ARTE PROGRAMMATA:
entre acidente e controle

Eventos


6.ART | 6° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia

Brasília, 09-12.maio.2007 | LAbI - Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico

A criação do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) nasce através de iniciativa institucional da Universidade Federal de São Carlos na busca por produtos inovadores de divulgação científica. Contemplado pelo CNPq, o projeto conta com equipe interdisciplinar e desenvolve, com viés artístico, instalações interativas com o conteúdo científico que a Universidade produz. As inovações das propostas do LAbI estão na exploração da linguagem artística e da interatividade no âmbito da divulgação científica, bem como na pesquisa por uma metodologia eficaz para a ampliação e entrecruzamento das ações de popularização do conhecimento científico e tecnológico. download



CIANTEC | Congresso Internacional Arte e Novas Tecnologias

São Paulo, 13-17.ago.2007 | Arte e Cultura Digital: Produção do Impermanente

Leitura crítica dos meios de produção na Arte, sob a ótica das transformações que a Cultura Digital promove na Arte, na Comunicação e na difusão de Patrimônios Culturais. Introduz alguns centros específicos de produção, apoio e exposição, e os modos de produção interdisciplinares que estão na base das novas configurações dos processos produtivos e criativos, questionando o papel do artista enquanto autor. Analisa uma proposta diferenciada de museologia, o Museu da Língua Portuguesa, que se propõe, através da criação de eventos e meios interativos, a aproximar o público dos múltiplos aspectos da língua de forma lúdica e exploratória. A virtualização, a comunicação, e o pensar sistêmico, junto à Cultura Digital, levam o foco do objeto para o processo de criação e para o papel do usuário, sugerindo um processo aberto, auto-organizacional e, de certa forma, impermanente. download



ARS ELECTRONICA FESTIVAL

Linz, de 04 a 09.set.2008

Campus Exhibition "Art on the move" | Estreia da instalação interativa Don´t Give Up! About a history that doesn´t want to be told

Campus Exhibition´s International Conference: Crossing the Boundary Between Art and Technology | Palestra: Electronic Art and Second Order Cybernetics: From Art in Process to Process in Art

Neste evento, no qual participaram estudantes da Universidade de Tóquio, da Universidade de Artes de Zurique e da Universidade de Artes e Desenho Industrial de Linz, apresentamos em linhas gerais a nossa pesquisa de mestrado, apontando nossos objetivos, metodologia e resultados preliminares de nossa coleta de dados primários e secundários.



SIGRADI | Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital

SiGraDi 2008: Gráfica Digital e Informática Aplicada: Cooperação, Integração e Desenvolvimento | Havana, Cuba, 1-5.dez.2008 | Electronic Art and Second Order Cybernetics: from Art in Process to Process in Art

This paper draws on current research aiming to analyze connections between the design process in electronic art and architecture, related to the creation of cross-breaded spatialities. Based on Grounded Theory methodology, a method of qualitative research which aims to understand “reality” from the meanings attributed by people to their experiences, the research started by collecting data through bibliographical references, realizing interviews with media artists, theoreticians and curators of electronic art and by carrying out visits to media laboratories. By crossing data collected from the interviews and visits, the cybernetic social system theory proposed by Niklas Luhmann and the discussion of an example of the creative process of an interactive installation, this paper analyses how creative processes in the digital era depend on different collaborative interdisciplinary approaches. The aim of this paper is to discuss the relevance of the use of cybernetics in the digital era, where concepts like participation, interaction and communication are some of the key terms, towards a “collective and distributed authorship”, and their reflections on the contemporary spatiality. download

SiGraDi 2009: From Modern to Digital: Challenges of a Transition | São Paulo, 16-18nov.2009 | Arte Programmata: Entre o Acidente e a Programação

The aim of this paper is the discussion of aspects like accident and programming in the creative process in Media Art As a transdisciplinary and collaborative activity, it could be seen as a possibility for knowledge construction and sharing spaces. It also shows how media art practice can be used as a reference for the creative process in the architectural field. Building knowledge spaces through creative processes is a challenge based on the latest reconfiguration of the relations among artists, artworks and observers, which were enhanced after digital technology. Designing knowledge space as collaborative process, we assume that our examination contribute to any field by stimulating the transitions from analog to digital culture. download



FILE | Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

São Paulo 2009 | FILE INSTALLATION | Don´t Give Up! About a history that doesn´t want to be told

São Paulo 2009 | FILE SYMPOSIUM | palestra: Don´t Give Up! About a history that doesn´t want to be told: uma aproximação com a Cibernética de Segunda Ordem

Foi apresentada ao público a crítica da instalação interativa Don´t Give Up! About a history that doesn´t want to be told, bem como de seu processo de criação. Exibida pela primeira vez na mostra “Art on the Move” durante o festival Ars Electronica 2008, em Linz, Áustria, a instalação realizada durante o período em que a autora esteve enquanto pesquisadora no Interface Culture Department da Kunstuniversität Linz e contou com a colaboração de pessoas de diferentes áreas do conhecimento. A crítica é realizada sob a ótica da Cibernética de Segunda Ordem, considerando três principais instâncias: a autopoiesis, a comunicação e as relações entre acidente e programa. Além de introdução e considerações finais, o artigo divide-se em três partes. Na primeira, são esboçadas conexões entre Arte Eletrônica e Estética Cibernética. Na segunda, é descrita a proposta e o funcionamento da instalação a ser analisada. E, a terceira parte critica o processo criativo e a própria instalação sob a ótica das instâncias cibernéticas apresentadas na parte um. As considerações finais apontam para a utopia do da prática da Arte Eletrônica como ferramenta eficiente na partilha do conhecimento entre sujeitos, através de processos comunicacionais que estimulem criativamente as relações humanas. download




Periódicos


REVISTA V!RUS

São Carlos, 2010 | Media art: Sistema Estético e Social

O artigo faz uma varredura de aspectos em que a produção de Arte Eletrônica (ou Media Art) se constitui como sistema estético e social, com base nos conceitos do sociólogo ciberneticista alemão Niklas Luhmann. Abrindo a discussão pelas relações entre a Media Art e a Cibernética, o artigo traz exemplos para ilustrar como os processos de criação e fruição nesta área se baseiam em processos de comunicação, descritos por Luhmann como processos necessariamente autopoiéticos e cuja efetividade se faz bastante improvável. Essa discussão é a base de nosso argumento a respeito do entendimento da produção de Media Art, e a partir dela levantamos pontos críticos e elaboramos sugestões de como conduzir tal atividade complexa tanto no nível micro(metas individuais) como no nível macro(metas globais). Nossas considerações finais apontam para a relevância da Cibernética de Segunda Ordem na compreensão da Media Art como sistema social e estético e para a natureza utópica de nossas proposições.

V!RUS 3 | Sistemas