ARTE PROGRAMMATA:
entre acidente e controle

Apresentação

Esta pesquisa foi realizada dentro das linhas de pesquisa Processos de Design e Processos de Comunicação do Núcleo de Estudos em Habitares Interativos [Nomads.usp] do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Calos da Universidade de São Paulo. Conduzidas pela bacharel em Imagem e Som Graziele Lautenschlaeger, as atividades de pesquisa se desenvolveram sob a orientação da arquiteta e pesquisadora ciberneticista Profa. Dra. Anja Pratschke.

Neste contexto, o objetivo central de nosso trabalho foi o de analisar os processos de produção na Media Art contemporânea – pós-anos 1990 – a partir do olhar da Cibernética de Segunda Ordem. Para tal, atravessamos três principais eixos de discussão, concretizados nos três capítulos de nossa dissertação.

A metodologia empregada durante as investigações baseou-se na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), uma sistemática metodologia de pesquisa qualitativa, usada na área de ciências sociais e que cria uma argumentação baseada nas informações coletadas, a qual emerge ao longo do processo de pesquisa. Esta metodologia começa numa “situação de pesquisa” (Dick, 2005). Dentro desta situação, a tarefa do pesquisador é entender o que está acontecendo no cenário, e como as pessoas atuam seus papéis. Através de observações, conversas, entrevistas e posterior entrecruzamento com a teoria disponível sobre o assunto, a teoria começa a emergir, resultando na redação da dissertação.

Além do acesso à bibliografia especializada; realização de entrevistas junto a artistas, curadores e teóricos; e visitas a centros de arte e mídia nacionais e europeus; nosso mergulho na coleta de dados sobre o universo estudado contou com a produção de uma instalação interativa. A oportunidade de lidar com os processos de criação e execução neste campo contribuiu profundamente para o delineamento dos pontos essenciais e críticos sobre tal produção.