Experiências em Campo

WORKSHOP OLHARES DE BROTAS: OFICINA DE FOTOCOLAGEM DIGITAL

O Workshop faz parte das ações propostas pela tese de doutorado “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Desafios e Estratégias na Cultura Digital[1]” da arquiteta e educadora Jessica Aline Tardivo, em andamento no Núcleo de Estudos de Habitares Interativos – Nomads.usp do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no campus de São Carlos. O trabalho de doutorado é motivado pelo anseio de propiciar atividades educativas mediadas por recursos e meios digitais que possam contribuir para valorização e reconhecimento do patrimônio cultural de uma cidade.

Neste contexto, propõe-se mapeamentos cognitivos compostos pela leitura visual dos diversos aspectos que compõem a arquitetura do lugar, registrados por meio da Fotocolagem Digital. Tendo como campo de experimentação a cidade de Brotas, procura aproximar a população dos bens culturais locais, propiciando diferentes percepções e a construção de novas paisagens culturais.

Para o desenvolvimento e avaliação da atividade, como aporte metodológico, faz-se uso das etapas de observação, registro, exploração e apropriação, propostas pela metodologia de Educação Patrimonial, sistematizada no ano de 1999 pela museóloga brasileira Maria de Lourdes Parreiras Horta (HORTA, 1999). Optou-se como suporte de intervenção o registro e manipulação fotográfica, seguindo as observações do fotógrafo e historiador brasileiro Boris Kossoy, o qual compreende o autor da imagem como um “filtro cultural” cuja seleção do que se registra resulta de sua sensibilidade e bagagem cultural (KOSSOY, 2012, p. 44).

Imagem: Percurso Fotográfico, Oficina Brotas, 2018. Fonte: Arquivo da pesquisa.

Imagem: Oficina de Fotocolagem Digital, Brotas, 2018. Fonte: Arquivo da pesquisa.

PERCURSOS VIRTUAIS: COLABORAÇÕES EM NARRATIVAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SÃO CARLOS

O projeto “Percursos Virtuais: Colaborações em Narrativas do patrimônio Cultural de São Carlos” é fruto de uma parceria firmada no ano de 2017 pela Fundação Pró-Memória[2] da cidade de São Carlos e o grupo de pesquisa Nomads.usp. A elaboração do trabalho se dá em torno do desenvolvimento de possibilidades que visam fomentar e proporcionar um maior contato entre a população e os bens patrimoniais da cidade de São Carlos.

Investigando viabilidades de usos de recursos digitais e suas aplicações em prol do patrimônio busca-se desenvolver atividades educativas e interativas que terão como meio de contato com o público interfaces acessadas por meio de dispositivos móveis.

Realizada a leitura dos QR Codes fixados em edificações de relevância histórica e cultural, os usuários irão se deparar com uma plataforma que lhes disponibiliza possibilidades de temas (por exemplo: arquitetura, curiosidades, gastronomia e paisagismo) para acessar perguntas que têm como objetivo transmitir informações sobre o bem correspondente ao código digital. Mediado por essas tecnologias, o projeto busca desenvolver um roteiro físico de aprendizagem que prevê a interatividade entre o prédio e o usuário.

Até a data da redação deste relatório, sob coordenação da orientadora Anja Pratschke, com auxílio das doutorandas Jessica Aline Tardivo e Sandra Schmitt Soster e das bolsistas Maria Clara Cardoso e Maria Vitória do Nascimento Inocêncio, estão sendo desenvolvidos materiais para a formulação da interface e do percurso.

Em um primeiro momento, foi acordada a realização do trajeto em uma menor escala, sendo o espaço escolhido a antiga Estação Ferroviária da cidade de São Carlos e atual sede da Fundação Pró-Memória. Deste local foram sugeridos quatorze pontos de interesse, sendo esses: fachada da Estação, relógio externo, bilheteria, portões de ferro, botequim, bitola estreita, Sociedade Protetora, cabine de rádio, cabine de sinalização, armazém, banheiro, maria fumaça, jardim e o Museu de São Carlos.

Imagem: Realização do trabalho de campo. São Carlos, 2017. Fonte: Arquivo da pesquisa.

Imagem: Interface do projeto. São Carlos, 2018.  Fonte: Arquivo da pesquisa.


[2] Ver em: http:<//www. promemoria.saocarlos.sp.gov.br/ > Acesso em 18. Fev. 2018.


[1] Ver em: http:<//www.nomads.usp.br/pesquisas/preservacaocomosistema/> Acesso em 18. Fev. 2018.