resultados da edição de 2020
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RDS 1.0 foi a primeira edição do Projeto Remote Design Studios, realizada entre os meses de junho e agosto de 2020. A consulta reuniu informações sobre a realização de atividades remotas online de ensino de projeto durante o primeiro semestre letivo da pandemia de Covid-19. A consulta foi realizada por pesquisadores do Nomads.usp – Núcleo de Estudos em Habitares Interativos, da Universidade de São Paulo, no período de junho a agosto de 2020, e contou com 166 respondentes de instituições de 14 países.
objetivos
1. Produzir uma overview sobre modos de ensino remoto de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo, durante a pandemia da Covid-19;
2. Contribuir para a formulação de disciplinas remotas de projeto a serem oferecidas durante o período de confinamento;
3. Ampliar a reflexão sobre atividades colaborativas online no ensino de projeto;
4. Contribuir para a discussão sobre a inclusão de estruturas híbridas presenciais/remotas em disciplinas regulares de projeto; e
5. Estimular a interlocução sobre o assunto, divulgando resultados em fóruns acadêmicos.
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procedimentos metodológicos e atividades
1. Elaboração e divulgação do questionário;
2. Leitura e sistematização de dados;
3. Teste e exploração de programas.
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respondentes
O conjunto de respondentes cobre 14 países, sendo o Brasil acompanhado de outros 7 países da América Latina e 6 países de outras regiões do mundo. No caso da América Latina (sem considerar o Brasil), o grupo de respondentes cobre 17 instituições de ensino, sendo que a Colômbia apresentou o maior número de respondentes da região (12 respondentes) e também o maior número de instituições representadas (5 instituições). Os outros países da América Latina (sem considerar o Brasil) foram México, Peru, Argentina, Chile, Uruguai e Equador.
No que diz respeito ao Brasil, o número de respondentes cobriu 14 estados, de 4 regiões do país (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). O conjunto totaliza 124 respondentes de 62 instituições. O estado com maior número de respondentes foi São Paulo, com 63 respondentes de 23 instituições. Dentre as instituições que tiveram respondentes, 73% são privadas e 27% são públicas. Destaca-se, ainda, que 14 grandes instituições públicas brasileiras enviaram-nos informações importantes, apesar de não terem oferecido disciplinas remotas no primeiro semestre de 2020.
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resultados
Sobre a caracterização das atividades realizadas
Qual a escala e abrangência do(s) exercício(s) desenvolvido(s) com os alunos na disciplina?
Qual a natureza das atividades realizadas?
Sobre os programas computacionais
Que programas computacionais foram utilizados na realização das atividades?
Quais aplicativos foram utilizados para a comunicação entre professores e alunos?
Sobre as dinâmicas das disciplinas
Os exercícios da disciplina foram individuais ou em grupo?
ONLINE PRESENCIAL
Sobre a disciplina online
Quantos alunos há na turma? / Qual a duração total do exercício proposto, em semanas?
Sobre a disciplina online
Com que frequência cada aluno/grupo teve/tem atendimento com o(s) professor(es)? / Em geral, quanto tempo durou/dura cada atendimento?
Sobre os alunos e seus recursos
Foi realizada uma enquete com os alunos para mapear suas condições de trabalho à distância? / Se sim, seria possível termos acesso às perguntas e resultados?
Houve resistência da parte dos alunos às novas atividades propostas? / Essa resistência impediu/retardou/dificultou a realização das atividades?
A dedicação dos alunos foi maior do que na disciplina presencial? / A maioria dos alunos dispunha de condições adequadas no ambiente doméstico?
A maioria dos alunos dispunha de computador adequado? / A maioria dos alunos dispunha de conexão à Internet adequada?
Avaliações preliminares
A escala e abrangência do exercício revelaram-se adequadas à atividade online? / Os programas computacionais para desenvolvimento de projeto foram facilmente utilizados pelos alunos?
As sessões com comunicação síncrona com os alunos foram proveitosas? / Os objetivos das atividades propostas foram atingidos?
Houve muitas perdas em relação à disciplina presencial? / Houve muitos ganhos em relação à disciplina presencial?
A maioria dos alunos ficou satisfeita com os resultados das atividades? / Os professores ficaram satisfeitos com os resultados das atividades?
As peças gráficas produzidas são de boa qualidade? / As peças gráficas foram produzidas em quantidade suficiente?
A experiência revelou procedimentos online que poderiam ser incorporados às disciplinas presenciais? / A disciplina online demanda de todos os envolvidos procedimentos mais rígidos do que a disciplina presencial?
saiba mais
TRAMONTANO, M.; VALLEJO, M.; SILVA FILHO, M. J.; MEDEIROS, D. C. Projeto Remote Design Studios: relatório final. V!RUS, São Carlos, n. 21, Semestre 2, dezembro, 2020. [online]. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus21/?sec=6&item=1&lang=pt. Acesso em: 25 Ago. 2021.
TRAMONTANO, M.; VALLEJO, M.; SILVA FILHO, M. J.; MEDEIROS, D. C. Remoto online, ensino de projeto: Lições de uma pandemia. Arquitextos, 247.05 ensino de arquitetura ano 21, dez. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3z1sWfq. Acesso em: 25 Ago. 2021.
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nomads.usp – núcleo de estudos de habitares interativos
coordenação do projeto
Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano
pesquisadores
Mario Vallejo – Doutorado
Maurício Silva – Mestrado
Danilo Medeiros – Mestrado
apoio técnico
Daniel Picon – Técnico em Informática, IAU-USP
Evandro Bueno – Técnico em Informática, IAU-USP