RDS 2.0

sobre o projeto

English           |          Español

.

clique aqui para responder ao questionário

 

.

o projeto Remote Digital Studios 2.0

As profundas alterações impostas pela suspensão das atividades universitárias presenciais e, muito particularmente, das aulas de projeto em cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, em função da pandemia do novo coronavírus, colocaram desafios de várias ordens a professores, alunos e instituições. Sem outra escolha a não ser utilizar a Internet para comunicar-se com seus alunos e colegas – graficamente, oralmente, textualmente, gestualmente –, os docentes se interessaram, muitos pela primeira vez, a refletir sobre o uso de meios digitais em processos de ensino e aprendizagem de projeto.

Ao reunir informações sobre essa intensa e singular experiência de docência em aulas remotas, a consulta RDS 2.0 visa contribuir para a revisão de processos de ensino e aprendizagem de projeto de arquitetura e urbanismo envolvendo meios digitais, renovada pela experiência de ensino remoto, em 2020 e 2021.

Uma primeira consulta foi realizada ao final do primeiro semestre de confinamento, em julho e agosto de 2020, e seus resultados encontram-se na seção RDS 1.0. Hoje, um ano mais tarde, a presente consulta busca documentar o desenvolvimento subsequente deste processo didático-pedagógico, mapeando práticas que tenham se consolidado, compreensões que possam ter se alterado, novas percepções e sugestões para o futuro.

O questionário se destina a professoras e professores de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo em escolas de arquitetura de todo o Brasil, e envolve modos de comunicação e procedimentos didático-pedagógicos em disciplinas de graduação não-presenciais ministradas durante a pandemia da Covid-19. Os resultados brutos da enquete serão compartilhados com todos os respondentes. Análises dos pesquisadores do Nomads.usp serão divulgadas via artigos científicos e nas páginas e website do Núcleo.

Esta pesquisa está sendo realizada pelo Nomads.usp – Núcleo de Estudos de Habitares Interativos (www.nomads.usp.br), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (www.iau.usp.br) da Universidade de São Paulo – IAU-USP, em sua linha de pesquisa “Processos de design”, ao final de dezoito meses de aulas de projeto de arquitetura e urbanismo à distância, em vários lugares do planeta.

.

objetivos 

  • Produzir uma overview sobre modos de ensino remoto de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo, no Brasil, durante a pandemia da Covid-19;
  • Ampliar a reflexão sobre atividades colaborativas online no ensino de projeto;
  • Contribuir para a discussão sobre a inclusão de estruturas híbridas presenciais/remotas em disciplinas regulares de projeto após a pandemia; e
  • Estimular a interlocução sobre o assunto, divulgando resultados em fóruns acadêmicos.

.

nomads.usp – núcleo de estudos de habitares interativos

coordenação do projeto
Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano

pesquisadores
Mario Vallejo – Doutorado
Maurício Silva – Mestrado
Fernando Birello de Lima – Doutorado
Juliana Trujillo – Doutorado
Juliano Pita – Doutorado
Sandra Soster – Doutorado
Thamyres Lobato – Mestrado

apoio técnico
Daniel Picon – Técnico em Informática, IAU-USP

Evandro Bueno – Técnico em Informática, IAU-USP
Juliano Pita – Doutorado
Sandra Soster – Doutorado