Tive o prazer de encontrar-me com Yacine Aït Kaci e Naziha Mestaoui duas vezes: a primeira, no Web Bar, em Paris, em uma tarde de inverno em março de 2002, quando gravamos duas horas de conversa densa e estimulante que eu mal consegui transcrever depois, por conta de todos os sons intensos dentro do bar. A segunda, em agosto de 2005, via internet, utilizando um messenger. Na primeira vez estávamos frente a frente no espaço físico de um dos poucos lugares de Paris que, na época, prezava a aproximação entre as instâncias concreta e virtual. Na segunda, nos comunicamos nesse território que, segundo a dupla, constitui o 25o fuso horário.

O interesse do Nomads.usp em apresentar o trabalho e as idéias do Electronic Shadow a arquitetos, designers e estudantes brasileiros reside no fato de eles constituírem um escritório ainda incomum nos dias de hoje. Por um lado, trabalham de forma absolutamente interdisciplinar, a partir de uma formação ampla de cada um, com parceiros e problemáticas igualmente plurais. Contribuem para a redefinição de muitos aspectos do campo disciplinar da arquitetura, reforçando suas ligações com a arte, a literatura, as ciências e a informática.

Por outro, exploram possibilidades de uso das chamadas tecnologias de informação e comunicação em suas obras, ampliando a abrangência de ação de arquitetos e designers. Fazem isso de forma instigante e provocativa, e no entanto com a calma e a clareza de quem percorre caminhos com prazer e com cuidado, numa trajetória referendada por clientes como o Museu do Louvre, o Ministério da Cultura francês e a gigante moveleira italiana Cassina.

Sua compreensão de que a vida se desenrola cada vez mais em espaços híbridos, formados por instâncias concreta e virtual, ultrapassa os limites do discurso profissional para tecer a trama onde se aloja sua própria vida cotidiana. Yacine e Naziha vivem de fato nesse espaço híbrido, e enxergam dali um mundo sem fronteiras, passível de organizar-se em torno de centralidades cambiantes. Foi nesse lugar privilegiado, com a simpatia e a generosidade que os caracterizaram em nossos dois encontros, que eles concederam uma entrevista ao pessoal do Nomads.

                                                                       Prof. Dr. Marcelo Tramontano

 
[english version]
   


.
25° fuso horário por Electronic Shadow

. interfaces

. arquitetura/objetos

  
. Entrevista: Nomads_Electronic Shadow