[design, mediação, interatividade] concepção e desenvolvimento de objetos interativos informatizados
[design, mediation, interactivity] conception and development of interactive objects

pesquisa de mestrado / master research | gabriela carneiro | 2006 - 2008 | Proc. FAPESP 06/53573-4
:: nomads.usp
:: projeto D.O.S.

[ pesquisa ]
[ research ]
 
sobre o projeto
about the project
desenvolvimento e produção
development and production
desenhos e imagens
drawings and images
Primeiros estudos que ilustram os usos das peças . first scketches ilustrating the desired uses

O projeto Affective Twins consiste em duas peças de mobiliá¡rio que se comunicam e reagem à  determinadas atitudes do usuá¡rio. A proposta é fruto de uma pesquisa que busca explorar formas alternativas de inserção das tecnologias digitais no âmbito doméstico. A interatividade proposta é trabalhada não de forma funcional, automatizando ações, e sim com o intuito de adicionar instâncias poéticas e narrativas na relação entre pessoas e seu mobiliário.

Além da questão colocada entre usuários e objetos tecnológicos, o projeto explora também possibilidades relacionadas ao processo de trabalho do designer/arquiteto no seu projeto, desenvolvimento e produção. Neste caso podemos dizer que existe uma forma híbrida de aproximação na qual o profissional transita por duas linguagens fundamentalmente distintas. Por um lado, lida com aspectos familiares relacionados à  forma e materialidade de um objeto ou de uma espacialidade. Por outro, o trabalho com a tecnologia envolve um certo conhecimento de aspectos de programabilidade e eletrônica, baseados em uma lógica e linguagem que não fazem parte da formação e do cotidiano destes profissionais. O domínio de ambas capacidades, possibilita a apropriação das tecnologias digitais como meio de expressão de forma mais plena e fornece assim possibilidades de desenvolvimento para ambas as áreas do conhecimento.

A narrativa presente no projeto parte do princípio no qual as duas peças são gêmeas e que o usuário é capaz de interferir nesta relação. Para isso foram pensadas duas formas básicas - cubos de 50 X 50 X 50 cm. - que assim como os gêmeos humanos, são praticamente idênticas quando vistas pelo ponto de vista exterior, porém buscam sua individualidade através de seu conteúdo interior. A semelhança entre eles é então interrompida por diferentes cores de luz e pela presença de duas aberturas cujas formas se diferem em cada um. Quando desligados, ambos apresentam a cor preta (fosca) no seu exterior e a cor branca (brilhante) nas formas interiores, compostas por um quadrado em um e um retângulo no outro. Estas formas se repetem em duas de suas superfícies, uma vez na forma de abertura, preenchida por um acrílico fosco branco, e na outra na forma de um volume interno, cuja uma das faces é também composta de um acrílico fosco. Atrás do acrílico estão os LED's que iluminam a peça quando ligadas, e refletem nas outras superfícies interiores.

The Affective Twins project consists of two furniture pieces capable of communicating between each other and react according to the user attitude. The proposal is a research result which aims to explore alternative paths for the digital technologies introduction in the domestic environment. In this case, the interactivity is not inserted in a functional way but it intends to add narratives and poetry into the user and furniture established relation.

Besides the user-(technological)object issue, the project also explores possibilities related to the architect and designer working process through its project, development and final production. In this case we recognize an hybrid approach in which the professional goes across two fundamentally different languages. In one side, he deals with familiar aspects regarding the object and spatiality shape and materiality. By the other side, to work with technology requests certain electronics and programming knowledge which are based on a kind of language and logic which are far away from this professionals daily life. The development of both capabilities makes possible the technology appropriation as a expression tool in a more complete approach, showing new developments possibilities for both knowledges field.

The narrative behind the Affective Twins follows the idea that the pieces have a relation between them in which the user is able to get involved. To achieve that in a full perspective, the project consists of two pieces designed in a basic shape - two cubes of 50 X 50 X 50 cm. - which represent the outside similarity, complemented by an interior differentiation, the same way happens to the human twins who constantly seeks to show its own singularity and character. The pure black cube is interrupted by different lighting color and also the presence of two distinct aperture shapes in each one of them: a square and a rectangle. These shapes are repeated twice in each piece, in one surface is just a window filled with plexiglas and in the opposite one it comprehends a inner white painted volume with one of its surfaces also filled with an opaque plexiglas. The plexiglas is used to host the LEDs which are one of the outputs of the piece, responsible for the lighting when turned on.

Esquema do sistema responsável por controlar o comportamento da peça: [1] informação sobre o toque ou não toque é transmitida para o microcontrolador [2] este a guarda ao mesmo tempo em que a repassa para o RF transciever [3] responsável pela troca de informação entre as peças [4] a informação recebida do outro é adicionada àquela já¡ guardada [5] a união de ambas determinam padrões de funcionamento para o motor e para os LEDs.
Schema ilustrating the pieces controlling system: [1] the touching information is transmitted to the microcontroller [2] which keeps it at the same time as it passes it to the RF transciever, [3] responsible for the pieces information exchange [4] the other piece information is added to the previous one [5] the addition result is responsible for the LEDs and motor pattern behaviors.

O comportamento proposto foi implementado através de um sistema de sensores e atuadores, controlados por um microprocessador (conforme esquema acima). Neste caso, o uso do microprocessador Arduino, possibilitou a exclusão do computador de todo o processo. Isto se faz importante pois trata-se de um mobiliário, e este não deve depender da presença de computadores no ambiente doméstico para seu funcionamento.

A informação é obtida (input) através de dois sensores de toque localizados na superfície superior de cada peça. Estes repassam a informação para o microprocessador que, através de uma placa de transmissção de rádio frequência, informa o que se passa ao mesmo tempo em que adquire a mesma informação do outro. A partir daí são definidos quatro comportamentos, ilustrados na imagem abaixo, de acordo com o uso, ou seja, se há o toque em um [2] , no outro [4], nos dois [3] ou em nenhum deles [1]. Estes comportamentos são expressados através de diferentes padrões de iluminação e vibração (output). A iluminação ocorre através dos LED's presentes nas aberturas de cada um e a vibração através de um motor, localizado no interior da peça, ambos exibem diferentes padrões de funcionamento de acordo com o comportamento estimulado.

The proposed behavior was implemented through a sensors and actuators system, controlled by a micro-controller (according to the schema above illustrated). In this case the employment fo the Arduino board made possible the non use of the computer in the final piece. This is important since the project is a furniture piece to be introduced to the daily life, for that the object should not depend upon the computer to work properly.

The information is acquired through two touch sensors located one above each piece top surfaces. The sensors send the information to the micro-controller which communicates what is happening, through a Radio Frequency Transceiver board, at the same time as is told this information about the other piece. From that, one of the four behaviors, illustrated at the bottom image, is activated according to the piece usage. The pattern response is according if you touch: one [2], the other [4], both [3] or none [1]. These behaviors are expressed through different light and shaking patterns (outputs). The lightening is given by a series of LEDs and the shaking is achieved through a motor installed inside the pieces and both work different according to the behavior stimulated.

Detalhamento do comportamento da peça de acordo com o uso.

Images ilustrating the pieces behavior according to its use