processos de produção em arquitetura e design, através da leitura, comparação e análise crítica de seus desenvolvimentos, a partir dos anos 1960, sobre o pano de fundo da evolução dos meios de comunicação e de teorias sistêmicas. Específicos: 1. Analisar diferentes metodologias utilizadas na produção arquitetônica e de design do período, relacionando-as com as linguagens utilizadas pelos meios de comunicação e teorias sistêmicos. 2. Introduzir a História das Mídias, verificando em sua evolução recente a relação entre o desenvolvimento de tecnologias de meios de comunicação [televisão, vídeo, instalações, imagens fixas, computação, comunicação via internet,] e suas diferentes linguagens. 3. A partir da Introdução da Cibernética de Segunda Ordem e Complexidade, verificar a relação entre a aplicação das teorias no processo projetual e o desenvolvimento de tecnologias de meios de comunicação em projetos arquitetônicos. 4. Entender transformações ocorridas no pensamento arquitetônico e de design a partir da introdução do modo de comunicação, de teorias sistêmicas e da representação digital, comparado ao modo analógico.
Título da Monografia: Processos de criação e escuta [entre] e [através] interfaces sonoras.
Resumo:
O artigo pretende discorrer sobre aplicações da cibernética de segunda ordem sobre os processos de criação sonora e de escuta. Acredita-se que a criação de espacialidades híbridas através de interfaces sonoras, sejam eletrônicas ou digitais, possibilitam maior entendimento da sobreposição do entorno sonoro e físico, bem como abrem possibilidades de diferentes formas de percepção do participante sobre seu meio sonoro sem intervenção. Consideram-se interfaces sonoras todos os instrumentos capazes de criar, converter ou reproduzir sons, seja de forma acústica, analógica ou digital. Realizada de modo coletivo, a intervenção sonora abre possibilidades para o “estar junto”, compartilhando pontos de vista através do envolvimento na ação. Através do estranhamento, e pelo menor comprometimento entre audição e olhar, a escuta acusmática possibilita que o ouvinte tenha sua atenção desviada para o meio sonoro, podendo produzir reflexões posteriores. Para tanto, propõe-se por meio desse artigo uma leitura dos estudos de som e de intervenção sonora através da cibernética de segunda ordem. O artigo integra a pesquisa de mestrado em andamento “Entornos híbridos: interfaces sonoras e espaços urbanos”, do Nomads.usp, que tem o objetivo de estudar conceitos referentes a sobreposição de entornos físicos e sonoros através de meios eletrônicos e digitais em espaços urbanos de uso comum.
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SAP – 5830, Teorias e Concepções da Modernidade
Profa. Dra. Cibele Saliba Rizek
Objetivo da disciplina: O curso pensado desde 1996 teve, em seus momentos iniciais um caráter monográfico, no sentido de se voltar para um ou dois autores cujas contribuições se voltem para a discussão do que se pode identificar como modernidade, tanto do ponto de vista sócio-histórico, como do ponto de vista filosófico ou estético. Em um segundo momento, a disciplina associou a discussão da modernidade com a discussão dos temas relativos à esfera pública, espaço público e cidadania, privilegiando alguns autores e suas contribuições. Desde 2004, o curso tem sido monográfico no sentido de que ele se dedica a um autor e a algumas de suas interlocuções. Nesse sentido, o autor escolhido nos últimos anos foi G. Simmel, pela possibilidade de exploração de múltiplos temas e interlocuções sugeridas por sua vastíssima obra, bem como pela multiplicidade de formas de recepção de seus escritos e de suas questões. Utilizando Simmel e a forma ensaio – que predomina largamente em sua obra, a disciplina se propõe a analisar alguns de seus textos, em diálogo com outros autores que produziram discussões sobre a cidade e a modernidade paralelamente ou sob sua influência, ou mesmo em diálogo com suas perspectivas. Evidentemente seria impossível esgotar a produção de Simmel ou suas diversas formas de recepção. Duas dessas formas talvez sejam especialmente importantes: a recepção americana, especialmente por meio da Escola de Chicago, que exerceu enorme influência no Brasil e a recepção (um tanto indireta) de Sérgio Buarque de Holanda. Alguns de seus textos serão objeto de leitura e de comparações com textos análogos de outros autores, especialmente T. Adorno e W. Benjamin. Outras dimensões da produção de Simmel serão cotejadas com outras perspectivas teóricas, como por exemplo, com as contribuições da Escola de Veneza. Parte da bibliografia desse curso ainda não tem tradução para o português. Outra parte está melhor traduzida do alemão para o espanhol, como é o caso do clássico “ Metrópole e Vida Mental”. Assim, se utilizarmos como guia o livro de L. Waisbort ( As Aventuras de G. Simmel – cf. bibliografia em anexo), será necessário fazer o esforço de ler nessas línguas para ter acesso integral aos textos, ou buscar outras traduções devidamente cotejadas com os textos do curso.
Título da monografia: Notas sobre uma regressão.
Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de discutir sobre o gosto musical e suas relações com a indústria fonográfica, aspectos presentes no ensaio “O fetichismo na música e a regressão da audição”, colocada e revista por Adorno na década de 1960. O presente texto busca realizar reflexões e estabelecer relações contemporâneas quanto ao gosto e sua relação com indústria cultural e indústria fonográfica, dadas as diferenças das tecnologias de reprodução.
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SEL-5720, disciplina “Preparação Pedagógica”
Profa. Dra. Nídia Pavan Kuri.
Objetivo da disciplina: Contribuir para a formação pedagógica dos participantes de modo a desenvolver e aprimorar as habilidades necessárias à prática docente.O Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE da USP (Portaria GR Nº 3588, de 10/5/2005, alterada pelas Portarias GR-4391/2009 e GR-4601/2009), destina-se a aprimorar a formação de pós-graduandos “para a atividade didática de graduação”. A preparação pedagógica faz-se obrigatória como etapa precedente ao estágio e a proposta desta disciplina tem por objetivo viabilizar a referida determinação.
Avaliação: elaboração de um plano de aula e sua apresentação, entitulada “Interfaces Sonoras: plasticidade e autenticidade”.
Ementa: O advento das interfaces sonoras, de modo geral, propiciam a expansão do espaço acústico – antes reduzido pela proximidade espaço-temporal entre fonte sonora original e ouvinte.
As interfaces sonoras, principalmente formatos fonográficos, desde seu advento expressam um desejo pelo que é autêntico e original, como pode-se observar em determinadas publicidades. A partir desse panorama deseja-se discutir as questões de plasticidade e autenticidade, compreendidas por Sterne (2003), a partir de exemplos de mídias fonográficas. Entende-se por plasticidade a maleabilidade do próprio som e das suas práticas de escuta e espaço acústico, enquanto que autenticidade refere-se a natureza do som que é transformada a partir da possibilidade da reprodutibilidade técnica, o que se refere ao original. Consideram-se aspectos de plasticidade e autenticidade necessários para o entendimento dos processos sociais inerentes às interfaces sonoras, uma construção social e técnica.
A partir desses aspectos, têm-se que a relação entre original e cópia não abrange a problemática do formato fonográfico, pois toda sua cadeia de reprodução é um processo sócio-cultural que transforma relações do fazer-musical, performance e escuta.
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SCC5912, disciplina Fundamentos de Interação Usuário-Computador.
Profa. Dra. Maria da Graça Campos Pimentel
Objetivo da disciplina: Fornecer aos alunos conceitos da interação usuário-computador, incluindo fatores humanos em software interativos, paradigmas para o desenvolvimento de interfaces, técnicas de representação da interação e técnicas de especificação de usabilidade.
Avaliação: trabalho em grupo que consta em um desenvolvimento de um projeto com o conteúdo utilizado em interação usuário-computador.