TEXTOS

Edifício de apartamentos: Novos programas, novas tipologias. Renato Locilento. São Carlos: EESC-USP, 2000. 210mmX297mm. 31 p. Ilustr. Plantas.
O texto discute a produção do edifício de apartamentos financiado pela iniciativa privada na cidade de São Paulo, analisando as diferentes soluções tipológicas desenvolvidas pelos arquitetos Modernos para este novo programa arquitetônico que surgia. A primeira parte situa o edifício de apartamentos no processo de metropolização e verticalização de São Paulo. Em seguida, são descritos e analisados os edifícios da Avenida Angélica (1927), Columbus (1934) e Prudência (1944).

Espaços domésticos flexíveis: notas sobre a produção da 'primeira geração de modernistas brasileiros'. Marcelo Tramontano. São Paulo: FAU-USP, 1993. 210mmX297mm. 15 p.
O texto expõe, de maneira concisa, as bases da noção de flexibilidade como enunciada pelos arquitetos Modernos europeus, procurando identificar sua aplicação nos espaços domésticos produzidos pelos jovens arquitetos brasileiros da primeira metade do nosso século, designados por J. C. Durand como a 'primeira geração de modernistas' brasileiros. Análise de alguns projetos de habitação - no Brasil e na Europa - sob o prisma da flexibilidade espacial.

O Espaço Urbano de Conjuntos Habitacionais: Uma visão sobre a região de Americana - SP. Daniela Morelli de Lima. São Carlos: EESC-USP, 2002. 210mmX297mm. 25p. Ilustr. Plantas
O texto faz uma análise de conjuntos habitacionais na região da cidade de Americana, estado de São Paulo, com um expressivo estudo de seu processo de urbanização recente, impulsionado pelas indústrias. Nesta análise, inserem-se as vilas operárias, conjuntos da Cohab e os condomínios fechados. Inclui fotos e plantas das habitações em estudo.

ARTIGOS

International design studio: exercício de projeto. Marcelo Tramontano, Maria Cecília Loschiavo dos Santos. Artigo apresentado ao Projetar 2003. Natal: UFRN, 2003. 210mmx297mm. 04 p.
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de participação dos grupos de estudantes e professores da Universidade de São Paulo no exercício de projeto International Design Studio, proposto pelo Prof. Osamu Ishiyama, da Waseda University, Tokyo, realizado entre os meses de agosto e outubro de 2002. No total, foram cinco grupos participantes, de quatro universidades, em tres continentes: um da Waseda University, de Tokyo, um da Chung Yuan Christian University, de Taiwan, um da Bauhaus Universität, de Weimar, e dois da Universidade de São Paulo, Brasil. Toda a comunicação entre os grupos foi feita através da internet, e todos os seus estudos projetuais foram disponibilizados online, em sites especialmente desenhados. Dentre os critérios de projeto das equipes brasileiras, o mínimo impacto ambiental é central.

Habitar a Cidade: Algumas Lições de uma Experiência de Ensino. Marcelo Tramontano, Varlete Benevente, Sônia Marques. 210mmx297mm. 07pp.
Esse artigo visa a refletir sobre possibilidades de uso das chamadas tecnologias de informação e comunicação em processos de ensino de projeto de arquitetura, em particular através da internet, no formato conhecido como ateliê virtual de projeto. Para isso, serão utilizados resultados de quatro experiências de ateliê virtual, a saber: International Design Studio (2002), Habitar a Cidade (2004), RP_UB (2005) e UdeM (2005), todos estruturados em torno da temática Habitação. Cada uma dessas experiências apoiou-se em critérios específicos e regras próprias, mas guarda similaridades e recorrências importantes com as demais. As categorias de análise estabelecidas para a breve leitura que aqui se propõe são: 1. O ateliê virtual como disciplina: professores, alunos, equipes, 2. Hardware e software: o papel do meio e a infra-estrutura discutível, e 3. Os aspectos didático-pedagógicos.

Abrigo Mínimo: Arquitetura como Processo. Anja Pratschke, Clarissa Ribeiro Pereira de Almeida. São Carlos: Nomads.usp, 2004. 210mmX297mm. Ilustr. 06 pp.
Information and communication technologies bring together methods of organizing complex activities while questioning traditional ways of working, inviting to use complex approaches when it comes to design process, based on the fact that the media has the potential to alter the perceptions of whole factors involved. It enables the creation of networks, the rethinking of working methods, allowing an even more effective interaction between different actors and their activities. The starting point for the experimental exercise "Abrigo Mínimo" was to discuss a different approach of understanding the way architectural student design by including questions of context. It is proposed that, to understand the design process complexity, they should have a vision of site, subjects and design interrelations as processes rather than products and a conception of it as fields of relations rather than as arrangements of objects. This posture would change radically the students' way of designing, providing a kind of orientation to act.

Apartamentos, arquitetura e mercado: estado das coisas. Marcelo Tramontano. 2006 In: Oficina Verticalização das cidades brasileiras, 2006, São Paulo. Verticalização das cidades brasileiras. 210mmX297mm. 10 p. Ilustr. Plantas.
Os modos de vida da população paulistana não cessaram de alterar-se ao longo de todo o século XX, passando a exibir, a partir dos anos 1960, novos formatos familiares e padrões comportamentais até então inusuais, conforme atestam dados censitários e acadêmicos. Já o projeto das unidades guarda, no fundo, as mesmíssimas características essenciais e estrutura espacial de há décadas, como mostram plantas coletadas e estudadas nas pesquisas do Nomads.usp. A importância da revisão dessa modalidade habitacional é enorme e urgente. Muito além de constituir um filão rentável do mercado imobiliário atual, o conceito de edifícios verticalizados de habitação pode ser a luz no fim do túnel de muitas metrópoles saturadas. se é verdade que uma verticalização sustentável precisa ser concebidapara as nossas grandes cidades, e isso tanto do ponto de vista construtivo e ambiental como do ponto de vista social, então a reflexão sobre projetos de edifícios de apartamentos deveria estar na ordem do dia das escolas de arquitetura brasileiras.

Responsabilidade social e ambiental como critérios para escolha de materiais construtivos.Marcelo Tramontano, Lara Leite Barbosa. 2002. artigo apresentado no II Workshop Nacional Gestão de Qualidade de Edificações, 2002, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre : ProPar-UFRGS. 210mmX297mm. 5 p.
Este artigo abordará a questão da materialidade em algumas das preocupações sociais e intenções relativas ao meio ambiente apresentada pela pesquisa “Design, Comportamento e Ambiente: Critérios projetuais para o mobiliário contemporâneo”, realizada no Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida Nomads. Cabe ao arquiteto decisões de projeto; de implantação e ocupação do terreno; de escolha de materiais construtivos; de opção por equipamentos para a habitação e cuidados durante a construção: KRONKA (2001). Quanto à de escolha de materiais construtivos, existe alguma falta de informação sobre as implicações sociais e ambientais resultantes desta atitude, que podem ou não alimentar círculos viciosos dos quais participamos. Os critérios para selecionar produtos e componentes adequados podem ser baseados em preocupações sociais e ambientais. Em relação ao meio ambiente, deve-se conhecer a procedência e o destino dos materiais para verificar se o produto ou componente construídos causarão impactos ambientais e as preocupações com a sociedade se refletem na certificação de qual trabalho humano está relacionado com sua extração, produção, manuseio e coleta de matéria prima.

Encontros e Desencontros: Modernismo e Conjuntos Habitacionais na metrópole paulistana. Marcelo Tramontano, Mayara Dias de Souza. 2004.Artigo apresentado no I Seminário Docomomo São Paulo, 2004, São Paulo. 200mmx250mm. 7p. illustr. Plantas
O objetivo deste artigo é, em primeira instância, verificar a maneira como o projeto de certos conjuntos habitacionais paulistanos da primeira metade do século XX realmente incorporou ou não elementos referenciados no ideário modernista europeu, como costumam afirmar diversos autores nacionais. Em seguida, propõe-se a investigar em que medida projetos habitacionais posteriores desenvolveram e se utilizaram de tais preceitos. Para tanto, serão estudados alguns exemplos emblemáticos construídos na área metropolitana, como o conjunto Zézinho de Magalhães, em Guarulhos, e o IAP Vila Guiomar, em Santo André. O método de análise utilizado para o estudo baseia-se na comparação de plantas das unidades habitacionais, que constitui prática de pesquisa clássica e consagrada. Finalmente, quer-se apresentar uma comparação dessas plantas de meados do século XX com plantas de conjuntos produzidos pela COHAB-SP no distrito de Cidade Tiradentes, nos anos 1980, e plantas de conjuntos construídos nas gestões das prefeitas Luiza Erundina (1989-1992) e Marta Suplicy (2001-2004). Nessas duas gestões municipais, foram produzidos exemplares considerados inovadores pela crítica arquitetônica nacional.

Apartamentos de interesse social:construindo uma metodologia para análise de peças gráficas.Marcelo Tramontano, Mayara Dias de Souza. 2005 artigo apresentado no V Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, 2005, Florianópolis. V Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, 2005. 200mmx250mm. 7p.
O objetivo deste artigo é apresentar o processo de construção de uma metodologia de análise de peças gráficas de apartamentos de habitação social. Para tanto, estão sendo estudadas métodos já utilizados por outros pesquisadores e suas equipes, em avaliações: Dra. Sheila Ornstein (FAU-USP), Dr. João Branco Pedro (LNEC, Portugal), Dr. Douglas Brandão (UFMT), Drs. Ricardo Martucci e Admir Basso (ArqTec-EESC-USP) . Através da metodologia proposta no estudo e aplicada em análises posteriores, espera-se entender como tem se dado a evolução do desenho dos espaços domésticos nessa modalidade habitacional, e identificar as alterações de padrões espaciais e sua relação com a evolução das estruturas familiares. Espera-se também analisar a qualidade do espaço a partir de peças gráficas dos projetos e explorar as possibilidades de uso da planta como um dos documentos principais na análise do espaço.

Métodos Avaliativos: alguns estudos.Mayara Dias de Souza, Marcelo Tramontano 2009. Artigo apresentado no Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído
IX Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios
18 a 20 de Novembro de 2009 – São Carlos, SP. 200mmx250mm. 13p.
Este artigo apresenta um estudo sobre pesquisas que avaliam a qualidade de edificações, as quais foram extraídas algumas categorias de análise julgadas importantes para que fossem realizadas leituras. Concluiu-se que as pesquisas estudadas, assim como o horizonte teórico de seus autores, possibilitaram o entendimento de quais são as interlocuções de cada um e de que forma trabalharam na construção de seus procedimentos, bem como auxiliaram na elaboração de um conjunto de procedimentos metodológicos que foi realizada na pesquisa de mestrado intitulada “[DES]Interesse Social: procedimentos metodológicos para análise de peças gráficas de apartamentos de interesse social”. Este estudo está inserido nas pesquisas do Núcleo de estudos de habitares interativos - Nomads.usp.

Arquitetura e Pensamento Complexo.Clarissa Ribeiro, Anja Pratschke. 2003. artigo publicado em SIGRADI, Congreso Iberoamericano de Gráfica Digital 2003, Rosario, Proceedings. 2003. 210mmX297mm. 3 p. Ilustr.
This research aims to verify the possibility to apply principles of Complexity Thinking as appointed by Edgar Morin, in the conception of Virtual Architectures. His researches are directed by the preoccupation with a no-mutilated knowledge, connecting fraction and totality, subject and object. To support the intention to built an immersive virtual environment applying this principles, the basic object of this research is to understand how the Complex Theory affects the Virtual Environment Architecture, analyzing its history and the possibilities of application; illustrating virtual or hybrid architectural examples which where influenced by the Complex Theory and its capability to support interaction.

Da ars mnemônica à ‘ars generativa’: uma reflexão critica sobre a produção arquitetônica na era glocal.Anja Pratschke Clarissa  Ribeiro, Renata La Rocca, Fernanda Januário. 2006. Artigo apresentado no X Congresso Iberoamericano de Gráfica Digital, 2006, Santiago de Chile. Sigradi 2006 - Post Digital. Santiago de Chile : Universidad de Chile, 2006. 210mmX297mm. 4 p. Ilustr.
The aim of this article is to show the complementarity and actuality of the use of design methods as Mnemonic Structures, Cybernetic and Complexity, for the conception of virtual, mixed or concrete knowledge spaces. The ideas presented in this article inscribe themselves in a larger questioning about the relation of architectural design process and digital culture, discussed in our research group nomads.usp [Center for Interactive Living Studies, http://www.eesc. usp.br/nomads]. 

Internacionalização no ensino de Arquitetura e Urbanismo: uma proposta revolucionária. Maria Cecília Tavares e Anja Pratschke São Carlos: Nomads.usp, 2012. 210x297mm. 14p. P&B.
O objetivo deste artigo é discutir a formação em Arquitetura e Urbanismo e contribuir para o debate necessário de uma revisão no ensino desse curso. Primeiramente será tratada a abrangência do tema, que envolve um contexto econômico e político e, em seguida, são apresentadas duas políticas recentes transformadoras para o ensino superior: a Declaração de Bolonha, na Comunidade Europeia, e a “Universidade Nova”, no Brasil. A Universidade Federal do ABC ilustra o conceito de uma estrutura universitária diferenciada, em que a cibernética e a teoria da complexidade são apontadas como promotoras dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, presentes na elaboração de seu projeto pedagógico. A partir desse quadro contrapomos a formação de Arquitetura e Urbanismo, com suas especificidades e três exemplos de estruturas internacionais que ilustram cursos alinhados com as necessidades atuais.

O conceito da transdisciplinaridade poderia ser aplicado à formação em arquitetura e urbanismo? Maria Cecília Tavares e Anja Pratschke São Carlos: Nomads.usp, 2012. 210x297mm. 16p. P&B..
Este artigo pretende questionar a pertinência da aplicação do conceito de transdisciplinaridade na formação em arquitetura e urbanismo. Inicia-se com uma breve contextualização do surgimento do conceito advindo da teoria da complexidade para em seguida esclarecer suas especificidades. A segunda parte do artigo apresenta cinco documentos nacionais e internacionais referenciais que definem o perfil, as competências e habilidades do profissional que devem ser atingidas através da formação acadêmica (o primeiro livro do tratado vitruviano (século I A/C), a Carta UNESCO/ UIA para a Educação Arquitetônica, de 1996; a edição revisada desta carta “UIA and Architectural Education: Reflections and recomendations”, de 2011; o documento da ENHSA “Towards a competences based architectural education: Tuning architectural education structures in Europe”, de 2007; a Resolução no. 2, de 17 de junho de de 2010, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação e o Documento de “Criteria and Indicators for Regional Accreditation of Degree of Architecture, gives Expert Advisory Committee Architecture Mercosur, de 2008). Os perfis definidos por estes documentos são relacionados à questão da aplicação da transdisciplinaridade na formação acadêmica.