nomads.usp

O projeto Pix.nomads discute possibilidades de introdução de elementos interativos em edifícios, neste caso na sede do grupo de pesquisa Nomads.usp.A presença de uma grelha de madeira com o fechamento em placas onduladas de fibra de vidro translúcidas em uma das fachadas da 001 (nome dado ao prédio) contribuiu para a formatação da idéia. Cada quadrado da grelha será tratado como um pixel do display de baixa resolução a ser montado com a introdução de uma matriz com aproximadamente 450 LEDs controlados individualmente através dos quais imagens e animações luminosas poderão ser visualizadas. Esse projeto ilustra a preocupação do grupo em explorar instâncias do habitar interativo através da prática da introdução dos meios digitais no ambiente construído.

O desenvolvimento do projeto encontra-se em estágio inicial, no qual as informações básicas serão discutidas com outros pesquisadores interessados em fazer parte do processo. É importante destacar o papel triplo desempenhado pela proposta. Além de [1] uma instalação interativa, seu processo de concepção e desenvolvimento constitui uma [2] pesquisa em si na qual diversas pessoas serão envolvidas e através da qual discussões e novos conhecimentos serão agregados ao repertório prático e conceitual do grupo. Por fim, caracteriza-se também como uma [3] plataforma aberta que outras pesquisas poderão se apropriar como meio para exploração de conceitos que englobam a introdução de sistemas interativos na arquitetura.

Para uma melhor visualização do processo de trabalho que culminará na instalação Pix.nomads é importante dividir o sistema interativo em três instâncias: input, processamento e output. O input consiste na obtenção de informações através de sensores, da Internet ou de qualquer outro meio capaz de fornecer informações passíveis de serem computadas. O processamento interpreta a informação obtida de acordo com as relações implementadas através da programação. O output  é a expressão física na qual é expressado o resultado das informações computadas. Dessa forma o trabalho será dividido em três etapas conforme ilustrado no esquema abaixo:

// conceito . concept

descrição . description
desenvolvimento . development

// imagens . images

fotos . pictures
desenhos . sketches

// pesquisa . research

referências . references

tecnologia . techonology
links . links

// pessoas . people

equipe . crew

The Pix.nomads project discusses possibilities for the introduction of interactive elements into buildings, in this case, the headquarter building from the research group Nomads.usp. The presence of a wood structure enclosed with translucent fiberglass plates on the 001 Unit (name given to the building) facade has contributed for the idea definition. Each little square from the structure will be treated as a pixel from a low-resolution display to be constructed with the introduction of a 450 LED matrix individually controlled through which lighting images and animations will be visualized. This project illustrates the group concern on exploring interactive living instances through the practice of introducing digital means into the built environment.

The project development is now on an initial stage in which some basic information will be discussed with other researchers also interested on taking part on the process. It’s important to emphasize the triple role played by the proposal. Besides being an  [1] interactive installation, the conception and development process also constitutes a [2] specific research through which several people will take part on and a number of debates and new knowledge will be brought into the practical and conceptual group background. The project also acts as a [3] open proposal that other explorations will be able to use as a mean to explore different concepts related to the interactive systems introduction into architectural spaces.

For a better understanding of the work process around the Pix.nomads setup, it’s important to divide the interactive system into three different parts: input, processing and output. The input consists on acquiring information through sensors, Internet or any other mean capable of obtaining information understandable by the computer. The processing decodes the acquired information according to the implemented relations through programming. The output is the physical and understandable appearance where the computing results are expressed. According to these parts, the work will be accomplished according to the three stages illustrated on the following scheme: