ARTE PROGRAMMATA:
entre acidente e controle

Disciplinas Cursadas


Arte e Indústria na Arquitetura Moderna | Prof. Dr. Renato L. S. Anelli

O curso se propôs a fornecer fundamentos conceituais para a compreensão e análise dos principais fatores que contribuíram para a formulação do pensamento moderno em Arquitetura. O desenvolvimento do curso estará centrado na relação entre arte e indústria com as decorrentes implicações estéticas e sociais. A problemática – arte e indústria – é ponto nodal para a compreensão da transformação ocorrida no processo de produção da arquitetura como o desenvolvimento da estandardização das construções e a constituição de uma linguagem que estabelece um estreito diálogo com o procedimento industrial. O novo estatuto da técnica, assim como a qualidade da obra como derivante do emprego adequado dos materiais, será objeto da reflexão indispensável para a constituição de um pensamento crítico e informado sobre a produção da arquitetura moderna.

Monografia: Bauhaus Imagem e Espaço: Oskar Schlemmer e Moholy-Nagy



Sociedade Civil e Estado: Conceitos Clássicos e Contemporâneos | Profa. Dra. Cibele Saliba Rizek

Entre os objetivos da disciplinas estiveram: apresentar e problematizar as relações entre a invenção moderna da sociedade civil em suas múltiplas relações com a sociedade política ou Estado, seus desdobramentos contemporâneos, bem como as formas brasileiras de recepção desses universos conceituais. Visou-se-se ainda discutir essas relações face aos modos de regulação e intervenção nas cidades, na forma de políticas públicas e/ou políticas e programas sociais. A disciplina complementará o elenco atualmente oferecido pelo Programa, na Área de concentração Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, fornecendo bases teóricas e conceituais para a interpretação de processos urbanos. Visa apresentar e problematizar as relações entre a invenção moderna da sociedade civil em suas múltiplas relações com a sociedade política ou Estado, seus desdobramentos contemporâneos e discutir essas relações face aos modos de regularização e intervenção nas cidades, na forma de políticas públicas e/ou políticas e programas sociais.

Monografia: Privatização da cultura, políticas culturais e os centros de mídia e Arte Eletrônica



Concepção Arquitetônica e Cultura Digital | Profa. Dra. Anja Pratschke

A disciplina buscou comparar e analisar o desenvolvimento dos processos arquitetônicos e artísticos sobre o pano de fundo da evolução dos meios de comunicação a partir dos anos 1960. Objetivos específicos: Analisando processos projetuais a partir de exemplos arquitetônicos e métodos e suas relações com a mídia e suas referentes linguagens. Introduzir a Historia da Mídia, explicitando a relação de desenvolvimento de tecnologias de meios de comunicação e as referentes linguagens, [Televisão, Computador e Internet]. A disciplina visa a lançar um olhar interdisciplinar sobre o processo projetual arquitetônico a partir de reflexões de pensadores consagrados e examinando a produção arquitetônica e artística. Esse exame se faz sobre o pano de fundo da evolução dos meios de comunicação buscando entender com tem-se constituído o que chamamos de cultura digital. Assim visa contribuir para a Sub-Área Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura, Artes e Estética para a construção de referenciais teóricos de pesquisas de temáticas diversas cujo recorte temporal se situe a partir dos anos 1960 até a atualidade.

Monografia: Arte e Cultura Digital: produção do impermanente



Tópicos Especiais: Arquitetura e Cidade | Prof. Dr. Daniele Vitale

O objetivo da disciplina foi o de ampliar o olhar através do fato de que existe uma cidade em que se vive e uma cidade construída que a acolhe e a hospeda. Estão ligadas por uma relação obrigatória, e mesmo assim são realidades separadas. De um lado o corpo da sociedade com suas atividades, os seus ritos, as suas agitações, os seus conflitos; de outro uma gigantesca concreção material que cresce lentamente sobre si própria e na qual a vida faz ninho, como o molusco em sua casca. O curso foi organizado em cinco debates: 1. Cidade e arquitetura. 2. A questão dos monumentos. 3. A questão da casa. 4. As partes da cidade. 5. Cidade dos livros e cidade da pintura. - As aulas têm como base exemplos de cidades européias e americanas.

Monografia: Monumentalidade e pretexto: reflexões sobre o Símbolo França-Japão, o Monumento da Comunicação



Métodos de Pesquisa Bibliográfica em Arquitetura | Prof. Dra. Maria Ângela Bortolucci

O curso buscou demonstrar a importância da metodologia no desenvolvimento de trabalhos científicos; oferecer subsídios metodológicos para maior qualidade na produção de um documento acadêmico; propiciar maior habilidade no acesso às informações essenciais para o desenvolvimento de pesquisas e a obtenção de documentos em arquitetura, urbanismo e tecnologia; melhorar a capacitação dos alunos para a redação de trabalhos científicos e para a revisão bibliográfica; fornecer subsídios para a elaboração de dissertações e teses produzidas no Programa de Pós-Graduação do SAP. A disciplina tem o intuito de contribuir para que os pós-graduandos do SAP obtenham melhores condições na elaboração de seus trabalhos científicos, assegurando qualidade científica e estrutura normatizada.



Interação Usuário-Computador | Prof. Dra. Maria da Graça Campos Pimentel

Trabalho final: VIVACE - Software de auxílio à educação e performance musical



PAE | Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Relatório



Introduction to Interactive Art II | Profa. Dra. Christa Sommerer

Nesta disciplina foram apresentados e analisados exemplos significativos de trabalhos de arte interativa. As discussões trafegam pelas noções de interactive art, hybrid media, robotic art, telematic art, media facades e outros projetos de pesquisa em human-computer interaction (HCI) e contribuem sobretudo na ampliação do repertório da bolsista em relação ao assunto de sua pesquisa. Também lidos e discutidos textos de referências nessas áreas.



Introduction to VVVV/Stage-based Interaction | Prof. Sebastian Neitsch

Neste curso foi apresentada uma introdução à programação em VVVV, como uma das ferramentas úteis aos trabalhos que se enquadram em stage- based interaction. A ferramenta não se limita a esse propósito, mas a introdução deste software se deu à luz de desse recorte, com a apresentação de exemplos. Entre as diferentes atividades ensinadas pelo professor durante as aulas estão: rastreamento de movimento de objetos, interferência da imagem através de input sonoro, comunicação do software com o arduino, entre outras.



Microcontrolers | Prof. Dr. Laurent Mignonneau

O curso ofereceu uma introdução à tecnologia dos microcontroladores. Nos últimos anos, artistas e designers têm usado microcontroladores na comunicação entre sensores e computadores. Este curso focou-se no uso e na programação da interface dos microcontroladores realizados no semestre anterior. O curso pretende habilitar os estudantes a experimentar com sensores, atuadores e com interfaces não-usuais ou customizadas que requerem firmwares especiais, como acelerômetros, display de LCD, control, servo-motores, etc.



Advanced Audiovisual interaction Project / Max Msp Jitter | Prof. Andreas Weixler

Esta disciplina ilustrou aplicações interativas em música computacional e media art (áudio, midi, e vídeos) através de programação orientada ao objeto com o software MAX/MSP/Jitter. O propósito é tornar claro a variedade de aplicações e possibilidades, bem como a flexibilidade da programação orientada ao objeto com o software citado, sendo oferecida tanto para interessados iniciantes como programadores avançados. Os conteúdos trabalhados são de diferentes naturezas, desde a composição de algoritmos e controle de estruturas, áudio e vídeo em tempo real, até a apresentação de cooperações e composições originais em media art como exemplos de projetos artísticos possíveis a serem desenvolvidos. Os participantes podem programar seus próprios objetos em MAX sob instruções profissionais e reunir novas possibilidades para a realização de suas ideias artísticas. MAX é um software de programação com interface gráfica e foi desenvolvido originalmente no início dos anos 1990, para aplicações com MIDI (protocolo para o controle de sintetizadores e samplers) e vem conquistando espaço e usuários na área de música e design específico para a arte. Sua estrutura é aberta, o que se pode dizer não apenas dos sinais de processamento interno, mas também dos sinais de controle externo, que pode ser feito através de microcontroladores, câmeras, microfones, sensores e aplicações via internet. A construção modular admite qualquer combinação. Além disso, os sinais gerados através de inputs externos podem ser restabelecidos para o controle e geração de outros processos. Todos os componentes podem servir de input e/ou outputs.



Media Archaeology / Advanced Interaction Topics | Prof. Dr. Gebhard Sengmüller

Iniciada no semestre de inverno, esta disciplina voltou-se para, em oposição à história tradicional da media art, a revelação de uma história da mídia que permanece escondida. Essa história “secreta” ou “esquecida” da mídia lida com uma história paralela, presumivelmente perdida, pouco observada, talvez ainda meros fios fictícios do desenvolvimento dos aparatos midiáticos de hoje em dia. Na era do rápido e constante desenvolvimento de novas tecnologias, o que torna as coisas obsoletas cada vez mais rápido, é interessante criar arqueologias de mídias individuais. Por exemplo, poderia ser uma arqueologia das mídias móveis, como sugeriu Erkki Huhtamo, uma arqueologia dos sistemas operacionais (Neal Stephenson), ou ainda uma arqueologia das 13 mídias mortas, como Bruce Sterling chama em “Dead Media Manifesto" . O professor apresentou em suas aulas como artistas interessados em arqueologia das mídias (entre eles inclui-se, por exemplo, Paul DeMarinis ["Firebirds"], Perry Hobermann ["Faraday's Garden"], Vuk Cosic ["ascii history of moving images"]) que propositalmente usam artefatos de máquinas e tecnologias midiáticas de um jeito não-convencional, desenvolvendo híbridos não planejados, abrindo portas traseiras desconhecidas e então frequentemente tornam, o que era originalmente defeito, em potências. Dando continuidade aos conteúdos teóricos adquiridos no primeiro semestre e descritos acima, na segunda etapa da o professor se propõe a desenvolver junto aos alunos participantes da disciplina, trabalho artísticos em arqueologia das mídias.



Tangible Interfaces | Prof. Dr. Dietmar Offenhuber

Neste curso foi explorado o design espacial de interfaces físicas de informação, um campo emergente que combina assuntos como a visualização da informação e interfaces tangíveis. Os assuntos abordados são: interfaces tangíveis e mídia ambiente; visualização de informação e interfaces sociais; coisas e significados: uma perspectiva cultural sobre objetos; interfaces urbanas: a cidade como uma estrutura de dados. Durante o curso, foram lidos e discutidos artigos relevantes na área, e também é proposto se pensar sobre uma possível taxonomia para o campo, envolvendo exercícios de design e o desenvolvimento de um projeto de um protótipo.



English for preentation and publication | Prof. Dr. Hideaki Ogawa

Neste curso, ministrado pelo designer de interação japonês Hideaki Ogawa, os alunos revisam e analisam artigos relevantes na área de HCI (Human-Computer Interaction) e design de interação, como por exemplo alguns publicados em eventos importantes como Siggraph, ACE, HCI, Ubicomp, etc., e aprendem como escrever seus próprios artigos na área de design de interação. Nesta disciplina trabalhamos na produção de uma publicação para o SiGraDi 2008. Mais detalhes dos conteúdos e referências oferecidas pelo professor Hideaki Ogawa podem ser consultadas aqui.