[design, mediação, interatividade] concepção e desenvolvimento de objetos interativos informatizados
[design, mediation, interactivity] conception and development of interactive objects

pesquisa de mestrado / master research | gabriela carneiro | 2006 - 2008 | Proc. FAPESP 06/53573-4
:: nomads.usp
:: projeto D.O.S.

 
sobre o projeto
about the project

 

A partir do plano inicial (disponível aqui), o projeto desenvolveu-se através do aconselhamento dos professores e diálogo com colegas. A primeira diretriz obtida sobre o trabalho com a tecnologia, diz respeito ao uso desta como meio de expressão, porém com a cautela de não deixar as motivações iniciais se perderem no meio das soluções técnicas. O sentido que rege a proposta, deve ser alcançado reduzindo ao máximo a tecnologia empregada. O desenho da peça e da interação procurou interpretar de forma simples e coerente a relação que se estabelece entre gêmeos e o ambiente que os circulam. Desta forma, introduziu-se uma narrativa a ser contada através da proposta, levando-a alem da questão funcional presente em um mobiliário. Este princípio delineou todas as decisões tomadas ao longo do desenvolvimento e produção do produto.

[Forma e materialidade]

A narrativa explorada no projeto parte do princípio de que as duas peças são gêmeas e que o usuário é capaz de interferir nesta relação. Para isso foram pensadas duas formas básicas - cubos de 50 X 50 X 50 cm. - que assim como os gêmeos humanos, são praticamente idênticas quando vistas pelo ponto de vista Exterior, porém buscam sua individualidade através de seu conteúdo interior. A semelhança entre eles é então interrompida por diferentes cores de luz e pela presença de duas aberturas cujas formas se diferem em cada um. Quando desligados, ambos apresentam a cor preta (fosca) no seu Exterior e a cor branca (brilhante) nas formas interiores, compostas por um quadrado em um e um retângulo no outro. Estas formas se repetem em duas de suas superfícies, uma vez na forma de abertura, preenchida por um acrílico fosco branco, e na outra na forma de um volume interno, cuja uma das faces é também composta de um acrílico fosco. Atrás do acrílico estão os LED's que iluminam a peça quando ligadas, e refletem nas outras superfícies interiores.

[Sistema interativo]

O comportamento proposto foi implementado através de um sistema de sensores e atuadores, controlados por um microprocessador (conforme esquema acima). Neste caso, o uso do microprocessador Arduino, possibilitou a exclusão do computador de todo o processo. Isto se faz importante pois trata-se de um mobiliário, e este não deve depender da presença de computadores no ambiente doméstico para seu funcionamento.

A informação é obtida (input) através de dois sensores de toque localizados na superfície superior de cada peça. Estes repassam a informação para o microprocessador que, através de uma placa de transmissão de Rádio Freqüência, informa o que se passa ao mesmo tempo em que adquire a mesma informação do outro. A partir daí são definidos quatro comportamentos, ilustrados na imagem abaixo, de acordo com o uso, ou seja, se há o toque em um [2] , no outro [4], nos dois [3] ou em nenhum deles [1]. Estes comportamentos são expressos através de diferentes padrões de iluminação e vibração (output). A iluminação se dá por LED's presentes nas aberturas de cada um e a vibração através de um motor, localizado no interior da peça, ambos exibem diferentes padrões de funcionamento de acordo com o comportamento estimulado.

[Detalhamento do material utilizado]

_ Estrutura dos cubos: MDF pintado (2 cm) A estrutura do projeto foi construída em MDF de 2 cm de espessura. As partes foram cortadas e coladas com cola própria para madeira, depois foram lixadas e pintadas utilizando tinta preta fosca no cubo e tinta branca brilhante para o volume interno (para que esse refletisse a luz dos LED’s). Como se tratava de uma primeira experiência o desenho foi feito com o cuidado de deixar bastante espaço no interior da peça para facilitar a posterior colocação dos componentes.

_ Fechamento das aberturas: acrílico fosco (5 mm) Foram feitos estudos em diversos tipos de materiais para depois escolher aquele cujo efeito de dissipação da luz fosse melhor. Foi escolhido então o acrílico fosco com 5 mm de espessura. O material foi cortado e instalado com a aplicação de silicone ao longo de seu perímetro.

_ Micro processador: Arduino. Para controlar a peça foi utilizado o Arduino, um hardware de prototipagem de eletrônica desenvolvido com código aberto, utilizado por artistas, designers e qualquer pessoa interessada em criar objetos e ambientes interativos. Para sua programação foi utilizado o software Arduino, um ambiente de programação com código aberto para o hardware Arduino, utilizado para escrever e gravar o código na placa I/O. O ambiente é escrito em Java e baseado no Processing, avr-gcc e outros software open-source.

A escolha de uso desta placa se deu devido à sua grande popularidade, existem diversos fóruns e muita documentação na Internet sobre projetos, e também ao tipo da linguagem de programação, acessível para as pessoas que não tem experiência com este tipo de prática. Informações sobre o hardware e software Arduino podem ser encontradas no web-site .(Acesso em 09/08/2008)

_ Luzes: LED’s azuis e vermelhos. Como primeira opção de iluminação para a peça foram testadas folhas eletroluminescentes, uma opção interessante pelo efeito que proporciona e pelo baixo gasto de energia, porém seu uso foi descartado devido à dificuldade de aquisição e alto custo. No lugar foram utilizados LED’s, mais econômicos e fáceis de serem encontrados. Testes foram feitos para verificar a posição de instalação na peça.

_ Vibração: Jonson Motor 12 DC / 0.8 A 590 Para a vibração foi utilizado um motor de alto giro no qual foi adicionado um peso que tira sua centralidade e causa a sensação de vibração. Esta é a mesma prática utilizada em telefones celulares quando colocados no “modo vibra”. No caso do projeto o motor foi utilizado tanto para vibração quanto como estímulo sonoro. Um cuidado especial foi tomado com sua instalação para que o motor não se soltasse durante o uso da peça. Uma pequena estrutura de madeira foi adicionada para tal finalidade.

_ Sensor de toque. O sensor de toque foi construído manualmente com duas superfícies de plástico nas quais foram fixadas camadas de papel alumínio (uma em cada parte), com espumas separadoras entre elas e disposto no tampo do objeto. Do meio do sensor sai um cabo que é conectado com o circuito central da peça. Quando há o toque, uma cada de alumínio encosta na outra e manda essa informação para o micro controlador.

_ Comunicação entre os módulos: 400 mhz RF (Radio Frequence) Transceiver (Parallax). Para a comunicação entre as peças várias possibilidades foram testadas. Primeiro foi testado um emissor e receptor comum de rádio sendo que o resultado não foi satisfatório devido à instabilidade e baixa qualidade do módulo utilizado. Depois foram testados módulos blue tooth, cujo resultado foi satisfatório mas sua programação mostrou-se mais complexa do que o módulo transceiver (transmissor + receptor) de rádio freqüência utilizado. O trasnceiver funciona como um botão que se conecta remotamente, o valor do output (ligado/desligado; 0/1) de um pino de um Arduino é transmitido para o pino de input do outro que é então processado pela placa.

_Circuito: O circuito compreende a parte elétrica responsável por unir os diferentes inputs e outputs com a placa micro_controladora. Ele é responsável por conduzir a energia e alterá-la quando necessário. é também nele que estão os resistores, capacitores, transistores e diodos utilizados para manter o equilíbrio e comunicação do sistema.

_ Energia: Como fonte de energia foram utilizadas baterias de 12V recarregáveis (uma em cada peça). A ausência de fios era essencial para a movimentação da peça. Durante a exposição a peça funcionava o dia inteiro e durante a noite era colocada para recarregar.