RDS 1.0

resultados da edição de 2020

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RDS 1.0 foi a primeira edição do Projeto Remote Design Studios, realizada entre os meses de junho e agosto de 2020. A consulta reuniu informações sobre a realização de atividades remotas online de ensino de projeto durante o primeiro semestre letivo da pandemia de Covid-19. A consulta foi realizada por pesquisadores do Nomads.usp – Núcleo de Estudos em Habitares Interativos, da Universidade de São Paulo, no período de junho a agosto de 2020, e contou com 166 respondentes de instituições de 14 países.

 

objetivos

1. Produzir uma overview sobre modos de ensino remoto de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo, durante a pandemia da Covid-19;

2. Contribuir para a formulação de disciplinas remotas de projeto a serem oferecidas durante o período de confinamento;

3. Ampliar a reflexão sobre atividades colaborativas online no ensino de projeto;

4. Contribuir para a discussão sobre a inclusão de estruturas híbridas presenciais/remotas em disciplinas regulares de projeto; e

5. Estimular a interlocução sobre o assunto, divulgando resultados em fóruns acadêmicos.

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procedimentos metodológicos e atividades

1. Elaboração e divulgação do questionário;

2. Leitura e sistematização de dados;

3. Teste e exploração de programas.

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respondentes

O conjunto de respondentes cobre 14 países, sendo o Brasil acompanhado de outros 7 países da América Latina e 6 países de outras regiões do mundo. No caso da América Latina (sem considerar o Brasil), o grupo de respondentes cobre 17 instituições de ensino, sendo que a Colômbia apresentou o maior número de respondentes da região (12 respondentes) e também o maior número de instituições representadas (5 instituições). Os outros países da América Latina (sem considerar o Brasil) foram México, Peru, Argentina, Chile, Uruguai e Equador.

No que diz respeito ao Brasil, o número de respondentes cobriu 14 estados, de 4 regiões do país (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). O conjunto totaliza 124 respondentes de 62 instituições. O estado com maior número de respondentes foi São Paulo, com 63 respondentes de 23 instituições. Dentre as instituições que tiveram respondentes, 73% são privadas e 27% são públicas. Destaca-se, ainda, que 14 grandes instituições públicas brasileiras enviaram-nos informações importantes, apesar de não terem oferecido disciplinas remotas no primeiro semestre de 2020.

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resultados

Sobre a caracterização das atividades realizadas

Qual a escala e abrangência do(s) exercício(s) desenvolvido(s) com os alunos na disciplina?

Qual a natureza das atividades realizadas?

 

Sobre os programas computacionais

Que programas computacionais foram utilizados na realização das atividades?

Quais aplicativos foram utilizados para a comunicação entre professores e alunos?

Sobre as dinâmicas das disciplinas

Os exercícios da disciplina foram individuais ou em grupo?

ONLINE                                                                        PRESENCIAL

Sobre a disciplina online

Quantos alunos há na turma? / Qual a duração total do exercício proposto, em semanas?

Sobre a disciplina online

Com que frequência cada aluno/grupo teve/tem atendimento com o(s) professor(es)? / Em geral, quanto tempo durou/dura cada atendimento?

Sobre os alunos e seus recursos

Foi realizada uma enquete com os alunos para mapear suas condições de trabalho à distância? / Se sim, seria possível termos acesso às perguntas e resultados?

Houve resistência da parte dos alunos às novas atividades propostas? / Essa resistência impediu/retardou/dificultou a realização das atividades?

A dedicação dos alunos foi maior do que na disciplina presencial? / A maioria dos alunos dispunha de condições adequadas no ambiente doméstico?

A maioria dos alunos dispunha de computador adequado? / A maioria dos alunos dispunha de conexão à Internet adequada?

 

Avaliações preliminares

A escala e abrangência do exercício revelaram-se adequadas à atividade online? Os programas computacionais para desenvolvimento de projeto foram facilmente utilizados pelos alunos?

As sessões com comunicação síncrona com os alunos foram proveitosas? / Os objetivos das atividades propostas foram atingidos?

Houve muitas perdas em relação à disciplina presencial? / Houve muitos ganhos em relação à disciplina presencial?

A maioria dos alunos ficou satisfeita com os resultados das atividades? / Os professores ficaram satisfeitos com os resultados das atividades?

As peças gráficas produzidas são de boa qualidade? / As peças gráficas foram produzidas em quantidade suficiente?

A experiência revelou procedimentos online que poderiam ser incorporados às disciplinas presenciais? / A disciplina online demanda de todos os envolvidos procedimentos mais rígidos do que a disciplina presencial?

 

saiba mais

TRAMONTANO, M.; VALLEJO, M.; SILVA FILHO, M. J.; MEDEIROS, D. C. Projeto Remote Design Studios: relatório final. V!RUS, São Carlos, n. 21, Semestre 2, dezembro, 2020. [online]. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus21/?sec=6&item=1&lang=pt. Acesso em: 25 Ago. 2021.

TRAMONTANO, M.; VALLEJO, M.; SILVA FILHO, M. J.; MEDEIROS, D. C. Remoto online, ensino de projeto: Lições de uma pandemia. Arquitextos, 247.05 ensino de arquitetura ano 21, dez. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3z1sWfq. Acesso em: 25 Ago. 2021.

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nomads.usp – núcleo de estudos de habitares interativos

coordenação do projeto

Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano

pesquisadores

Mario Vallejo – Doutorado

Maurício Silva – Mestrado

Danilo Medeiros – Mestrado

apoio técnico

Daniel Picon – Técnico em Informática, IAU-USP

Evandro Bueno – Técnico em Informática, IAU-USP