Além
de HCI: Interfaces Gráficas Colaborativas. Marcelo Tramontano,
Edson Salerno. 2005. 210mmx297mm.8 pp.
This article intends to present a research work in process which targets the
production of design principles for multi-users graphic interfaces, allowing
the creation of dialog spaces for a communitarian purpose, using the knowledge
from system-user and user-interface interaction and from semiotic and cognitive
psychology. It blends studies in both technological and perceptive fields,
focusing on interfaces production with a non-linear structure, with an associative
navigability, mostly commanded by signs and graphic elements of easy comprehension.
The research goal is to understand how to allow users to build an individualized
portion of cyberspace, where dialogs can be established with other community
members. This work is part of Nomads.usp, Center for Habitation and Ways of
Living Studies - University of São Paulo, that studies and produces
criteria to rethink nowadays spaces design, considering its recent history,
the transformations occurred in families groups, and its behavior tendencies.
Comunidades
territoriais_dimensões virtuais. Marcelo Tramontano, Denise Monaco
dos Santos. Artigo apresentado ao SIGRADI'04. São Leopoldo: Unisinos,
2004. 210mmx297mm. 11 p.
A reflexão sobre os espaços domésticos contemporâneos
pressupõe o estudo das implicações da introdução
das chamadas novas mídias na vida cotidiana e suas relações
com os espaços de morar. O trabalho aqui proposto pretende apresentar
uma pesquisa ampla, em curso, que busca discutir conceitualmente estas relações
nos seus mais variados aspectos. A pesquisa pretende apresentar e examinar
dados a partir da intervenção em uma comunidade concreta, com
a implantação de comunicação mediada por computadores
e outros equipamentos informatizados, dotados com interfaces colaborativas
multi-usuários. Pretende avaliar, entre outros, a expansão do
uso e das possibilidades das novas tecnologias da informação
e comunicação, aprofundando os benefícios que a comunicação
informatizada pode gerar em determinados contextos, principalmente em comunidades
carentes, permitindo, entre outros, o acesso à informação,
a ampliação das interações sociais, e a geração
de determinados serviços que podem garantir uma melhoria na qualidade
de vida. Por fim, pretende relacionar este estudo com o campo de ação
das políticas públicas e da inclusão digital. O trabalho
aqui proposto busca, assim, discutir alguns aspectos que envolvem experiências
de comunidades virtuais, e apresenta um panorama abrangente do universo da
pesquisa em andamento, que objetiva implantar uma experiência com estas
características, ancorada no distrito paulistano de Cidade Tiradentes.
Filhos ausentes: a experiência digital de Solonópole, Brasil. Marcelo Tramontano, Nilton Trevisan. Apresentado em SIGRADI 2003, 2003, Rosario,
Argentina. Anales CD-ROM, 2003. 210mmx297mm. 5 pp.
In the countryside of Ceara state, one of the poorest
of Brazil, stays the city of Solonopole. Despite the lack of resources, some
applications of information and communication technologies are being employed
in daily life, by low income population. Almost all of local schools have
computers and also free access to the internet, and so do citizens from their
houses but also from a telecentro. This is only possible thanks to the use
of free software, as Linux, and radio waves connection.
Entre
Mnemo e Locus, o design de interfaces do ponto de vista do seu uso.
Anja Pratschke, Edson dos Santos Moreira. Apresentado em Sigradi 2003, 2003.
210mmx297mm. Ilustr. 4 pp.
A method is proposed for architectural construction
of virtual spaces by using structures of mnemotechniques. Defined as belonging
to the mind, it is proposed to conceive the virtual space through architectural
methods by adding the use of Mnemonics, which is the art and technique of
developing and strengthening the memory. The memorization process itself becomes
central in the process of constructing the virtual context. Introducing examples
in history and recent art applications in virtual reality, this paper proposes
the introduction of mnemotechniques for the architectural spatial structuring
of the virtual space.
International
Design Studio 2002. Exercício de Projeto.
Marcelo Tramontano, Maria Cecília Loschiavo dos Santos. 2002. 210mmx297mm.
4 pp.
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de participação
dos grupos de estudantes e professores da Universidade de São Paulo
no exercício de projeto International Design Studio, proposto pelo
Prof. Osamu Ishiyama, da Waseda University, Tokyo, realizado entre os meses
de agosto e outubro de 2002. No total, foram cinco grupos participantes, de
quatro universidades, em três continentes: um da Waseda University,
de Tokyo, um da Chung Yuan Christian University, de Taiwan, um da Bauhaus
Universität, de Weimar, e dois da Universidade de São Paulo, Brasil.
Toda a comunicação entre os grupos foi feita através
da Internet, e todos os seus estudos projetuais foram disponibilizados online,
em sites especialmente desenhados.
DESIGNER WANTED! Interface usuário-computador, o design de um diálogo. Anja Pratschke, Marcelo Tramontano, Edson dos Santos Moreira. Artigo apresentado
ao SIGRADI 2000 - Construindo o espaço digital. Rio de Janeiro: UFRJ/Sigradi,
setembro 2000. 210mmx297mm. 03 p.
Este artigo discute o papel do designer no processo de produção
de interfaces computacionais. Entendidas como espaços virtuais, elas
constituem o pólo da atenção do usuário final
por tratar-se do vago e pouco conhecido território no qual usuário
e sistema podem, enfim, comunicar-se. Para tanto, vai-se estabelecer um paralelo
entre a formação do arquiteto como designer de espaços
concretos, cuja abrangência o capacita a dialogar com engenheiros especializados
nas questões técnicas da construção, e a necessidade
de se formar um (novo?) profissional designer de interfaces, capaz de dialogar
com os especialistas que dominam os aspectos tecnológicos da construção
de espaços virtuais. O artigo analisa, ainda, a formação
dos atuais designers de interfaces - cientistas da Computação,
web designers, escritores, artistas, arquitetos e information architects -,
procurando identificar formas de potencializar sua atuação
Ateliês colaborativos de projeto low-tech à distância.JOSÉ RIPPER KÓS, JOSÉ CABRAL FILHO, EDUARDO MASCARENHAS SANTOS, MARCELO TRAMONTANO, TEREZA CRISTINA MALVEIRA DE ARAUJO. 2006. artigo publicado em: Diana Rodríguez Barros. (Org.). Experiencia digital: usos, practicas y estrategiasen talleres de arquitectura y diseño en entornos virtuales. Mar del Plata: Universidad de Mar del Plata, 2006, v. , p. 163-172.
This paper aims to analyze virtual design studios in large countries such as India, China and Brazil with great disparities between the schools of architecture and cultural diversity within their territories. Two VDS experiences with Brazilian institutions base the paper’s arguments. Limitation of equipment, bandwidth or available tools should not impeach the organization of collaborative experiences. Instead, they should ground the strategies for the implementation of those experiences. Several free tools available on the Internet and which the students were used to, where chosen for the communication among participants. Limited resources were not an obstacle to attain what we have considered the most important benefit of our experiences: the exchange among students and faculty towards the recognition of participants’ different cultures, traditions and knowledge, allowing a better understanding of their own context.
No Man is an Island (Even in the Virtual World): The Online_Communities Project. Anja Pratschke, Marcelo Tramontano. in Europe, 2007, Frankfurt am Main. Ecaade, Education and Research in Computer Aided Design in Europe. Frankfurt am Main : 25th eCAADe Conference Proceedings, 2007. 200mmx200mm. 8 pp.
This article is based on the results of various research projects on the use of Information and Communication Technologies (ICT) to reduce the digital divide in poor neighborhoods at Nomads.usp Research Center (Center for Studies on Interactive Living, www.eesc.usp.br/nomads). Among them is the Online_ Communities project, which has been financed by the São Paulo State Research Funding Agency - FAPESP since 2004 involving four research groups from both the Architecture and Computer Science departments at the University of São Paulo and various public and non-governmental organizations. The Online_ Communities project proposes a diversified approach in order to cover the different aspects of the conception and implementation of a specific geographical complex communication system in a mixed reality scenario. It includes its network, the requalification of a local telecenter, meta-recycling activities, setting-up a graphic interface and presenting some workshops.
Living ways: design processes of a hybrid spatiality.Marcelo Tramontano, Guto Requena. . International Journal of Architectural Computing. 2007. 210mmx297mm.8 pp.
This paper presents some architectural housing projects designed by architects in different parts of the world, considering concepts originated from the virtuality domain. Some designers propose the beginning of an interaction between the user and its dwelling that attempts to overcome the functionalist slant of so-called residential automation. After examining different approaches and proposals, ten points are presented as items for an agenda of debates. The brief and introductory analysis proposed hereby is part of undergoing studies at the Nomads.usp Center for Interactive-Living Studies (www.eesc.usp.br/nomads), of the University of Sao Paulo, Brazil.
Interfaces ou o querer-se flutuar entre. Anja Pratschke, Marcelo Tramontano. Unisinos, São Leopoldo, 2005. 210mmx297mm.8 pp.
Vivemos atualmente um momento histórico em que a comunicação tecnológica encontra-se lado a lado com a manufatura espacial. Pesquisas isoladas, confinadas a seus domínios disciplinares, perdem gradativamente a razão de ser, notadamente no campo disciplinar da construção do espaço virtual.
DISSERTAÇÃO
Ouvir outros espaços – Entornos híbridos, interfaces sonoras em espaços públicos. Luciana Santos Roça; Orientador Marcelo Tramontano. São Carlos: Nomads.usp, 2014. 170x230mm. 187p. Illustr.RELATORIOS
Interface
usuário-computador 1: Criando um diálogo. Anja Pratschke,
Edson dos Santos Moreira. Relatorio técnico ICMC-USP. São Carlos:
ICMC, 2000. 210x297, illustrado. 32 p.
A questão do design de interfaces é abordada pelo seu viés
técnico, e referenciada ao trabalho do arquiteto, considerado aqui,
dada a sua formação, como um potencial designer de ambientes
virtuais. Entre outros pontos, são tratados as [in]definições
de HCI; o Design, do ponto de vista do arquiteto; o papel do Usuário
enquanto parte integrante da interface, suas características humanas
e fatores psicológicos; Metodologias e processo de design; breve história
do design da interface Usuário/Computador, e a Interface como meio.
Interface
Usuário-computador 2: Não-linearidade - pano de fundo conceitual.
Anja Pratschke, Edson dos Santos Moreira. Relatorio técnico ICMC-USP.
São Carlos: ICMC, 2000. 210x297, illustrado. 5 p.
A questão do design de interfaces é contextualizada por suas
significações filosóficas contemporâneas - a partir
do conceito de não-linearidade, presente nas definições
de hipertexto. Além disso, o texto apresenta um histórico resumido
do hipertexto.
Interface
Usuário-computador 3: Realidade Virtual como meio de comunicação.
Anja Pratschke, Edson dos Santos Moreira. Relatorio técnico ICMC-USP.
São Carlos: ICMC, 2000. 210x297, illustrado. 44 p.
Realidade Virtual como meio de comunicação é examinada
em detalhe, considerando-se sua história recente e os conceitos que
ela envolve, os pressupostos técnicos necessários à sua
viabilização, e exemplos do que tem-se conseguido fazer mais
recentemente no campo das experimentações. São tratados,
principalmente, os seguintes pontos: Definições, origens e aspectos
históricos da Realidade Virtual, Tecnologia imersiva de Realidade Virtual,
e Arquitetura e ambientes virtuais: tentativas recentes e exemplos.