introdução

estudo de plantas

leitura dos espaços internos

leitura das unidades experimentais 001 e 002

propostas de refuncionalização

team

Diversos fatores vêm contribuindo, nas últimas décadas, para grandes mudanças no âmbito social: a inserção da mulher no mercado de trabalho, os avanços da informática e a introdução desta no espaço doméstico, impulsionando o trabalho à distância, a liberação sexual, etc.

Esses e outros fatores têm gerado mudanças no cotidiano doméstico, ainda que o espaço onde ele se desenvolve continue, na grande maioria dos casos, seguindo o modelo da tripartição burguesa oitocentista parisiense, com sua divisão em zonas de serviço, social e íntima.

Estudos realizados no Nomads.usp apontam a recorrência desta tripartição na quase totalidade dos apartamentos oferecidos pelo mercado imobiliário paulistano e brasileiro, bem como na grande maioria das demais modalidades de habitação. Diante desta constatação, diversas discussões têm sido realizadas dentro do Núcleo, analisando os espaços propostos pelo mercado, na busca de adequar o espaço doméstico às necessidades reais dos atuais moradores.

Conclusões preliminares têm apontado como possibilidade interessante a substituição da rigidez do modelo convencional pela flexibilidade de espaços reconfiguráveis. Os trabalhos do Nomads.usp tem buscando esta flexibilidade através da sobreposição ou justaposição de funções em diversos elementos: divisórias, mobiliário, equipamentos, componentes construtivos, procurando ampliar este conceito e potencializar seu uso no desenho do espaço doméstico.

Nestas web pages da pesquisa apresentamos um resumo contendo um estudo, composto por uma rápida leitura dos apartamentos de dois e três dormitórios, disponíveis no mercado imobiliário paulistano, e uma análise mais aprofundada de duas plantas de unidades em um mesmo condomínio vertical - as opções de dois e três dormitórios. Respaldados por estes resultados, apresentamos, ainda, um estudo preliminar, em andamento, sobre possíveis soluções internas para o mesmo espaço, que instruirão a elaboração de critérios de projeto.

^