[design, mediação, interatividade] concepção e desenvolvimento de objetos interativos informatizados
[design, mediation, interactivity] conception and development of interactive objects

pesquisa de mestrado / master research . gabriela carneiro . 2006 - 2008
:: nomads.usp
:: projeto D.O.S.

[ pesquisa ]
[ research ]
 
A pesquisa propõe entender e sistematizar parâmetros do processo de concepção e desenvolvimento de objetos interativos informatizados destinados a ambientes domésticos. Nesse âmbito, adota-se o termo “objetos interativos” para se referir aosmobiliários de suporte às atividades cotidianas acrescidos de instância virtual informatizada. Neles estão claramente colocadas relações entre o designer e a programabilidade dos aspectos interativos dos objetos em questão, que diferem das formas e ferramentas tradicionais do design de mobiliário. A relevância desta investigação se justifica pela constatação de que as novas tecnologias, cada dia mais, fazem parte do nosso dia a dia, dos espaços que habitamos, do mobiliário que usamos. Desta forma, faz-se importante para o designer a compreensão das questões subjacentes ao desenvolvimento de tais objetos.
O processo por trás destes objetos aponta diversas questões relativas à sua concepção e desenvolvimento: Como se chega a esse desenho? Em que ele se difere do processo convencional em design ? Quais são as implicações da presença de instâncias midiatizadas no objeto para o processo de projeto? Que importância tem esse processo na formação dos atores envolvidos (interdisciplinaridade)? Quais maneiras de projetar podemos identificar hoje dentre os designers ? Quais as relações apresentam-se entre esses processos e os objetos produzidos? Qual o papel dos meios utilizados no processo de design ?
The purpose of this exploration is to understand and systematize parameters from the conception and development process of interactive objects designated to the domestic environment. In this work, the expression “interactive objects” is adopted in order to make reference to the domestic furniture with a virtual instance. In this case is noticed a clearly specific relation between the designer and the object that differs from those adopted by the traditional furniture design. The relevance of this investigation is justified by the assertion that the new technologies, day by day, are part o our daily life, the space in which we inhabit, the furniture we use. Thus, it is important to the designer the comprehension of the issues related to the development o these objects.
The process behind theses objects raises loads of questions related to its conception and development: How do you get to the specific design? How this design differs from the traditional process? What are the implications in the design process brought by the insertion of virtual instances at the object? What is the background of the professionals involved in this process? Is it an interdisciplinary process? Transdiciplinary? How does it work? What are the relations identified between the process and the objects? What is the role of the media in this process?