Estudos de Caso

EXEMPLOS DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA GESTÃO E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Arquicultura (2011)

Imagem: Interface inicial do site Arquicultura. Fonte: Acesso em 11 de jul. 2017.

Sobre o Projeto: O site Arquicultura (http://www.arquicultura.fau.usp.br) é parte de um projeto de pesquisa realizado pelas equipes CESAD-FAU-USP8 , EMPLASA9 e UPPH/CONDEPHAAT10 , entre 2011 e 2014. No portal, se geolocalizam os bens e armazenam-se as informações recolhidas sobre ele. Para a composição da base de dados do site, foram digitalizados os processos de tombamento do Condephaat, que estão disponível para consulta pública. Os bens são classificados de acordo com o seu uso e diferenciados por cores, isso permite ao usuário filtrar qual classificação gostaria de encontrar sobre o mapa.

Andalucía Transversal (2013)

Imagem: Mapas de pins na interface do site Andalucía Transversal. Fonte: <http://blog.andaluciatransversal.com>. Acesso em: 12 jun. 2017.

Sobre o Projeto: O site Andalucía Transversal (plataforma.andaluciatransversal.com) é parte de um projeto realizado por um grupo de pesquisadores da Escola Técnica Superior de Arquitetura, da Universidade de Sevilla, entre 2013 e 2015. Os dados sintetizados no site são fruto de coleta de informações sobre os espaços públicos de Andalucía, sobre sua importância patrimonial e cultural, e sobre como os novos programas construídos neles se comportam na contemporaneidade.

Com base na ideia de georreferenciamento, o site é marcado por pins que direcionam o usuário para uma página onde encontra informações mais detalhadas sobre o espaço, contando com o recurso de filtros que facilita a identificação de determinados tipos de locais.

InfoPatrimônio (2014)

Imagem: Visualização das edificações do Mosteiro da Luz e do Quartel da Luz em 3D. Fonte: <http://www.infopatrimonio.org/#!/map=1460>. Acesso em: 12 de jun. 2017

Sobre o Projeto: O site InfoPatrimônio (www.infopatrimonio.org) foi desenvolvido em 2014 pelo arquiteto José Antonio Chinelato Zagato e pelo engenheiro elétrico Caio Cardoso Lucena. Ainda se encontra em fase de alimentação do banco de dados.

A plataforma trabalha com a apresentação georreferenciada de posts dos bens tombados, buscando contemplar a maior quantidade de informações possíveis para que a população possa ter ciência dos patrimônios. O site possibilita que, na região do mapa na qual o usuário se encontrar virtualmente, sejam visualizados todos os bens tombados ou filtrados de acordo com seu órgão de tombamento.

A interface apresenta ao usuário pins com informações sobre os bens registrados, além de mapas gráficos que demarcam as áreas de entorno de cada um dos elementos patrimoniais. Para a região da cidade de São Paulo apresenta ainda informações em 3D com os gabaritos de cada uma das edificações.

“Emociona CR” (2016)

Imagem: Mapas de pins dos patrimônios marcados.Fonte: Aplicativo Emociona CR. Acesso em: 12 jun. 2017.

Sobre o Projeto: O projeto Emociona CR foi desenvolvido pela empresa local chamada Tuinbit, com base na iniciativa e nas ideias trabalhadas pela Associação Ciudad Real Imaginaria, e resultou em um aplicativo para dispositivos móveis. Foi iniciado em 2016 e ainda se encontra disponível para a população. Por meio desse aplicativo, os cidadãos da Cidade Real podem registrar bens e espaços que julgam possuir valor patrimonial, cultural ou emocional. Permite ao usuário georreferenciar tal elemento em um mapa da cidade, gerando um pin que pode ser visualizado por outras pessoas que façam uso do recurso digital.

 

EXEMPLOS DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 


Plan de Alfabetización Tecnológica de Extremadura (1999)

Imagem: Evento de divulgação das novas tecnologias.Fonte: EQUIPO, 2005, p. 77.

Sobre o Projeto: O projeto foi desenvolvido por uma parceria do governo da região, representado pelo Professor Carlos Castro, então diretor-geral da Sociedade da Informação da Junta de Extremadura (Juntaex), juntamente com Associação de Universidades Populares de Extremadura (Aupex) (OJEDA, 2012). Buscou modernizar a educação e a forma com a qual o professor poderia usufruir das tecnologias nas salas de aula, fazendo uso de um software livre que pudesse se adaptar às necessidades de ensino.

Deste modo, possibilitou que os alunos explorassem muitas informações e lugares aos quais não teriam acesso por morarem longe dos grandes centros. Para melhorar ainda mais o acesso a esse conhecimento, foi instalada banda larga em todos os povoados da região de Extremadura. Com sua implantação tornou-se possível uma nova maneira de contato e de transmissão de conhecimentos.

Semente Digital (2011)

Imagem: Rua do Centro histórico em 360º visualizada através de movimentos, fazendo uso do Kinect. Fonte: LABCOM, 2015, p. 14.

Sobre o Projeto: O projeto Semente Digital foi criado pelo Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi apresentado pela primeira vez durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2011. Teve vigência entre os anos de 2011 e 2013 como projeto de extensão e entre 2013 e 2016 como projeto de pesquisa.

O projeto buscou proporcionar experiências lúdicas à população por meio do uso de tecnologias interativas, em especial para os estudantes, para que aprendessem mais sobre a necessidade de preservação dos casarões, sua importância cultural e sua relevância para o turismo da cidade de São Luís, no Maranhão.

Videoguía: Realidad Aumentada y Virtual (2012)

Imagem: Aplicativo de Realidade Virtual Casa Batlló. Foto: Jessica Tardivo.

Sobre o Projeto: O projeto implementado na Casa Batló, em Barcelona, foi desenvolvido entre os anos de 2012 e 2013, pelo grupo de pesquisa Artec, do Instituto de Robótica e Tecnologias de Informação e Comunicações de Valência, Espanha. A Casa Batlló é uma edificação projetada pelo arquiteto espanhol Antoni Gaudí em Barcelona, e sua visitação atualmente faz uso de recursos de realidade virtual e aumentada por meio de um dispositivo móvel.

História, Luz e Som: Memórias de um Velho Engenho (2017)

Imagem: Projeção sobre as ruinas do Engenho.Fonte: COMUNICAÇÃO, 2017, s.p.

Sobre o Projeto: Realizado em abril de 2017, pela Professora Vera Amaral Ferlini, da Universidade de São Paulo, em parceria com o arquiteto e arqueólogo Silvo Luiz Cordeiro, o projeto Videomapping buscava retratar de forma lúdica, a história e memória das Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado na cidade de Santos-SP, tendo como intermédio o uso de recursos audiovisuais.

 

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