ARTE PROGRAMMATA:
entre acidente e controle

Resumo

Os processos de produção de Arte Eletrônica contemporânea (pós-anos 1990) são discutidos sob a ótica da Cibernética de Segunda Ordem, cujos princípios consideram o observador durante a observação dos sistemas, analisando como circular a relação entre observador e observado. A metodologia empregada baseia-se na Teoria Fundamentada nos Dados, cujo argumento emerge do entrecruzamento do arcabouço teórico sobre o assunto com as informações coletadas através de observações, conversas e entrevistas. A análise se desenvolve em três capítulos, todos atravessados pela exploração das relações entre acidente e controle no campo da Arte Eletrônica. No primeiro capítulo levamos em consideração os aspectos conceituais e estruturais da produção artística em questão. No segundo, exploramos as relações que se tecem entre agentes criativos durante o processo, observando tal produção enquanto sistema social pautado em conversações. No terceiro, vislumbramos a experiência criativa coletiva enquanto possibilidade de construção de Espaços de Conhecimento, e arriscamos uma auto-crítica sobre o que apreendemos sobre o processo de produção da Arte Eletrônica. Nossas considerações finais trazem nossa apreensão para as relações entre a Arte Eletrônica e a Arquitetura, apontando para o caráter utópico de nossos argumentos.

Palavras-chave:

Arte Eletrônica. Arte Contemporânea. Cibernética de Segunda Ordem. Processo de design. Acidente e controle. Cultura digital.




Abstract

The production processes on Contemporary Media Art (post-1990´s) are discussed through the Second Order Cybernetics perspective, whose principles study the observer while observing the system, and analyzes the relationship between observer and observed as a circular motion. The research methodology is based on the Grounded Theory. The argument emerges by blending together the theoretical framework on the subject with the information collected through observations, conversations and interviews. The analysis is developed in three chapters, all interrelated exploring the relationships between accident and control in the Media Art field. In the first chapter the conceptual structure of this artistic production is analyzed. In the second chapter, we explore the relationships that emerge between creative agents during the process, observing such production as a social system being ruled by conversation. In the third chapter, picturing the collective creative experience as means to the construction of Knowledge Spaces, we apply to the Architectural field what we learned about the production process of Media Art. Our final conclusions bring our perception to the relations between Media Art and Architecture leading to the utopian character of our arguments.

Keywords:

Media Art. Contemporary Art. Second-Order Cybernetics. Design process. Accident and control. Digital culture.