ARTE PROGRAMMATA:
entre acidente e controle
Disciplinas Cursadas
Arte e Indústria na Arquitetura Moderna | Prof. Dr. Renato L. S. Anelli
O curso se propôs a fornecer fundamentos conceituais para a compreensão e análise dos principais fatores que contribuíram para a formulação do pensamento moderno em Arquitetura. O desenvolvimento do curso estará centrado na relação entre arte e indústria com as decorrentes implicações estéticas e sociais. A problemática – arte e indústria – é ponto nodal para a compreensão da transformação ocorrida no processo de produção da arquitetura como o desenvolvimento da estandardização das construções e a constituição de uma linguagem que estabelece um estreito diálogo com o procedimento industrial. O novo estatuto da técnica, assim como a qualidade da obra como derivante do emprego adequado dos materiais, será objeto da reflexão indispensável para a constituição de um pensamento crítico e informado sobre a produção da arquitetura moderna.
Sociedade Civil e Estado: Conceitos Clássicos e Contemporâneos | Profa. Dra. Cibele Saliba Rizek
Entre os objetivos da disciplinas estiveram: apresentar e problematizar as relações entre a invenção moderna da
sociedade civil em suas múltiplas relações com a sociedade política ou Estado, seus desdobramentos contemporâneos, bem como as formas brasileiras de
recepção desses universos conceituais. Visou-se-se ainda discutir essas relações face aos modos de regulação e intervenção nas cidades, na forma de políticas públicas e/ou políticas e programas sociais.
A disciplina complementará o elenco atualmente oferecido pelo Programa, na Área de concentração Teoria e História da Arquitetura e
Urbanismo, fornecendo bases teóricas e conceituais para a interpretação de processos urbanos. Visa apresentar e problematizar as relações entre a
invenção moderna da sociedade civil em suas múltiplas relações com a sociedade política ou Estado, seus desdobramentos contemporâneos e discutir
essas relações face aos modos de regularização e intervenção nas cidades, na forma de políticas públicas e/ou políticas e programas sociais.
Concepção Arquitetônica e Cultura Digital | Profa. Dra. Anja Pratschke
A disciplina buscou comparar e analisar o desenvolvimento dos processos arquitetônicos e
artísticos sobre o pano de fundo da evolução dos meios de comunicação a partir dos anos 1960. Objetivos específicos: Analisando processos projetuais a partir de exemplos arquitetônicos e métodos e suas relações com a mídia e suas referentes linguagens. Introduzir a Historia da Mídia, explicitando a relação de desenvolvimento de tecnologias de meios de comunicação e as referentes linguagens, [Televisão, Computador e Internet].
A disciplina visa a lançar um olhar interdisciplinar sobre o processo projetual arquitetônico a partir de reflexões de pensadores consagrados e
examinando a produção arquitetônica e artística. Esse exame se faz sobre o pano de fundo da evolução dos meios de comunicação buscando entender
com tem-se constituído o que chamamos de cultura digital. Assim visa contribuir para a Sub-Área Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo,
Arquitetura, Artes e Estética para a construção de referenciais teóricos de pesquisas de temáticas diversas cujo recorte temporal se situe a partir dos anos 1960 até a atualidade.
Tópicos Especiais: Arquitetura e Cidade | Prof. Dr. Daniele Vitale
O objetivo da disciplina foi o de ampliar o olhar através do fato de que existe uma cidade em que se vive
e uma cidade construída que a acolhe e a hospeda. Estão ligadas por uma relação obrigatória, e mesmo assim são realidades separadas. De um lado o
corpo da sociedade com suas atividades, os seus ritos, as suas agitações, os seus conflitos; de outro uma gigantesca concreção material que cresce
lentamente sobre si própria e na qual a vida faz ninho, como o molusco em sua casca. O curso foi organizado em cinco debates: 1. Cidade e arquitetura. 2. A questão dos monumentos. 3. A questão da casa. 4. As partes da cidade. 5. Cidade dos livros e cidade da pintura. - As aulas têm como base exemplos de cidades européias e americanas.
Métodos de Pesquisa Bibliográfica em Arquitetura | Prof. Dra. Maria Ângela Bortolucci
O curso buscou demonstrar a importância da metodologia no desenvolvimento de trabalhos científicos; oferecer subsídios metodológicos para maior qualidade na produção de um documento acadêmico; propiciar maior habilidade no acesso às informações essenciais para o desenvolvimento de pesquisas e a obtenção de documentos em arquitetura, urbanismo e tecnologia; melhorar a capacitação dos alunos para a redação de trabalhos científicos e para a revisão bibliográfica; fornecer subsídios para a elaboração de dissertações e teses produzidas no Programa de Pós-Graduação do SAP. A disciplina tem o intuito de contribuir para que os pós-graduandos do SAP obtenham melhores condições na elaboração de seus trabalhos científicos, assegurando qualidade científica e estrutura normatizada.
Interação Usuário-Computador | Prof. Dra. Maria da Graça Campos Pimentel
Trabalho final: VIVACE - Software de auxílio à educação e performance musical
PAE | Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
Introduction to Interactive Art II | Profa. Dra. Christa Sommerer
Nesta disciplina foram apresentados e analisados exemplos significativos
de trabalhos de arte interativa. As discussões trafegam pelas noções de
interactive art, hybrid media, robotic art, telematic art, media facades e outros
projetos de pesquisa em human-computer interaction (HCI) e contribuem
sobretudo na ampliação do repertório da bolsista em relação ao assunto de sua
pesquisa. Também lidos e discutidos textos de referências nessas áreas.
Introduction to VVVV/Stage-based Interaction | Prof. Sebastian Neitsch
Neste curso foi apresentada uma introdução à programação em VVVV,
como uma das ferramentas úteis aos trabalhos que se enquadram em stage-
based interaction. A ferramenta não se limita a esse propósito, mas a
introdução deste software se deu à luz de desse recorte, com a apresentação de
exemplos. Entre as diferentes atividades ensinadas pelo
professor durante as aulas estão: rastreamento de movimento de objetos,
interferência da imagem através de input sonoro, comunicação do software
com o arduino, entre outras.
Microcontrolers | Prof. Dr. Laurent Mignonneau
O curso ofereceu uma introdução à tecnologia dos microcontroladores.
Nos últimos anos, artistas e designers têm usado microcontroladores na
comunicação entre sensores e computadores. Este curso focou-se no uso e na
programação da interface dos microcontroladores realizados no semestre
anterior. O curso pretende habilitar os estudantes a experimentar com
sensores, atuadores e com interfaces não-usuais ou customizadas que
requerem firmwares especiais, como acelerômetros, display de LCD, control,
servo-motores, etc.
Advanced Audiovisual interaction Project / Max Msp Jitter |
Prof. Andreas Weixler
Esta disciplina ilustrou aplicações interativas em música computacional e
media art (áudio, midi, e vídeos) através de programação orientada ao objeto
com o software MAX/MSP/Jitter. O propósito é tornar claro a variedade de
aplicações e possibilidades, bem como a flexibilidade da programação
orientada ao objeto com o software citado, sendo oferecida tanto para
interessados iniciantes como programadores avançados.
Os conteúdos trabalhados são de diferentes naturezas, desde a
composição de algoritmos e controle de estruturas, áudio e vídeo em tempo
real, até a apresentação de cooperações e composições originais em media art
como exemplos de projetos artísticos possíveis a serem desenvolvidos.
Os participantes podem programar seus próprios objetos em MAX sob
instruções profissionais e reunir novas possibilidades para a realização de suas
ideias artísticas.
MAX é um software de programação com interface gráfica e foi
desenvolvido originalmente no início dos anos 1990, para aplicações com MIDI
(protocolo para o controle de sintetizadores e samplers) e vem conquistando
espaço e usuários na área de música e design específico para a arte. Sua
estrutura é aberta, o que se pode dizer não apenas dos sinais de
processamento interno, mas também dos sinais de controle externo, que pode
ser feito através de microcontroladores, câmeras, microfones, sensores e
aplicações via internet. A construção modular admite qualquer combinação.
Além disso, os sinais gerados através de inputs externos podem ser
restabelecidos para o controle e geração de outros processos. Todos os
componentes podem servir de input e/ou outputs.
Media Archaeology / Advanced Interaction Topics | Prof. Dr. Gebhard Sengmüller
Iniciada no semestre de inverno, esta disciplina voltou-se para, em oposição à
história tradicional da media art, a revelação de uma história da mídia que
permanece escondida. Essa história “secreta” ou “esquecida” da mídia lida com
uma história paralela, presumivelmente perdida, pouco observada, talvez ainda
meros fios fictícios do desenvolvimento dos aparatos midiáticos de hoje em dia.
Na era do rápido e constante desenvolvimento de novas tecnologias, o
que torna as coisas obsoletas cada vez mais rápido, é interessante criar
arqueologias de mídias individuais. Por exemplo, poderia ser uma arqueologia
das mídias móveis, como sugeriu Erkki Huhtamo, uma arqueologia dos
sistemas operacionais (Neal Stephenson), ou ainda uma arqueologia das
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mídias mortas, como Bruce Sterling chama em “Dead Media Manifesto" .
O professor apresentou em suas aulas como artistas interessados em
arqueologia das mídias (entre eles inclui-se, por exemplo, Paul DeMarinis
["Firebirds"], Perry Hobermann ["Faraday's Garden"], Vuk Cosic ["ascii history of
moving images"]) que propositalmente usam artefatos de máquinas e
tecnologias midiáticas de um jeito não-convencional, desenvolvendo híbridos
não planejados, abrindo portas traseiras desconhecidas e então
frequentemente tornam, o que era originalmente defeito, em potências.
Dando continuidade aos conteúdos teóricos adquiridos no primeiro
semestre e descritos acima, na segunda etapa da o professor se propõe a
desenvolver junto aos alunos participantes da disciplina, trabalho artísticos em
arqueologia das mídias.
Tangible Interfaces | Prof. Dr. Dietmar Offenhuber
Neste curso foi explorado o design espacial de interfaces físicas de
informação, um campo emergente que combina assuntos como a visualização
da informação e interfaces tangíveis. Os assuntos abordados são: interfaces
tangíveis e mídia ambiente; visualização de informação e interfaces sociais;
coisas e significados: uma perspectiva cultural sobre objetos; interfaces
urbanas: a cidade como uma estrutura de dados.
Durante o curso, foram lidos e discutidos artigos relevantes na área, e
também é proposto se pensar sobre uma possível taxonomia para o campo,
envolvendo exercícios de design e o desenvolvimento de um projeto de um
protótipo.
English for preentation and publication | Prof. Dr. Hideaki Ogawa
Neste curso, ministrado pelo designer de interação japonês Hideaki
Ogawa, os alunos revisam e analisam artigos relevantes na área de HCI
(Human-Computer Interaction) e design de interação, como por exemplo alguns
publicados em eventos importantes como Siggraph, ACE, HCI, Ubicomp, etc., e
aprendem como escrever seus próprios artigos na área de design de interação.
Nesta disciplina trabalhamos na produção de uma publicação para o SiGraDi 2008.
Mais detalhes dos conteúdos e referências oferecidas pelo professor Hideaki Ogawa podem ser consultadas aqui.