Diálogos audiovisuais

Fique em casa! No mundo inteiro, no centro das estratégias de combate à propagação do coronavírus está o espaço doméstico. Mas que lugar é este no qual devemos nos confinar? Quais novos significados e atribuições ele vem assumindo, e por quanto tempo? O Projeto CON:FINIS, proposto pelo Nomads.usp, quer problematizar o processo de ressignificação do habitar, acentuado pela atual pandemia, estimulando reflexões sobre seus muitos aspectos. Propõe, também, utilizar o audiovisual como linguagem, suporte de narrativas e meio de intercâmbio de compreensões e vivências, através da Internet.

‘Confinar’ vem da combinação de duas palavras latinas – com = junto, e finis = fronteira – significando originalmente “ter ou construir uma fronteira em comum”. É desta perspectiva que o Projeto CON:FINIS aborda as novas fronteiras colocadas ao habitar, e, inversamente, a atenuação de limites conhecidos, por exemplo entre privado e público, entre co-habitantes, entre trabalho e lazer.

O projeto parte da compreensão de que o espaço doméstico confinado constitui, hoje, um denominador comum momentâneo entre todxs nós, um sistema que se estende por quase todo o planeta, do qual somos partes em interação. O projeto propõe a observação e documentação das entranhas desse sistema, a partir do seu interior, por todxs nós, observadores e participantes. 

Para isso, convidamos a todxs a integrar esse processo coletivo de reflexão via Internet, ampliando os limites do espaço confinado para a inclusão de olhares cruzados, ações solidárias e produção de conhecimento sobre o habitar em tempos de confinamento.

Veja aqui como participar, e algumas questões sobre o habitar e o confinamento que podem inspirar seu vídeo!