ARTE PROGRAMMATA:
entre acidente e controle

Referências

ALEXIOU, K.; ZAMENOPOULOS, T. (2007). Design as social process: a complex systems perspective. In: Science Direct/Elsevier, Futures 40, p.586-595.

ARGAN, G. C. (1995). História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes.

ARRIGHI, M. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, 13maio.2008. Arquivo de audio, CD.

ARNS, I. (2008). Interaction, participation, networking art and telecommunication. Disponível em [http://www.medienkunstnetz.de/overview_of_media_art/communication/] Acesso em 25abr.2008.

ART+COM (2009). [http://www.artcom.de]. Acesso em 27Jan2009.

ASCOTT, R. (2003). The construction of change. In WARDRIP-FRUIN, N., MONFORT, N., The new media reader. Cambridge: MIT Press. p. 127-132.

______. (1968) Cybernetic Stance: my process and purpose. Pergamon Press: Leonardo, Vol. 1, p. 105-112.

______. (2003) Telematic Embrace: Visionary Theories of Art, Technology, and Consciousness. Edward A. Shanken (Ed.), Berkeley:University of California Press.

______. (1983). La plissure du text: a distributed autorship project for ARTEX. Disponível em [http://alien.mur.at/rax/ARTEX/PLISSURE/plissure.html]. Acesso em 16Jun2009.

ALMEIDA, M. J. (1999). Cinema: Arte da Memória. Campinas: Editores associados.

ARNHEIM, R. (1997). Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira/Editora da Universidade de São Paulo.

______. (2007). The coming and going of images. In GRAU, O. (ed). MediaArtHistories. Cambridge, The MIT Press.

AUGÉ, M. (2004). Não-lugares. Campinas, SP: Ed. Papirus.

BACHELARD, G.(1993). A Poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.

______. (1988). A Poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes.

BAUDRILLARD, J. (1991). Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’água.

BAMBOZZI, L. (2000). Media art, interfaces e interatividade. Belo Horizonte: Gerais-UFMG. pp.37-39.

BENAYOUN, M. (2008) Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Paris, França, 10Jul.2008. Arquivo de áudio, CD.

______. (2009). [http://www.benayoun.com]. Acesso em 30jun2008.

BENJAMIN, W. (1993). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Magia e técnica, arte e política (obras escolhidas). São Paulo: Brasiliense, pp. 165-196.

BERNARD, Y. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Bruxelas, Bélgica, 23.jun.2008. Arquivo de áudio, cd.

BERNARD, Y; QUARANTA, D. (2008). Holy Fire: art of the digital age. Brescia: fpeditions. Catálogo.

BIJL, A. (1995). Ourselves and computers: difference in minds and machines. London: Macmillan Press, 1995.

BISHOP, J.M.; NASUTO, J.S. (2005). Second-order cybernetics and enactive perception. In Kybernetes. Vol.34, nº 9/10, p.1309-1320.

BLANCHOT, M. (1993). The Infinite Conversation. Ed. and trans. Susan Hanson Minneapolis and London: University of Minnesota Press.

BROECKMANN, A. (2007). Image, process, performance, machine: aspects of an aesthetics of the machinic. In GRAU, O. (ed). MediaArtHistories. Cambridge, The MIT Press.

BULLIVANT, L. (2007) Playing with art. In: Archithectural design. Volume 77, Issue 4, July/August, p. 32-43.

CABRAL FILHO, J. S. (2005) Digital art: a field of inquiry for contemporary architecture. In: IJAC – The International Journal of Architectural Computing. Outubro, p.1-19.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.

CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. R. (Orgs.) (2001). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify.

COHEN, R. (2002). Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva.

CORTÁZAR, J. (2004). Histórias de cronópios e de famas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

COUCHOT, E.(1996). Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In Imagem-máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34.

DARTEL, M. van. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Por email 30jul2008. Arquivo de texto.

DEBRAY, R. (1993). Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis/RJ: Vozes.

DICK, B. (2005) Grounded theory: a thumbnail sketch. Disponível em . Acesso em 05Jul2009.

DISCOVER. Science Technology and The Future. (2009). [http://discovermagazine.com/2007/may/map-welcome-to-the-blogosphere]. Acesso em 08Nov2009.

ECO, U. (1994). Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Cia. das Letras.

E-FLUX (2008). [http://www.e-flux.com/journal/view/37], Acesso em 02Fev2009.

EUROPEAN GRADUATE SCHOOL (2000). [http://www.egs.edu/faculty/zielinski.html]. Acesso em 25Mar2009.

FELL, A.F.A.; XIMENES, A.F.; RODRIGUES FILHO, J. (2004). Pesquisa qualitativa em sistemas de informação (S.I.) no Brasil: uma análise da produção acadêmica. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2004, Bauru. Anais... Bauru: FEB/Unesp.

FERRARA, L. D. (2002). Imagem virtual, espaco global, tempo continuo. In Design em espaços. Coleção Textos Design. São Paulo: Edições Posari Ltda.

FEUILLIE, N. (2002). Fluxus Dixit, une Anthologie vol.1, Dijon: Lê presses du réel. pp. 50 e 51.

FLEISCHMANN, M.; STRAUSS, W. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Osnabrück, Alemanha. 25abr.2008. Arquivo de áudio, CD.

______. (2009). [http://fleischmann-strauss.de/index.html]. Acesso em 15Jun2009.

FLUXUS PORTAL disponível em acessado em 07 de setembro de 2006.

FLUSSER, V. (1988). Arte viva. In: Ficções filosóficas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. p.83-88.

______. (1998). Criação científica e artística. In: Ficções filosóficas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. p. 171-176.

______. (2006). Do Inobjeto. In Revista Ars. Ano 4, n.8, São Paulo, Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. p.30-34.

FLUSSER, V. (2008). Universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo, Annablume.

FOUCAULT, M. (1986). Espaços outros. Conferência proferida no Cercle d'Études Architecturales, em 14 de março de 1967. Tradução: Pedro Moura. Diacritics; v.16, n.1, 1986.

______. (1972). A arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes. Lisboa: Centro do Livro Brasileiro.

FRANÇOIS, C. (1999). Systemics and Cybernetics in a Historical Perspective. In Systems Research and Behavioral Science. Syst. Res. 36, p.203-219.

GIANNETTI, C. (2006). Estética digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte.

GLANVILLE, R. (2001) Second order cybernetics (6.46.3.3), manuscrito não publicado, distribuído como leitura básica para conferência American Society for Cybernetics 2001, ‘Treasures of Second-Order Cybernetics’ Workshop. Vancouver, 2001. Disponível como “C2 revising text 2.3” em: , acessado em 29/Outubro/2008.

______. (2007). Try again. Fail again. Fail better: the cybernetics in design and the design in cybernetics. In: Kybernetes. Vol.36, n° 9/10. p. 1173-1206.

______. (2009). Black Boxes. In Cybernetics & Human Knowing: a journal of second-order cybernetics autopoiesis and cyber-semiotics. Vol.16, n° 1-2. p.153-167.

GLYNN, R. (2008). Conversational Enviroments Revisited. Disponível em: [http://www.interactivearchitecture.org/pdfdocs/Conversational-Environments-Revisted-Cybernetic-Conference-Paper-2008.pdf] acessado em 06.agosto.2009

GODOI, C.K.; BANDEIRA-DE-MELO, R.; SILVA, A. B. (Org.) (2006). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradgimas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva.

GRAU, O. (2007). Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora Unesp: Editora SENAC São Paulo.

GSÖLLPOINTNER, K. (2008). Architectur und elektronische Medien/Architecture and electronics. In Intelligente Ambiente/Intelligent Enviroment. p.28-37.

______. (2008). Cybernetics of Art: aesthetics of language. Palestra no Interface Culture Department. Linz, Áustria. 27maio.2008. Arquivo de audio.

HALL, S. (2002). A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A..

HALL, D.; FIFER, S.J. (1990) Illuminating Video – An Essential Guide to Video Art, New York, 1990.

HAQUE, U. (2009). Pachube. [http://www.pachube.com]. Acesso em 08Out2009.

HARVEY, D. (1992). A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola.

HUHTAMO, E. (1995). Ressurrecting the technological past: an introduction to the archeology of media art. In InterCommunication n° 14.

HURST, M. (2009). Data mining: Maping the Blogsphere. Disponível em: Acesso em 08Nov2009.

JOHNSON, Steven. (2001). Cultura da interface. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor.

KLEIN, N. M. (2004). The Vatican to Vegas: a History of special effects. New York: The New Press.

KOBAKANT (2009). [http://www.kobakant.at]. Acesso em 27Jan2009.

KUZMANOVIK, K.; MAES, A.; BERNARD, Y.(Ed.) (2006). X-med-a. Printed by Roels V, Antwerp, Belgium. Brussels.

KWASTEK, K. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 10set.2008. Arquivo de áudio, CD.

LAURENTIZ, S. (2006). Uma aproximação da cibernética pela poesia digital. In Revista Ars. Ano 4, n.8, São Paulo, Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. p.115-127.

LÉVY, P. (1998). A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola.

______. (1993). As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34.

______. (1999). Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed.34.

______. (1996). O que é o virtual? Tradução: Paulo Neves. Rio de Janeiro: Ed.34.

LUHMANN, N. (2000). Art as a social system. Palo Alto: Stanford University Press.

______. (1993). Risk: a sociological theory. New York: A de Gruyter.

MANOVICH, L. (2003). New media from Borges to HTML. In WARDRIP-FRUIN, N., MONFORT, N. (ed.), The new media reader, Cambridge: MIT Press. p. 13-25.

MARESCH, P. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 03jun.2008. Arquivo de áudio, CD.

MARTÍ, S. (2009). Arte-tecnologia tem auge financeiro. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28jul2009, Ilustrada, Caderno E, p. E8.

MARTINS, T. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 22maio.2008. Arquivo de áudio, CD.

MARTINS, T.; CORREIA, N. SOMMERER, C.; MIGNONNEAU, L. (2008). Ubiquitous Gaming Interaction: Engaging Play Anywhere. In: SOMMERER, C.; JAIN, L.C.; MIGNONNEAU, L. (ed.) The Art and The Science of Interaction Design. Berlin Heidelberg: Springer-Verlag. p.115-130.

MATHIS, A. (2007). A sociedade na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann. Disponível em: , em 02/abril/2007.

MATUSSEK, P. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Düsseldorf, Alemanha. 28jun2008. Arquivo de áudio, CD.

MEDEIROS, M. B.(org.) (2003). A arte pesquisa. Vol.1. Ensino e aprendizagem da arte. Linguagens visuais. Brasília, DF: Mestrado em artes, UnB.

______. (2003). A arte pesquisa. Vol.2. História, teoria e crítica da arte. Brasília, DF: Mestrado em artes, UnB.

______. (2004). Arte em pesquisa: especificidades. Vol.1. Curadoria; História, teoria e crítica da arte; Questões do corpo e da cena; Restauro, conservação e materiais. Brasília, DF: Editora da Pós-graduação em Arte, UnB.

______. (2004). Arte em pesquisa: especificidades. Vol.2 Ensino e aprendizagem da arte; Linguagens visuais. Brasília, DF: Editora da Pós-graduação em Arte, UnB.

MEDIEN KUNST NETZ. (2009) Dan Graham: Present Continuous Past(s). Disponível em Acesso em 10/Junho/2009.

______. (2009) Overview of media art: perception. Disponível em Acesso em 10/jun/2009.

MESQUITA, S. N. (1994). O enredo. São Paulo: Ática.

METZ, C. (1977). A respeito da impressão de realidade. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva.

MOELLER, H. G. (2006). Luhmann explained: from souls to systems. Peru, Illinois: Carus Publishing Company.

MORAN, T. (1991). The command language grammars: a representation for the user interface of interactive computer systems. In International Journal of Man-Machine Studies, 15, pp.3-50.

MORIN, E (1972). Le paradigme perdu: la nature humaine. Paris: Éditions du Seui.

MORIYAMA, T. (2008). Next generation of japanese media art: current situation and students works. Palestra no Interface Culture Department. Linz, Áustria, 22abr.2008. Arquivo de áudio.

MURRAY, J.H. (2003). Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp.

NAIMARK, M. (2003) Truth, beauty, freedom, and money: technology-based art and the dynamics of sustainability. Report for Leonardo Journal. Disponível em , em 28/abril/2008.

______. (2008). Artists as toolmakers. Palestra no Interface Culture Department. Linz, Áustria, 23abr.2008. Arquivo de áudio.

NASCIMENTO, R. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 02maio.2008. Arquivo de áudio, CD.

NEITSCH, S. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 08maio.2008. Arquivo de áudio, CD.

NICHOLS, B. (2003). The work of culture in the age of Cybernetic Systems. in WARDRIP-FRUIN, N., MONFORT, N., The new media reader, Cambridge: MIT Press, 2003, p.625 - 641.

OFFENHUBER, D. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 21maio.2008. Arquivo de áudio, CD.

OGAWA, H. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 19maio.2008. Arquivo de áudio, CD.

PANGARO, P. Pask's Words and What We Want From Them: A Conversation Around Concepts from Conversation Theory. In: [http://www.pangaro.com/abstracts/antioch-3-Pasks-words.html] . Acesso em 14set.2007.

PARENTE, A. (1996). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34.

PASK, G., SCOTT, B., & KALLIKOURDIS, D. (1973). A theory of conversations and individuals (Exemplified by the Learning Process of CASTE). International Journal of Man-Machine Studies, 5 (4), pp. 443-566.

PASK, G. (1970). A comment, a case history and a plan. In Cybernetic Serendipity, edited by J. Reichardt. Rapp and Carroll. Reprinted in Cybernetic Art and Ideas, edited by J. Reichardt. London: Studio Vista, 1971, p. 76-99.

PAUL, C. (2008). Digital art / public art: governance and agency in the networked commons. In: SOMMERER, C.; JAIN, L.C.; MIGNONNEAU, L. (Ed.). The Art and the science of interaction design. Berlin Heidelberg: Springer-Verlag. p.163-185.

PETERSON, M. G., IVERSEN, O. S., KROGH, P. G., and LUDVIGSEN, M. (2004). Aesthetic interaction: a pragmatist's aesthetics of interactive systems. In Proceedings of the 5th Conference on Designing interactive Systems: Processes, Practices, Methods, and Techniques (Cambridge, MA, USA, August 01 - 04, 2004). DIS '04. ACM, New York, NY, 269-276.

PFAFFENBERGER, M. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 16maio.2008. Arquivo de áudio, CD.

PFALLER, R. (org.) (2000). Interpassivität. Studien über delegiertes Genießen. Berlin Heidelberg New York.

PIAS, C. (2005). Analog, digital, and the cybernetic illusion. In Kybernetes. Vol.34, nº. 3/4, p. 543-550.

______. (2004). Zombies of The Revolution. In: Zukuenfte des Computers. Zürich: Diaphanes. p. 47-66. Disponível em: [http://www.uni-due.de/~bj0063/texte/banff.pdf] . Acesso em 06ago.2009

PISON, M.J.M. de; PIQUERAS, D. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 10set.2008. Arquivo de áudio.

POPPER, F. (1975). Le déclin de l´objet – art action participation 1. Paris: Chêne.

______. (1980). Art, action et participation: l´artiste et la criativité aujourd´hui. Paris: Edtións Klincksieck.

PRATSCHKE, A. (2002) Entre Mnemo e Locus: arquitetura de espaços virtuais, construção de espaços mentais. Tese de Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos.

______. (2009). De objetos interativos a sistemas de arquitetura estendida: conversa com Usman Haque. In V!RUS, São Carlos, n.2, 2 sem. Disponível em: [http://www.nomads.usp.br/virus/virus02/entrevista/pratschke.php] . Acesso em 22nov2009.

RABAGLIATI, R. (2006). AVI and the art system: interactive works at the Venice Biennale. In Proceedings of the Working Conference on Advanced Visual interfaces (Venezia, Italy, May 23 - 26, 2006). AVI '06. ACM, New York, NY, 3-6.

RANDOM, M. (2000). O Pensamento transdisciplinar e o real. São Paulo: TRIOM.

REIS, C.; LOPES, A. C. M. (1988). Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática.

RENNERT, S.; WIESE, S. von (1996). Students of Paik, 1978-95 : Christine Bernhard ... [et al.] : Ausstellung vom 5 April bis 5. Mai 1996, Kunstmuseum Düsseldorf im Ehrenhof.

ROSE, J.N. (2003). How much cybernetics can you handle? In: Kybernetes. Vol.32 nº5/6, p.728-737.

SANTOS, L. G. dos.(2003). Modernidade, Pós-modernidade e metamorfose da percepção. In Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34.

SATOMI, M. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 01maio.2008. Arquivo de áudio.

SAUTER, J. (2008). Interfaces in public and semi-public spaces. In: SOMMERER, C.; JAIN, L.C.; MIGNONNEAU, L. (Ed.). The Art and the science of interaction design. Berlin Heidelberg: Springer-Verlag.

______. (2008). Creating experience with New Media in Space. Palestra no Interface Culture Department. Linz, Áustria, 18abr.2008. Arquivo de áudio.

______. (2009).[http://www.joachimsauter.com]. Acesso em 20Mar2009.

SCHARMER, O. (2006). Theory U: Leading from the Emerging Future: Presencing as a Social Technology of Freedom. Disponível em [www.ottoscharmer.com]. Acesso em Out2009.

SCHMIDT, B.U. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. 16Set2008. Por e-mail. Arquivo de texto.

SCOTT, B. (2004). Second-oreder cybernetics: an historical introduction. In: Kybernetes. Vol. 33, nº 9/10, p. 1365-1378.

SOLDERITSCH, P. (2003). What is cybernetics? Disponível em: [http://www.grammar-rodeo.net/portfolio/images/cybermap.jpg] Acesso em 06 ago.2009.

SOMMERER, C.; MIGNONNEAU, L. (2005). Desigining emotional, metaphoric, natural and intuitive interfaces for interactive art, edutainement and mobile communications. In: Computer & Graphics 29, p.837-851. Disponível em [www.sciencedirect.com]. Acesso em out.2007.

______. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, Áustria. 20maio.2008. Arquivo de áudio.

______. (2009). [http://www.interface.ufg.ac.at/christa-laurent/]. Acesso em 15maio2008.

SPERLING, D. (2008). Corpo + Arte = Arquitetura: proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark. In: Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. (1998). Grounded Theory in practice. Thousand Oaks: Sage Publicarion.

TURNER, F. (2006). From Counterculture to cyberculture: Stewart Brand, the whole Earth network, and the rise of digital utopianism. Chicago and London: The Univerity of Chicago Press.

VIRILIO, P. (1993). O espaço crítico. Tradução: Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: Ed. 34.

VIS. (1999). Revista do Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Brasília: vols.1 e 2, n.1 e 2.

WEIBEL, P. (2005). Art and democracy. In: MAKING things public: atmospheres of democracy. Karlsruhe: ZKM; Cambridge: MIT Press.

______. (2007). It is forbidden not to touch: some remarks on the (forgotten parts of the) history of interactivity and virtuality. In: GRAU, O. (Ed.). MediaArtHistories. Cambridge: MIT Press.

______. (1996). The World as Interface: Toward the Construction of Context-Controlled Event-Worlds. In: DRUCKREY, T. (ed.) Electronic Culture: Technology and visual representation. New York: Apperture.

______. (2008). Intelligent beings in an intelligent universe. In Intelligente Ambiente/Intelligent Enviroment. p 06-26. s/d.

WEIXLER. A. (2008). Entrevista por Graziele Lautenschlaeger. Linz, 14maio.2008. Arquivo de áudio.

WIENER, N. (1970). Cibernética: ou controle e comunicação no animal e na máquina. São Paulo: Polígono.

_______. (1954). Cibernética e sociedade: O uso humano de seres humanos. São Paulo: Cultrix.

WU, C. (2006). Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo.

ZIELINSKI, S. (1999). Audiovisions: cinema and television as entr´acts in History. Amsterdam: Amterdam University Press.

______. (2006). Deep time of the media. Cambridge: MIT Press.

ZIELINSKI, S.; WAGNERMAIER, S.M.(Ed.). (2005). Variantology 1: On deep time relations of Arts, Sciences and Technologies. Köln: Verlag der Buchhandlung Walther König.

ZIELINSKI, S. LINK, D. (Ed). (2006) Variantology 2: On deep time relations of Arts, Sciences and Technologies. Köln: Verlag der Buchhandlung Walther König.